Descubra se o queijo é gorduroso e como inseri-lo na sua dieta

Descubra se o queijo é gorduroso e como inseri-lo na sua dieta

O queijo é um alimento muito presente na vida dos brasileiros, mas será que o queijo é gorduroso? Presente nas principais receitas da culinária e ingrediente fundamental em lanches, este alimento é muito consumido e possui muitos tipos, agradando diversos paladares.

O queijo sempre marca a sua presença em uma receita saborosa e nesse post completo sobre ele, descubra se o queijo é gorduroso entre outras curiosidades desse alimento tão popular na culinária com seu sabor inconfundível.

Histórico do queijo

Muito se especula sobre a história do queijo, mas o que se acredita é que esse alimento tão popular tenha sido criado por acidente. Isso porque, há muito tempo, alguém se deu conta de que ao deixar o leite em um local mais quente ele coalhava, se separando do soro.

Histórico do queijo
Fonte/Reprodução: original

A percepção se transformou em uma ideia, e a partir daí o leite passou a ser armazenado em uma bolsa de couro, que era feita de um animal lactante, e depois de se separar do soro, percebeu-se que ele se transformava em uma pasta.

Vale ressaltar que este método possui origens na antiguidade, antes de Cristo, e que depois foi adotada pelos romanos, que foram repassando o método a cada território que conquistaram, utilizando inclusive para fazer previsões.

Principais tipos de queijo consumidos no Brasil

Muitas pessoas acreditam que queijo é gorduroso, mas vale destacar que ele é considerado por muitas pessoas um alimento democrático, isso porque pode ser encontrado em diversas texturas, aromas e sabores diferentes. Confira quais são os sabores mais consumidos no Brasil.

  • Prato: O queijo que possui origem mineira é brasileiro e trata-se do queijo do reino adaptado. Inicialmente tinha o formato redondo como um prato, dando origem a seu nome. Se caracteriza por ser suave, macio e muito utilizado em diversas receitas como principal ingrediente;
  • Frescal: De origem mineira, trata-se de um queijo fresco, não maturado e branco, com o sabor bastante leve. O queijo é muito consumido em todo o Brasil, e possui uma validade menor;
  • Mussarela: O queijo é um dos mais utilizados quando o assunto é receitas saborosas, pois ele derrete e deixa o sabor ainda mais marcante. Geralmente é vendido em pedaços ou fatiado;
  • Meia Cura: Este é um tipo de queijo feito em algumas regiões de Minas Gerais, o que faz com que ele seja considerado o verdadeiro queijo mineiro. Seu sabor é único e cai muito bem com o consumo de doces;

O queijo no Brasil trata-se de um alimento muito popular e que pode ser consumido com diversos outros alimentos da culinária brasileira, proporcionando um sabor especial, especialmente se estiver fresquinho.

É possível adicionar o queijo em uma dieta?

Grande parte dos nutricionistas alegam que o queijo é gorduroso e por isso deve ficar fora das dietas, portanto vale destacar que ele só terá um impacto negativo na manutenção de uma alimentação saudável se consumido em excesso.

E o queijo é gorduroso, uma dica é investir em queijos brancos e frescos que possuem em sua composição menor percentual de gordura e mais proteínas, além de alinhar seu consumo com outros alimentos saudáveis para manter a dieta equilibrada.

Afinal, o queijo é gorduroso ou não?

Sim, o queijo é gorduroso, porém vale ressaltar que alguns tipos de queijo apresentam um teor maior de gordura e por isso não são recomendados para quem deseja perder peso, ou ter uma alimentação mais saudável.

Afinal, o queijo é gorduroso ou não
Fonte/Reprodução: original

Entre os tipos mais calóricos, se destacam, o gorgonzola, roquefort, cheddar, mussarela de búfala e cream cheese, enquanto os mais indicados para manter uma alimentação equilibrada são cottage, minas light e ricota.

O queijo é gorduroso, mas a depender do tipo de queijo ele pode ser consumido com outros alimentos e ajudar na manutenção de uma dieta balanceada, especialmente se isso for alinhado com práticas saudáveis no estilo de vida.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *