Chimarrão faz mal para quem tem gastrite

Chimarrão faz mal para quem tem gastrite?

O chimarrão é uma bebida consumida, principalmente, pelos moradores do Sul do Brasil. Isso deve-se ao fato de ser uma bebida quente, que ajuda a combater o frio do local. Mas, junto do consumo, algumas questões surgem, como: quais são os benefícios e, até mesmo, se faz mal para quem tem gastrite?

Pensando nisso, este conteúdo explicará essas questões e todas as possíveis dúvidas que você tenha a respeito do chimarrão, confira!

O que é o Chimarrão?

Chimarrão é uma bebida feita à base de erva-mate, onde o processo consiste em fazer a infusão da erva-mate na cuia em água quente. Também é utilizado a bomba, que pode ser de bambu ou metal.

O que é o Chimarrão
Fonte/Reprodução: original

Uma bebida comum no Sul do país, é um clássico da região, e quem visitar os estados que possuem essa cultura, não pode deixar de experimentar o chimarrão.

Qual a origem e a história do Chimarrão?

A origem do chimarrão vem das tradições indígenas, especificamente dos indígenas Guaranis. Segundo historiadores, a bebida surgiu no município de Guaíra, no Paraná, onde uma comunidade de cerca de 3.000 indígenas Guaranis começou a fazer a infusão da erva-mate, que posteriormente recebeu o nome de chimarrão.

O território onde os indígenas Guaranis estavam localizados, também tem uma parte pertencente ao que hoje é o Paraguai. Com o passar dos anos, o chimarrão espalhou-se por outros estados e países, ficando famoso entre os moradores da região.

Quais os benefícios do Chimarrão?

O chimarrão possui uma grande quantidade de xantinas (como cafeína) e polifenóis, fazendo a bebida tornar-se um excelente estimulante, ótima para quem realiza treinos de academia. Além disso, também contém magnésio e fósforo, que ajudam na prevenção da saúde dos músculos.

Ao tomar chimarrão, você pode estar ajudando o seu coração, já que a erva-mate presente na bebida irá ajudar a prevenir problemas cardiovasculares e diminuir o famoso colesterol ruim.

O chimarrão ainda permite que o fígado absorva uma quantidade menor de açúcar, o que pode ser um auxílio para quem tem diabetes. E tem ação antioxidante, o que posterga o envelhecimento da sua pele.

Quem pode tomar Chimarrão?

No geral, todas as pessoas podem tomar chimarrão, mas é preciso ficar atento às suas predisposições de saúde. Pois, pessoas com algumas doenças ou condições devem evitar o consumo da bebida, principalmente de forma contínua.

Quem pode tomar Chimarrão
Fonte/Reprodução: original

Em termos gerais, o chimarrão precisa ser consumido com cautela por grávidas, bebês e por pessoas que sofrem de pressão alta, assim como outras bebidas.

O Chimarrão faz mal para quem tem gastrite?

Sim. Isso ocorre, porque assim como o café, o consumo do chimarrão irá estimular a produção de ácidos no estômago, que fará com que sensações de queimação possam ser constantes em quem tem gastrite. Desta maneira, é necessário que as pessoas que possuem gastrite evitem tomar, e caso tomem, ingerir em pequena quantidade, para os efeitos negativos serem reduzidos.

O chimarrão é uma bebida à base de erva-mate que conquista a maioria das pessoas que a consomem. Repleto de benefícios, pode ser utilizado como um aliado no dia a dia.

Porém, para quem tem gastrite, pode ser um verdadeiro veneno, visto que irá piorar os sintomas causados pela gastrite. Ao tomar, preste atenção na quantidade diária, para o consumo trazer apenas benefícios.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *