Um dos mitos sobre alimentos que mais circularam no Brasil foi a pergunta: Pepino com ovo faz mal? Acontece que por algumas pessoas não terem se dado bem com a combinação, se instalou-se a afirmação que a refeição faz mal.
Entretanto, por causa da quantidade de pessoas que ficam receosas em consumir os dois alimentos combinados, preparamos um compilado com informações importantes para que você saiba a resposta do questionamento: Pepino com ovo faz mal? Por isso, confira aqui mais detalhes sobre a combinação desses alimentos.
Comer pepino com ovo faz mal?
Inicialmente vamos voltar a nos perguntar: o Pepino com ovo faz mal? Inicialmente, você deve entender que cada alimento, isolado, tem suas características e benefícios para uma alimentação saudável, onde a combinação dos dois, pode te surpreender, a menos que a refeição não esteja bem preparada.
Acontece que é necessário garantir que os dois alimentos estão em condições de consumo, ou seja, o pepino higienizado e o ovo bem cozido ou frito, qualquer que seja a opção. Caso eles estejam em más condições, é provável que as consequências como incômodo e mal estar sejam geradas.
Quais são os benefícios para a saúde do pepino com ovo?
Agora que já mostramos a resposta principal do texto, vamos comentar os benefícios da refeição. A combinação é excelente para pessoas que sofrem de problemas digestivos ou que buscam comidas equilibradas, já que ela tem uma boa proposta de manter o organismo repleto de nutrientes e bem hidratado. Portanto, confira aqui uma lista de benefícios de combinar os dois alimentos:
- Promover uma boa digestão por causa de fibras presentes no pepino;
- Ingestão de boas proteínas devido à presença do ovo;
- Alto grau de saciedade;
- Diminuição da pressão arterial.
E então, ainda tem dúvidas se Pepino com ovo faz mal? Para complementar mais ainda as informações, confira no tópico seguinte as situações em que a refeição pode gerar efeitos colaterais e saiba como evitar que o mito se torne realidade.
Qual efeito colateral do consumo de pepino com ovo?
Mostramos lá atrás que combinar os dois alimentos não oferece perigos para a saúde por conta própria. Entretanto, para pessoas que possuem estômago sensível é recomendado evitar a combinação ou equilibrar bastante devido à grande acidez do pepino.
Outro ponto importante é que por causa da presença do ovo, a refeição pode gerar um acúmulo de gases e gerar a sensação de estômago cheio. Inclusive, o pepino contém a propriedade diurética o que gera a diminuição da pressão arterial citada lá atrás.
O problema é que para a diminuição da pressão, há um aumento de idas ao banheiro para urinar, o que atrapalha o ritmo de sono. Fora essas situações, não há registros científicos de problemas relacionados ao consumo de pepino com ovo.
Qual é a dose diária recomendada de pepino com ovo?
Já desconstruímos a dúvida “Pepino com ovo faz mal?” e mostramos os contextos em que eles causam efeitos colaterais. No entanto, como se deve consumir para obter os benefícios dos dois alimentos?
O ponto principal para um bom consumo é manter boas doses, sem exageros. Recomenda-se que uma de suas refeições contenha a combinação, seja o jantar ou o almoço. Em ambas, não exagere no prato para não lidar com os problemas citados!
Como posso incluir o pepino com ovo em minha dieta?
A melhor dica é diversificar o modo de preparo para não enjoar da combinação. Opte por fazer saladas de pepino e combinar com ovos cozidos que, dessa forma, mantêm a qualidade dos dois alimentos e não oferecem riscos para a saúde. Entretanto, existem várias outras receitas diversas espalhadas por livros e outros conteúdos.
Visto este último tópico, acabamos por aqui. Espera-se que todo o texto tenha sido capaz de te mostrar as respostas corretas do mito alimentar “Pepino com ovo faz mal?”. Para ajudar na divulgação, compartilhe o conteúdo em seus meios de comunicação e sempre que precisar, retorne a este site para melhores informações.