Nos tempos antigos era uma prática comum acreditar que a combinação de certos alimentos fazia mal à saúde, como melancia e ovo, e muitas pessoas até deixavam de comer o que gostavam por conta destas histórias, que na maioria não tinham sentido algum.
Vamos saber nesse texto se essa lenda de comer melancia com ovo faz mal!
Afinal, melancia com ovo faz mal?
No entanto, você sabia que esse conceito de que combinar um alimento com outro faz mal se tornou popular na Índia, mas surgiu por conta da medicina Ayurveda.
O conceito dizia que ao ingerir diversos tipos de alimentos que têm em suas composições diferentes tipos de nutrientes o corpo humano não conseguiria digerir, pois precisa de diferentes tipos de enzimas para que o processo digestivo seja concluído sem fazer mal a quem está ingerindo aquela combinação alimentícia, sendo assim, o organismo também precisa de diferentes enzimas.
Com o passar dos anos e a evolução humana o nosso corpo evoluiu e consequentemente o nosso sistema digestivo aprendeu a lidar com a ingestão de diferentes tipos de alimentos, não importando os níveis de Ph ou suas enzimas.
Portanto, a afirmação de que melancia com ovo faz mal não se passa de um mito do passado e de pessoas sem o conhecimento sobre os benefícios da melancia e do ovo.
Existe alguma combinação de alimentos que faz mal?
O corpo humano pode se ajustar às diferentes composições dos alimentos, portanto a resposta é não. Porém, todo alimento ingerido de forma descontrolada pode lhe fazer mal.
Como é a dieta da melancia com ovo?
Melancia com ovo faz mal? Existe um mito de uma dieta baseada nestes alimentos, porém, os dois são ricos em suas composições, portanto, não faz mal algum é um mito. Fique à vontade para comer os dois juntos caso você goste de melancia com ovo.
Benefícios do consumo da melancia
A melancia é uma fruta onde tudo pode ser aproveitado, sua polpa é composta em maioria por água o que promove a hidratação do corpo. Sua casca pode ser utilizada para diversos tipos de doces e sucos e a parte branca da fruta auxilia no bombeamento do sangue no corpo humano.
Além de suas propriedades que auxiliam na prevenção do câncer de próstata e claro é uma fruta rica em vitaminas A e vitamina C, faz bem para a pele, previne o envelhecimento e também pode reduzir os cálculos no rim.
A melancia pode ser ingerida quantas vezes a pessoa quiser durante o dia, mas é bom evitar consumir a fruta durante a noite, antes de dormir, pois pode ser indigesta.
Benefícios do consumo do ovo
Durante muito tempo o ovo foi considerado um grande vilão da alimentação, porém, consumido de forma saudável é um excelente alimento:
- Consumir ovo melhora o desempenho do cérebro e ajuda a reduzir os riscos de demente, devido à presença de um nutriente chamado de colina, presente na gema do ovo;
- Ajuda na melhora da saúde dos olhos, reduzindo a catarata e a degeneração macular;
- Para quem está de dieta ele é um enorme aliado, pois ajuda na saciedade e ajuda a reduzir a ingestão de calorias após o seu consumo, ajudando a perder peso;
- O seu consumo melhora a glicemia para diabetes tipo 2, consumido em jejum, no máximo 3 vezes por semana.
Por tanto, comer ovo é ótimo para nosso corpo e mente.
Há contra indicação no consumo da melancia ou do ovo?
Não, os dois sendo consumidos de forma moderada não há contra indicações.
Para finalizar, sim, melancia com ovo não faz mal algum, basta que você goste de combinar estes dois alimentos e os consuma de forma controlada.