Amendoim é remoso? Veja!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook

Table of Contents

O amendoim é muito popular no Brasil, pois é muito saboroso, fácil de preparar e barato, mas muitas pessoas se perguntam: o amendoim é remoso? Para respondermos a esta pergunta, precisamos entender primeiro o que é um alimento remoso.

Os produtos remosos são aqueles que fazem mal à saúde do corpo humano, geralmente provocando inflamações na pele e alergia. Segundo algumas crenças populares, o amendoim é remoso, mas que tal olharmos com um pouco mais de cuidado para a questão?

Neste post, vamos saber, afinal, se o amendoim é remoso ou não, além de conhecer algumas curiosidades desse petisco tão querido pelos brasileiros. Confira a seguir!

Quais são as principais características do amendoim?

Por ser um alimento de fácil consumo, ou seja, que exige pouco ou quase nenhum tipo de preparo, o amendoim se tornou muito popular no Brasil. Sendo consumido principalmente em saladas, farofas e muito usado como acompanhamento de bebidas.

Quais são as principais características do amendoim?
Fonte/Reprodução: original.

E mesmo muitas pessoas tendo receio de consumi-lo, por pensar que o amendoim é remoso, ele ainda é muito popular e está presente em grande parte das receitas da culinária brasileira. Isso deve-se também ao fato de que o amendoim é um produto barato e acessível para toda a população. 

O que torna o amendoim um alimento saudável?

Muitas pessoas acreditam que o amendoim é remoso, mas o amendoim é um alimento muito rico em minerais, fibras, vitaminas e gordura saudável. O consumo do alimento pode, inclusive, trazer muitos benefícios para o corpo humano. Alguns deles são:

O amendoim tem de 25 a 32% de proteínas na sua composição (globulinas e albuminas), 3% de fibra, 8 a 12% de carboidrato e 2,5% de minerais. O amendoim também é rico em nutrientes como: Vitamina E, Folato, Magnésio, Zinco, Vitaminas de complexo B, Fósforo, Cobre, Potássio e Cálcio. A casca do amendoim é a que possui a maior quantidade de carboidrato (49%) e de fibra (19%). 

Qual a origem do amendoim?

A origem do amendoim é considerada incerta. Segundo os historiadores, ele surgiu na América do Sul (Bolívia, Peru, Brasil, Argentina, ou a Leste dos Andes) o amendoim é muito consumido na cultura de alguns povos indígenas, sendo que é um dos alimentos mais comuns no Brasil.

Qual a origem do amendoim?
Fonte/Reprodução: original.

Outros historiadores também acreditam que os indígenas já cultivavam o amendoim antes mesmo dos portugueses chegarem. Os incas também tinham o costume de enterrar seus mortos com pratos cheios de amendoins, para que eles pudessem se alimentar durante a viagem para a outra vida.

O amendoim é remoso, segundo algumas crenças populares, mas como vimos, trata-se de um produto rico em proteínas e que traz muitos benefícios para o nosso corpo. 

Não esqueça de, hora da compra, certificar-se de identificar a quantidade de sódio na tabela nutricional do alimento e que ela se encaixa nos padrões de consumo ideais. Para algumas pessoas, o amendoim é remoso justamente pela influência do sódio.

Por que o amendoim é considerado um superalimento?

Segundo uma pesquisa da Esalq/USP, o amendoim é um superalimento que ajuda a melhorar a saúde do ser humano, prevenindo vários tipos de doenças, como diabetes, câncer e até mesmo a obesidade. Mas é recomendado equilíbrio ao consumir o amendoim, pois ele é um alimento rico em calorias. 

Alguns dos benefícios do amendoim a saúde:

Confira uma pequena lista de benefícios do amendoim para nossa saúde:

  • Ajuda a prevenir doenças no coração;
  • Controla o colesterol;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Previne a diabetes;
  • Previne o câncer;
  • Mantém o sistema nervoso seguro;
  • Previne a anemia;
  • Melhora o humor.

Diante de todas estas informações, chegamos à conclusão de que o amendoim é um alimento rico em fibras e gorduras boas, que trazem grandes benefícios para o corpo humano. 

Ainda assim, deve-se ter bastante cuidado ao escolher alguns tipos de amendoins industrializados, pois podem conter grandes quantidades de sódio, que se consumido em grandes quantidades pode fazer mal ao corpo humano.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também