Manga é carregado

Manga é carregado?

Saber se manga é carregado é fundamental para aqueles que gostam de consumir a fruta. A manga é uma das frutas mais consumidas do mundo, não só pelo seu sabor, mas também pelos diversos benefícios que ela pode trazer para a nossa saúde.

Porém, mesmo alimentos benéficos à saúde podem nos causar problemas em algumas situações. Por isso, é comum questionar se manga é carregado ou não. Acompanhe esse post para conhecer mais sobre esse fruta e os efeitos que ela tem no corpo.

O que é a manga?

A manga é o fruto da mangueira. As origens da planta vêm do sul e sudeste da ásia, porém, foi introduzida com sucesso para países de outros continentes como Angola, Brasil e Espanha.

O que é a manga
Fonte/Reprodução: original

A manga possui várias colorações e formatos que a dividem em diversos tipos, alguns deles são mais comumente comercializados que outros no Brasil, mas todos oferecem benefícios para a saúde de quem consome.

Quais os tipos de manga?

A parte externa da manga pode apresentar diferentes colorações como amarelo, roxo, vermelho e verde. Já sua parte interna, pode ser amarela, laranja e vermelha. O estimado é que existem mais de 1,5 mil tipos de mangas espalhadas pelo mundo. No Brasil, essas são as mais populares:

  • Manga rosa: sua coloração pode ser rosa ou avermelhada e sua poupa é dourada. Possui muitas fibras, detalhe que diminui a sua aprovação no mercado exterior;
  • Manga espada: esse é provavelmente o tipo mais consumido do país, devido ao seu baixo preço. É vista nas cores verde ou amarela e é chamada de manga espada pelo seu formato achatado e alongado;
  • Manga tommy: com formato oval, casca espessa e coloração que varia entre amarelo, vermelho e verde. Essas são as características da manga Tommy que por ter uma grande resistência ao frio e calor, é o tipo de manga mais comercializado do mundo;
  • Manga Palmer: é muito semelhante à manga Tommy, a diferença é que ela quase não possui fibras e tem um caroço menos volumoso. A sua cor é vermelho-escuro.

Certamente você já deve ter visto ou experimentado um, ou todos esses tipos de manga. Cada qual possui suas próprias características na aparência e no sabor. A semelhança entre eles é que todos podem oferecer benefícios a nossa saúde.

Quais os principais benefícios do consumo da manga?

Antes de saber se a manga é carregado, precisamos destacar que essa fruta pode oferecer uma grande variedade de benefícios a saúde. Vamos conhecer os principais benefícios desse alimento tão popular.

Aumenta a imunidade

O nosso corpo não produz as vitaminas A e C, portanto, precisamos ingerir essas vitaminas consumindo alimentos como a Manga. Ela é rica nessas vitaminas e pode deixar o sistema imunológico mais forte.

Combate a prisão de ventre

A manga é uma fruta rica em fibras solúveis, que além de absorver a água do trato digestivo também produzem um gel que regula o intestino. Ela também possui mangiferina que age como laxante natural, além de ser antioxidante e anti-inflamatório. A manga também possui enzimas que melhoram a digestão.

Defende a visão

Os carotenoides são substâncias que fornecem à manga sua coloração amarela. Esse nutriente é precursor da vitamina A, que previne doenças oculares como a catarata. A manga também possui luteína e zaxantina que protegem os olhos dos raios solares.

Melhora a memória

A manga possui em sua composição o ácido glutâmico. Esse aminoácido é fundamental para o cérebro. Dessa forma, a manga auxilia no funcionamento do cérebro e pode melhorar a memória e a concentração.

Mantém o coração saudável

O colesterol LDL em excesso pode entupir veias e artérias, isso prejudica o funcionamento do coração. A manga possui antioxidantes e fibras solúveis que regulam os níveis de colesterol ruim e equilibra a frequência cardíaca.

Faz bem para a pele

Os radicais livres danificam as células e aceleram o processo de envelhecimento da célula. A manga contém vitaminas A e C, que produzem colágeno e renovam as células do corpo. Dessa forma, a manga impede que a pele se desgaste mais rápido.

Controla glicemia

Por ser uma fruta rica em fibras, a manga pode controlar o nível de glicose sanguínea. Por essa razão, a manga pode prevenir e ajudar no tratamento de diabete tipo 2. Porém, são necessários mais estudos para confirmar a manga como ferramenta auxiliar no tratamento da diabete.

Manga é carregado?

Quando alguém afirma que manga é carregado, quer dizer que ela é capaz de causar inflamações ou prejudicar o processo de cicatrização. Mas a verdade é que a manga possui compostos polifenólicos, que possuem ações anti-inflamatórias.

Além disso, as vitaminas A e C presentes na manga podem combater doenças degenerativas e produzir colágeno, fundamental para cicatrização. Portanto, a informação de que a manga é carregado é falsa, já que a mesma pode combater inflamações e não causá-las.

Quais as formas de consumir a manga?

Agora que entendemos ser incorreta a afirmação de que manga é carregado, devemos conhecer as formas de consumir essa fruta. Geralmente, a manga é consumida ao natural, mas existem maneiras de inovar e deixar a manga mais saborosa, como, por exemplo:

  • Vitamina de manga com leite;
  • Suco;
  • Mousse de manga com iogurte natural;
  • Sorvete;
  • Salada de manga com hortaliças;
  • Ceviche de manga (vegano).

Ao consumir a manga em formas diferentes, além de aproveitar os seus benefícios, podemos combiná-la com outros ingredientes para deixá-la ainda mais saudável, como a salada combinada com a manga cortada em cubos.

Quais doenças a manga previne?

Os nutrientes e os aminoácidos presentes na manga podem auxiliar na prevenção de uma série de doenças como infarto, derrame cerebral, hipertensão, gastrite, catarata e até mesmo o câncer. Isso se deve a quantidade de antioxidantes presentes na manga, como a vitamina C e alguns compostos polifénicos.

Quais doenças a manga previne
Fonte/Reprodução: original

Aumentar o consumo da manga pode prevenir doenças e melhorar essa qualidade de vida. Agora ciente a afirmação que a manga é carregado é falsa, você pode consumi-la a vontade para ter acesso a todos os seus benefícios. Porém, vale lembrar que todo excesso pode fazer mal, então, consuma adequadamente.


Comments

Uma resposta para “Manga é carregado?”

  1. […] seguir, você vai conferir quais são os benefícios, quais os tipos de manga, quais as formas de consumir o fruto, quais os principais nutrientes presentes nela e claro, se […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *