Mortadela engorda ou não?

Mortadela engorda ou não?

Uma das dúvidas mais comuns entre os brasileiros é se a Mortadela engorda. Afinal, esse é um dos alimentos preferidos no cotidiano do pessoal devido à sua praticidade, já que combina com diversas receitas e devido ao seu sabor tão característico.

Devido à popularidade do alimento, os consumidores acabam por passar da conta e consumir demais, o que gera dúvidas depois. Devido a esse cenário, confira aqui um compilado de informações que irão te responder se a Mortadela engorda e ainda lhe mostrar como consumir o alimento de maneira segura.

Será que Mortadela engorda?

Para começar, vamos conferir se a Mortadela engorda ou não. Bem, por ela pertencer ao grupo dos alimentos ultraprocessados, o composto é rico em gorduras, proteínas e sódio, fatores que em excesso podem não só causar ganho de peso, como veremos mais adiante. É importante ter atenção com a quantidade consumida para não existir perigo.

Como é feita a mortadela?

Como dissemos anteriormente, a mortadela faz parte dos ultraprocessados, mais especificamente os embutidos. O que a difere de seu semelhante, o presunto, é que a mortadela leva em sua composição vários tipos de outras carnes além da suína, tais como aves, bovinos entre outros tipos.

Como é feita a mortadela?
Processo. Fonte/Reprodução: original.

O preparo dela é feito através da trituração dos tipos de carne citados e da mistura deles com acréscimos de conservantes, corantes e outros temperos artificiais além do sal. Por causa desse modo de preparo, a mortadela adquire cor e os aspectos que os consumidores tanto apreciam.

Quais calorias e nutrientes da mortadela?

Agora que já sabemos se a Mortadela engorda e comentamos a respeito de seu preparo, vamos a sua composição. Existem vários tipos de mortadela, logo, a quantidade de calorias vai depender do ingrediente utilizado pela fabricante do produto. Confira aqui uma lista com os tipos de mortadela e suas respectivas quantidades calóricas:

  • Mortadela defumada da Sadia: 121 calorias para 3 fatias;
  • Mortadela ouro fatiada da Perdigão: 124 calorias a partir de 3 1/2 fatias;
  • Mortadela tradicional da Seara: 114 calorias para 2 fatias

Como pode ver, é uma quantidade alta principalmente se lembrarmos que a mortadela é rica em gorduras saturadas e sódio, coisas que em excesso prejudicam bastante o funcionamento do organismo.

O consumo da mortadela tem efeitos positivos ou negativos para a saúde?

A partir de tudo que foi falado no decorrer dos tópicos, concluímos que a Mortadela engorda em quantidades exageradas. O ganho de peso a partir do consumo desse alimento pode vir com outros efeitos negativos como o aumento da pressão arterial devido à quantidade de sódio e de gorduras saturadas presentes no alimento.

O consumo da mortadela tem efeitos positivos ou negativos para a saúde?
Consumo. Fonte/Reprodução: original.

Vamos exemplificar. A combinação mais comum para uso do alimento é o pão com mortadela. Geralmente utilizado no café da manhã, essa combinação leva 221 calorias, um valor bem exagerado se considerar serem apenas dois ingredientes presentes no lanche.

Como vimos que a Mortadela engorda nesse tipo de contexto, ao consumir essa quantidade calórica constantemente, o corpo tende a ficar mais vulnerável a doenças como hipertensão, obesidade, até mesmo diabetes devido à alta quantidade de carne vermelha presente na composição do alimento.

Como comer mortadela de forma saudável?

Visto todo esse panorama, será que é possível consumir a mortadela de um jeito não perigoso? Bem, o mais recomendado é que não se consuma esse tipo de alimento por causa de todo o cenário descrito. No entanto, caso o consumo seja moderado e ocasional, ou seja, algumas vezes na semana, a mortadela não consegue causar todos esses danos.

Dito essa parte, encerramos o conteúdo aqui. Espero que agora você saiba se a Mortadela engorda e tenha maior noção sobre os efeitos do alimento no organismo. Compartilhe o texto para ajudar na divulgação e sempre que precisar de mais informações confiáveis volte sempre a este site.


Comments

3 respostas para “Mortadela engorda ou não?”

  1. […] De maneira geral a quantidade de calorias oscila entre 100 e 400 com os strogonoffs mais populares do Brasil. Na maioria dos países, o número tende a ser o mesmo. Logo, é necessário tomar cuidado com a quantidade para não cair no sobrepeso. […]

  2. […] maneira de fazer isso é deixar de lado o consumo de carnes processadas. Sabe aquela carne pronta que já vem no formato ideal para fritar? É delas que […]

  3. […] embutidos como mortadela, salsicha, calabresa e salame são considerados carregados por serem feitos da carne suína, rica […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *