Melancia faz mal para gripe?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Melancia faz mal para gripe?

Table of Contents

Será que a melancia faz mal para gripe? Essa é uma questão que causa dúvidas em muitas pessoas, pelo fato de existir uma crença popular a respeito disso.

A gripe é uma doença causada por um vírus e tem seus sintomas relacionados principalmente à respiração. A duração de uma gripe é de uma semana, já os primeiros sintomas podem aparecer em até quatro dias.

Hoje você irá descobrir se a melancia faz mal para gripe ou se isso é apenas mais um mito, além de descobrir quais são os benefícios da melancia e que alimentos você precisa evitar ao ter uma gripe.

Melancia faz mal para gripe ou é mito?

Essa história da melancia fazer mal para gripe é um MITO. Na verdade, é o completo oposto. A melancia pode ser uma grande aliada no combate a uma gripe, já que é uma fruta rica em minerais e vitaminas, que irá ajudar no combate da doença. 

Melancia faz mal para gripe ou é mito?
Relação entre melancia e gripe. Fonte/Reprodução: original.

Além disso, a grande quantidade de água presente nessa fruta também é importante na luta contra a gripe, já que ao ficar gripado, a desidratação é um dos sintomas mais recorrentes.

Que alimentos é preciso evitar durante uma gripe?

Ao contrário das frutas, que são muito bem-vindas durante uma gripe, alguns alimentos devem ser evitados, principalmente os que possuem uma grande quantidade de açúcar e uma baixa entrega de nutrientes ao organismo.

Sendo assim, ao estar gripado, evite os seguintes alimentos:

  • Balas;
  • Refrigerante;
  • Doces em geral, como bolos, chocolate e biscoito;
  • Sorvetes.

Como citado anteriormente, esses alimentos devem ser evitados pela alta concentração de açúcar, visto que o açúcar em excesso tende a causar um enfraquecimento do sistema imunológico, o que é péssimo para quem se encontra gripado.

Que benefícios a melancia tem para a saúde?

Além de ajudar quando você está gripado, a melancia é uma fruta que possui muitos outros benefícios. Podemos destacar os seguintes:

  • Auxilia na digestão, por conta de todas as fibras que compõem a fruta e pela quantidade de água presente na mesma;
  • Irá fortalecer o sistema imunológico, ajudando assim na imunidade;
  • É uma fruta que melhora a hidratação do corpo;
  • Os nutrientes presentes na fruta diminuem o risco de doenças cardiovasculares, como AVC ou infarto;
  • É boa para o colesterol ruim;
  • É ótima para a visão, prevenindo a catarata;
  • Também é boa para a pele, prevenindo queimaduras causadas pelo sol;
  • Ajuda a aumentar a quantidade de urina ao dia.

Ou seja, a melancia não traz benefícios apenas para uma área do corpo humano, mas para várias, sendo assim uma fruta que pode ser consumida à vontade.

O consumo de melancia pode fazer mal de alguma forma?

O consumo da melancia, em geral, é liberado para todos, visto que é uma fruta que não faz mal. No entanto, quem tem diabetes deve procurar comer a fruta de forma moderada, já que a melancia tem um alto índice glicêmico. Mesmo o carboidrato presente sendo captado de forma rápida, esse cuidado em relação ao índice glicêmico deve existir.

O consumo de melancia pode fazer mal de alguma forma?
Cuidados ao adicionar melancia na dieta. Fonte/Reprodução: original.

O ideal, neste caso, é sempre perguntar ao seu médico qual quantidade da fruta pode ser ingerida por dia ou semana.

Portanto, após todas essas informações é possível concluir que a melancia não faz mal para gripe, que, na verdade, é uma fruta que pode ajudar no combate do vírus. 

Assim como a melancia, outras frutas são indicadas para tratar a gripe, como a laranja, o limão e a goiaba. Outros alimentos que devem ser consumidos durante esse período são as canjas, as sopas, a cebola e o alho.

A melancia é uma fruta rica em nutrientes, que pode auxiliar, ajudar e prevenir diversas doenças. Então, se puder, não deixe de incluí-la em sua dieta no dia a dia!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também