Será Que A Chia Prende O Intestino (1)

Será que a Chia prende o intestino?

Salvia hispânica, popularmente conhecida como Chia é uma planta oriunda do México, da Colômbia e da Guatemala. Sua semente é bem popular e requisitada, principalmente por pessoas que buscam uma alimentação saudável, ou que estejam em uma dieta e querem perder peso.

Muitos influenciadores do mundo fitness, como Carol Buffara e Gabriela Pugliesi, indicam o uso da chia para seus seguidores. Apesar de ser vista como um alimento que ajuda a “emagrecer”, alguns cuidados devem ser tomados com relação ao seu uso contínuo.

O que é a chia e para que é indicada?

A semente da chia oferece uma série de benefícios, pois é fonte de fibras, de manganês, de fósforo, cálcio, entre outros. Além disso, ajuda na perda de peso e é indicada para pessoas com alto nível de colesterol.

Será Que A Chia Prende O Intestino (2)
Fonte/Reprodução: original

Entre suas propriedades nutricionais, 100g de chia possui 31g de lipídios, 16g de proteína, 44 g de carboidratos e 545 kcal. 

Para quem está a procura de fontes de alimentação mais saudáveis e ricas em nutrientes e deseja entrar em forma ou diminuir apetite, a chia é indicada.

Como é o efeito da chia no intestino?

A chia não prende o intestino, em regra. As fibras encontradas na semente da chia são insolúveis. Esse tipo de fibra movimenta o sistema digestivo, o que faz com que o aumento das fezes seja maior. Pessoas que possuem problemas intestinais, como prisão de ventre são algumas das que podem se beneficiar com seu consumo.

Cada organismo funciona de uma forma, então no caso de dúvidas quanto ao consumo ou problemas decorrentes dele, o indicado é consultar um nutricionista.

Ingerir as sementes com iogurte ou frutas logo pela manhã é o recomendado, e deixa a pessoa que ingeriu com a sensação de saciedade, uma das vantagens do alimento. Outra recomendação é misturar chia em pó com vitaminas para ingestão.

Sua semente controla os níveis de glicose do sangue, ajuda no processo da digestão, além de reduzir a azia do estômago.

Além dos benefícios para o estômago, a chia também possui ômega-3, o que estimula a concentração e memória do cérebro.

Quais os problemas que podem ser causados pela chia?

Cada organismo irá reagir de uma forma. Enquanto para alguns, a semente é quase como um remédio, para outros pode trazer complicações. 

Apesar de regular o intestino, seu consumo em excesso pode acarretar em dores abdominais, inchaço e gases. Nesses casos, a chia ao invés de ajudar poderia prender o intestino, mas isso varia de acordo com quantidade em que é consumida.

Seu consumo exagerado, ao invés de ajudar na perda de peso, pode acabar por gerar o contrário e contribuir para o aumento de peso da pessoa. Isso porque ela tem quantidades grandes de carboidratos. 

A chia não é indicada para pessoas com quadros de diarreia e com doenças inflamatórias intestinais. Outro problema é a constipação intestinal, risco causado pela sua ingestão frequente. A solução é beber muita água após ingerir a chia, e evitar o consumo das sementes secas.


Comments

2 respostas para “Será que a Chia prende o intestino?”

  1. […] diarreia a digestão fica de fato comprometida. A pera sem casca pode funcionar como constipantes e prender o intestino em casos de […]

  2. […] nunca fritá-la, pois assim há a possibilidade de perder metade de suas propriedades funcionais, como o Ômega-3 é bem […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *