O estresse pode afetar o intestino, de fato, e causar muitos problemas desagradáveis a qualquer pessoa. Por esta razão, é fundamental praticar atividades físicas para aliviar o desconforto do dia a dia, ingerir bastante água e consumir alimentos ricos em fibra.
O estresse pode afetar o intestino?
O estresse pode afetar o intestino Sim, e isto é causado pelas várias modificações de humor que as pessoas sentem no dia a dia. Neste caso, a ansiedade corrobora para ocorrerem momentos de dores estomacais que levam a diarreia, ou até mesmo prisão de ventre.
As causas do estresse são as que mais refletem em problemas gastrointestinais, e é sempre interessante procurar por ajuda médica, de modo a verificar causas e eliminar determinados problemas.
Caso a conclusão do médico seja a causa de estresse e ansiedade, será direcionado a outro estilo de tratamento.
Como o estresse pode causar prisão de ventre?
O estresse pode afetar o intestino e fazer com que o fluxo de sangue na região seja diminuído, ou seja, o órgão deixa de funcionar da maneira ideal, o que gera problemas para evacuar. Além disso, se este problema vier acompanhado de falta de água, pouca ingestão de fibras ou sedentarismo, a prisão de ventre ocorrerá com muito mais facilidade.
Neste caso, é crucial se alimentar corretamente, e claro, procurar ajuda de especialistas para auxiliarem em seu tratamento. Isto fará com que os sintomas desapareçam, e em pouco tempo poderá evacuar sem qualquer dificuldade.
A alimentação pode ajudar para que o estresse não cause prisão de ventre?
Alimentos ricos em fibra são essenciais para evitar que o intestino fique preso, junto a ingestão correta de água. Além disso, evite comer produtos industrializados, pois esses alimentos contêm muitas substâncias e nenhuma delas auxilia a dar uma melhora nos sintomas.
Prefira ingerir mais legumes e hortaliças, ricos em fibras, que fazem com que o bolo fecal seja formado. Reaproveite as cascas do pepino, tomate e até da beterraba para consumir, pois a fibra está presente nesta parte dos alimentos.
É interessante ingerir chá-preto ou chá-mate durante a manhã, pois é ele quem fará o intestino se movimentar para trabalhar. O café é outro responsável por auxiliar nesta questão, de modo a fazer com que as pessoas evacuem pouco tempo após o ingerir.
De fato, o estresse pode afetar o intestino, porém, você pode contornar esta situação ao ingerir boas doses de água ou sucos naturais. Caso você esqueça ou fique com preguiça, saiba que no momento de evacuar, as dores aparecerão e será complicado sair do banheiro sem sentir desconforto.
Dicas de como evitar que o estresse afete o intestino
Se o estresse pode afetar o intestino, por que não praticar atividades mais relaxantes durante a semana ou fins de semana? A prática do yoga relaxa a mente e faz com que você se concentre somente no que precisa fazer.
Para auxiliar neste problema, tente consumir com frequência os probióticos, que são bactérias boas, responsáveis por auxiliar o trato intestinal a funcionar corretamente e fazem bem a saúde do organismo.
Iogurte ou até mesmo o yakult são excelentes opções para você que está com problema de prisão de ventre, causados pelo estresse. No entanto, não esqueça de existir a necessidade de relaxar e evitar fazer coisas que te deixem aborrecido.
O estresse pode afetar o intestino, e agora que você sabe que este é um problema ocasionado pelo cotidiano, por que não desestressar e programar uma atividade diferente para o final de semana?