O amendoim é muito popular no Brasil, pois é muito saboroso, fácil de preparar e barato, mas muitas pessoas se perguntam: o amendoim é remoso? Para respondermos a esta pergunta, precisamos entender primeiro o que é um alimento remoso.
Os produtos remosos são aqueles que fazem mal à saúde do corpo humano, geralmente provocando inflamações na pele e alergia. Segundo algumas crenças populares, o amendoim é remoso, mas que tal olharmos com um pouco mais de cuidado para a questão?
Neste post, vamos saber, afinal, se o amendoim é remoso ou não, além de conhecer algumas curiosidades desse petisco tão querido pelos brasileiros. Confira a seguir!
Quais são as principais características do amendoim?
Por ser um alimento de fácil consumo, ou seja, que exige pouco ou quase nenhum tipo de preparo, o amendoim se tornou muito popular no Brasil. Sendo consumido principalmente em saladas, farofas e muito usado como acompanhamento de bebidas.
E mesmo muitas pessoas tendo receio de consumi-lo, por pensar que o amendoim é remoso, ele ainda é muito popular e está presente em grande parte das receitas da culinária brasileira. Isso deve-se também ao fato de que o amendoim é um produto barato e acessível para toda a população.
O que torna o amendoim um alimento saudável?
Muitas pessoas acreditam que o amendoim é remoso, mas o amendoim é um alimento muito rico em minerais, fibras, vitaminas e gordura saudável. O consumo do alimento pode, inclusive, trazer muitos benefícios para o corpo humano. Alguns deles são:
O amendoim tem de 25 a 32% de proteínas na sua composição (globulinas e albuminas), 3% de fibra, 8 a 12% de carboidrato e 2,5% de minerais. O amendoim também é rico em nutrientes como: Vitamina E, Folato, Magnésio, Zinco, Vitaminas de complexo B, Fósforo, Cobre, Potássio e Cálcio. A casca do amendoim é a que possui a maior quantidade de carboidrato (49%) e de fibra (19%).
Qual a origem do amendoim?
A origem do amendoim é considerada incerta. Segundo os historiadores, ele surgiu na América do Sul (Bolívia, Peru, Brasil, Argentina, ou a Leste dos Andes) o amendoim é muito consumido na cultura de alguns povos indígenas, sendo que é um dos alimentos mais comuns no Brasil.
Outros historiadores também acreditam que os indígenas já cultivavam o amendoim antes mesmo dos portugueses chegarem. Os incas também tinham o costume de enterrar seus mortos com pratos cheios de amendoins, para que eles pudessem se alimentar durante a viagem para a outra vida.
O amendoim é remoso, segundo algumas crenças populares, mas como vimos, trata-se de um produto rico em proteínas e que traz muitos benefícios para o nosso corpo.
Não esqueça de, hora da compra, certificar-se de identificar a quantidade de sódio na tabela nutricional do alimento e que ela se encaixa nos padrões de consumo ideais. Para algumas pessoas, o amendoim é remoso justamente pela influência do sódio.
Por que o amendoim é considerado um superalimento?
Segundo uma pesquisa da Esalq/USP, o amendoim é um superalimento que ajuda a melhorar a saúde do ser humano, prevenindo vários tipos de doenças, como diabetes, câncer e até mesmo a obesidade. Mas é recomendado equilíbrio ao consumir o amendoim, pois ele é um alimento rico em calorias.
Alguns dos benefícios do amendoim a saúde:
Confira uma pequena lista de benefícios do amendoim para nossa saúde:
- Ajuda a prevenir doenças no coração;
- Controla o colesterol;
- Ajuda a emagrecer;
- Previne a diabetes;
- Previne o câncer;
- Mantém o sistema nervoso seguro;
- Previne a anemia;
- Melhora o humor.
Diante de todas estas informações, chegamos à conclusão de que o amendoim é um alimento rico em fibras e gorduras boas, que trazem grandes benefícios para o corpo humano.
Ainda assim, deve-se ter bastante cuidado ao escolher alguns tipos de amendoins industrializados, pois podem conter grandes quantidades de sódio, que se consumido em grandes quantidades pode fazer mal ao corpo humano.