Saber se o fígado é carregado é importante para pessoas que há pouco tempo passaram por algum tipo de processo cirúrgico ou outras lesões, afinal alimentos remosos são potencialmente inflamatórios. Apesar de não agradar ao paladar de muita gente, o fígado é um alimento muito nutritivo e pode trazer muitos benefícios para a saúde.
Por isso, incluir esse alimento na dieta pode, sim, ser é uma boa opção, mas antes, é preciso entender se o fígado é carregado ou não. Neste post, conheceremos um pouco mais sobre o fígado e as formas que ele pode afetar o nosso corpo.
O que é o figado?
O fígado é um tipo de carne, do órgão digestivo, que pode ser extraído de animais como vaca, porco ou frango.
Assim como nos humanos, o fígado desses animais tem diversas funções como a metabolização, armazenagem e desintoxicação de substâncias, o que faz com que as pessoas pensem que o fígado é carregado. Mas a verdade é que independente disso esse alimento é muito nutritivo e pode nos beneficiar bastante.
Quais os benefícios de comer Fígado?
Assim como as outras vísceras de animais, o fígado é um alimento muito nutritivo. O figado do boi, por exemplo, possui várias substâncias fundamentais para os processos celulares. Dentre as vitaminas do fígado, podemos destacar:
- Vitamina A: nutriente que contribui para o aumento da imunidade e beneficia a pele e a visão;
- Vitamina B5: desempenha importantes funções no corpo como a produção de colesterol, hormônios e hemácias;
- Vitamina B6: converte os macronutrientes em energia e pode também reforçar a imunidade. Além disso, atua na produção de hormônios como a serotonina;
- Vitamina C: atua em diversas funções do nosso corpo e possui função anti-inflamatória;
- Folato: é fundamental para a renovação dos glóbulos vermelhos, o que ajuda no combate a anemia;
- Selênio: possui forte ação antioxidante e é fundamental para o fortalecimento dos ossos;
- Cobre: mineral ligado ao transporte de ferro no corpo, fortalece a imunidade e o sistema cerebral.
Esses são os principais nutrientes do fígado que, como podemos notar, podem fortalecer diversas áreas do nosso corpo e prevenir doenças como a anemia, por exemplo. Conhecer as suas características também é fundamental para saber se o fígado é carregado, sendo potencialmente danoso em pessoas que passam por cicatrização.
Quais as características do Fígado?
Isso pode variar dependendo do animal, o fígado do frango, por exemplo, é muito menor do que o fígado do boi. No geral, o fígado, quando bom para consumo, possui uma coloração avermelhada brilhante e uma superfície lisa. Quanto ao seu sabor, o fígado possui um gosto muito forte se comparado a outras carnes.
Como preparar o Fígado e quais os cuidados?
O principal cuidado em relação ao fígado é a origem da carne. O fígado possui a função de desintoxicar o organismo de cada anima, então, quando o animal não está saudável, esse processo não funciona da forma correta e algumas toxinas podem ficar armazenadas no órgão. O recomendado é comprar o fígado em locais de confiança ou de criadores orgânicos a fim de mitigar riscos.
O consumo do fígado deve ser regulado, pois, quando é muito frequente pode causar ingestão excessiva de vitamina A e colesterol. Se tomar esses cuidados, o fígado não vai te oferecer nenhum malefício.
O processo de preparação do fígado começa tirando a pele transparente ao redor da carne com todo cuidado é possível. Em seguida, tempere-o com os temperos que você gosta, como cebola, alho, tomate, sal, etc.
Por fim, usando óleo ou azeite, ponha os dois lados do fígado para fritar por 3 minutos cada lado. Feito isso, a carne estará pronta para comer.
O Fígado é carregado?
Sim, o fígado é carregado. Ele contém em sua composição altos níveis de colesterol, além de ter também alguns metais pesados como chumbo, mercúrio e cobre. Com o tempo, esses metais podem se acumular e gerar alguns problemas para a saúde como complicações renais, danos no sistema neurológico e inflamações.
Outro fator que contribui para podermos afirmar que o fígado é carregado é a sua forma de preparo, já que geralmente o fígado é consumido frito. O processo de fritura exige uma certa quantidade de gordura para ser realizado, o que torna o alimento prejudicial para pessoas que acabaram de passar por um processo cirúrgico.
Vimos que o fígado é carregado, mas isso não significa que precisamos excluí-lo completamente da nossa dieta. Se preparado da forma correta e consumido com moderação, é possível aproveitar os nutrientes do fígado sem causar danos a nossa saúde.