Ovo tem carboidrato? Confira também seus benefícios!

Ovo tem carboidrato? Confira também seus benefícios!

Que o ovo é um alimento rico, todo mundo já sabe. Mas afinal, o ovo tem carboidrato? Alimento sempre presente no prato de quem pratica exercícios físicos e se preocupa com a saúde, o ovo é extremamente versátil e pode ser consumido de diferentes formas, proporcionando benefícios incríveis para sua saúde.

Descubra se o ovo tem carboidrato, seus benefícios e maneiras de incluí-lo na sua alimentação.

Ovo tem carboidrato?

Se a sua preocupação é se o ovo tem carboidrato, a resposta é sim. Porém, apesar de ter carboidratos, eles estão presentes em pouca quantidade. Para equilibrar o fato de que o ovo tem carboidrato, ele tem baixo índice glicêmico. Dessa forma, ele é uma ótima fonte de proteínas e uma ótima escolha para os diabéticos.

A quantidade de carboidratos é praticamente insignificante, por isso, o ovo também pode ser incluído nas dietas low carb.

Quais nutrientes e benefícios no consumo do ovo?

O ovo é um alimento riquíssimo em vitaminas A, E e do complexo B. Também possui minerais importantes como zinco, fósforo, cálcio, selênio e zinco. Essa composição é a responsável por todos os benefícios que falaremos mais adiante.

Quais nutrientes e benefícios no consumo do ovo?
Nutrientes e benefícios no consumo do ovo. Fonte/Reprodução: original.

Agora que você já sabe que o ovo tem carboidrato de forma insignificante e seus principais nutrientes, chegou a hora de conhecer os benefícios que esse alimento extremamente rico pode proporcionar para sua saúde:

Ganho de massa muscular

Por ser uma ótima fonte de proteínas, o consumo do ovo ajuda a aumentar a energia, melhorar a oxigenação e transportar os nutrientes no organismo de uma forma mais efetiva.

Dessa forma, ele também ajuda a aumentar a massa muscular. Esse é um dos motivos do ovo estar sempre presente nas dietas das pessoas focadas na vida fitness.

Perda de peso

O ovo consegue promover a sensação de saciedade por mais tempo, dessa forma, você consegue evitar comer por impulso ou diversas vezes por dia. Dessa forma, seu consumo também ajuda na perda de peso.

Sistema imunológico

Por conta das vitaminas presentes no ovo, ele consegue agir na melhora das funções celulares, garantindo um sistema imunológico mais forte. O ovo previne diversas doenças sérias como o câncer e doenças cardiovasculares. 

Diminui o colesterol ruim

O ovo também consegue combater os radicais livres. Dessa forma, ele evita a oxidação das células de gordura e conseguem diminuir o chamado colesterol ruim. Por conta disso, ele ajuda a prevenir doenças como infarto e AVC.

Saúde da pele

Por possuir zinco e selênio, o ovo consegue melhorar a absorção de colágeno. Consequentemente, consegue manter a pele mais hidratada e firme. Sua ação antioxidante também previne o aparecimento de flacidez e rugas.

Saúde dos olhos

Ainda por conta de sua ação antioxidante, o ovo também consegue manter a saúde dos olhos em dia. Evitando o aparecimento de doenças como catarata e até mesmo a degeneração macular.

Como o ovo deve ser consumido?

O ovo pode ser feito de várias maneiras, desde o tradicional cozido, frito ou mexido até mesmo preparações mais diferentes, como o ovo poché. Além disso, ele também é base de muitas receitas.

Como o ovo deve ser consumido?
Consumo do ovo. Fonte/Reprodução: original.

Mas, para garantir os benefícios do ovo, o ideal é consumi-lo com o mínimo de gordura possível, para não atrapalhar a absorção de suas vitaminas e minerais.

Há algum tipo de contraindicação no consumo de ovos?

O consumo do ovo deve ser evitado por quem tem alergia a albumina, que é uma das proteínas presentes no ovo.

Além de muito saboroso, fácil de ser encontrado, barato e versátil, o ovo ainda proporciona muitos benefícios para a sua saúde. Então inclua pelo menos um ovo na sua dieta diária e aproveite todas as vantagens desse alimento incrível.


Comments

2 respostas para “Ovo tem carboidrato? Confira também seus benefícios!”

  1. […] garantir que os dois alimentos estão em condições de consumo, ou seja, o pepino higienizado e o ovo bem cozido ou frito, qualquer que seja a opção. Caso eles estejam em más condições, é provável que as […]

  2. […] os carboidratos possuem um papel importante em nossa dieta e podem ser consumidos sem comprometer nossos objetivos. Veja alguns dos benefícios dos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *