Comer abacaxi à noite faz mal?

Comer abacaxi à noite faz mal?

Afinal, comer abacaxi à noite faz mal? No período noturno queremos descansar da rotina e do trabalho que foram realizados durante todo o dia, logo se uma noite for mal dormida, pode ocasionar diversas complicações, podendo desenvolver graves doenças, como obesidade, doenças cardíacas e até mesmo diabetes.

Alguns especialistas falam que existem alimentos que quando consumidos à noite acabam ajudando a atrapalhar todo o ciclo do sono. Uma característica que não ocorre ao comer abacaxi, pois ao contrário disso, o abacaxi é extremamente útil para o ciclo do sono.

Faz mal comer abacaxi antes de dormir?

A resposta para essa pergunta é não! Ao abacaxi é atribuída a função de carregar efeitos indutores do sono, por causa da melatonina, que é um hormônio formado pela glândula pineal  no cérebro.

Faz mal comer abacaxi antes de dormir?
Abacaxi faz mal. Fonte/Reprodução: original.

Logo comer abacaxi poderá ajudar a regular o ciclo do sono e a vigília, já que a melatonina será frequentemente usada no tratamento da insônia.

Quais nutrientes do abacaxi e benefícios para saúde?

A fruta traz vários benefícios quando incluída na alimentação. Veja abaixo como o abacaxi beneficia a saúde e os nutrientes encontrados nessa fruta:

Ajuda a perder peso

O abacaxi contém muita água, fibras e uma baixa taxa calórica, isso faz com que a pessoa se sinta satisfeita por mais tempo e com pouco consumo de caloria para isso.

Ajuda no alívio das dores decorrente do treino

A enzima bromelina que está presente no abacaxi, vai ter efeito anti- inflamatórios, sendo um auxiliador no rendimento de atletas e também não atletas, já que otimiza o tempo de recuperação muscular.

Ajuda no ganho de massa muscular

Também por causa de enzima presente na sua composição o abacaxi vai auxiliar na digestão das proteínas em aminoácidos.

Melhora o cabelo e a pele

Por causa da vitamina C, que estimula a produção de colágeno e faz a eliminação dos radicais livres, que são elementos que estão intimamente ligados à firmeza dos cabelos e a hidratação da pele.

Ajuda na digestão

Por causa da enzima bromelina, ela auxiliará a digestão de alimentos no organismo, ajuda também na melhoria e na sensação de mal estar que pode vir ocorrer após uma refeição exagerada.

Protege de certas doenças

Também por causa dos efeitos encontrados na enzima bromelina, que possui ação anti-inflamatória, logo trabalhando em ações contra osteoartrite e o câncer. Em estudos realizados, ela foi capaz de prolongar a sobrevida de animais com certos tipos de tumores.

Ossos saudáveis

O abacaxi é fonte de manganês, enzima essencial na formação e manutenção dos tecidos ósseos e conjuntivos. Se você consumir uma porção estará recebendo 70% das quantidades necessárias diárias que um ser necessitaria desse mineral, logo preveniria a ocorrência de osteoporose, por exemplo.

Os vários os benefícios encontrados ao comer abacaxi, desde de fibras e minerais a vitaminas que irão ajudar a saúde da pessoa em várias áreas, como falamos nesse post. O abacaxi possui coroa e não é à toa, já que ela consegue entrar no prato sendo sobremesa, sendo um suco ou sendo um tempero para o prato principal.

O consumo de abacaxi pode fazer mal?

Como qualquer outro alimento quando consumido em excesso pode prejudicar, assim também ocorre com o abacaxi, que quando consumido com moderação ajudará o ciclo do sono. 

O consumo de abacaxi pode fazer mal?
Consumo de abacaxi. Fonte/Reprodução: original.

Mas se você comer abacaxi em excesso, pode lhe causar mal estar por comer tanto e claro fazer com que seu organismo seja sobrecarregado.

Como consumir abacaxi de forma adequada?

Para comer abacaxi sem exageros, basta seguir essas orientações importantes antes de comer abacaxi.

  1.  Por causa da enzima bromelina e a acidez do abacaxi, quando o produto é

consumido de forma excessiva pode ocasionar a sensibilidade na boca;

  1. Também por causa do consumo excessivo, pode ocorrer erupções cutâneas,

vômitos e diarreia;

  1. É importante se atentar ao amadurecimento do abacaxi, pois estando verde pode

ser tóxico para os humanos;

  1. Por causa também da enzima bromelina não é indicado interagir com alguns

tipos de medicamentos como, antidepressivos, anticonvulsivantes, antibióticos e

anticoagulantes;

  1. A acidez do abacaxi acaba ocasionando aftas, estomatite e outros ferimentos na

boca, em algumas pessoas mais sensíveis.

O abacaxi possui diversos benefícios para a saúde se for consumido de forma adequada e com moderação. Além de ser uma boa pedida para dias de calor intenso, também é versátil e pode ser consumido em sucos e sobremesas.


Comments

Uma resposta para “Comer abacaxi à noite faz mal?”

  1. […] de atribuir ao anticoncepcional, verifique como está sua alimentação. Inclua fibras e tome a quantidade certa de água para ver se há melhora em sua prisão de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *