Farinha de arroz engorda? Saiba até as calorias!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Farinha de arroz engorda? Saiba até as calorias!

Table of Contents

Pessoas que se preocupam com o peso ou saúde podem se perguntar se a farinha de arroz engorda. A farinha de modo geral é um dos alimentos mais antigos da humanidade presentes há milhares de anos antes de Cristo. 

Mas mesmo sendo muito importante em uma época onde era necessário alimentos não perecíveis por conta da escassez, hoje já podemos substituí-la ou substituir por outros tipos de farinhas de outras qualidades de grãos. Vamos descobrir então se a farinha de arroz engorda no artigo. 

Farinha de arroz engorda ou não?

A farinha de arroz ficou bastante famosa como uma alternativa sem glúten de outras farinhas do mercado, principalmente a clássica de trigo. Já que o arroz é um grão bastante rico com os mesmos componentes do trigo, sendo assim ela não perde em nada para a farinha tradicional e pode ser utilizada praticamente em tudo que leva a farinha de trigo.

Mas a falta de glúten na farinha de arroz criou alguns mitos sobre como a farinha de arroz seria menos calórica e auxiliaria na perda de peso. Isso infelizmente é falso, mas quer dizer que a farinha de arroz engorda? Também não. 

Farinha de arroz engorda ou não?
Farinha de arroz engorda ou não. Fonte/Reprodução: original.

A farinha de arroz tem praticamente as mesmas calorias de todas as outras farinhas, elas são bastante parecidas nesta perspectiva. Então ela não emagrece, mas quando consumida de maneira moderada também não engorda.

Então se você passa por alguma dieta e quer consumi-la, pode ir sem medo porque ela não causa ganho de peso. Mas não abuse do seu consumo. 

Nutrientes e calorias da farinha de arroz?.

Vamos dar uma olhada nos nutrientes e calorias presentes na farinha de arroz para que você possa planejar sua dieta com mais rigor. 

  • Calorias: 363 kcal;
  • Fibras solúveis: 3,5g;
  • Carboidratos: 85,5g;
  • Proteínas: 1,3g;
  • Gorduras saturadas: 0,2g;
  • Gorduras poliinsaturadas: 0,2g;
  • Gorduras monoinsaturadas : 0,1g;
  • Niacina:  24,4 mg;
  • Fósforo: 36,0mg;
  • Piridoxina B6: 3,5mg;
  • Sódio: : 17,1 mg;
  • Magnésio: 4,3mg;

Caso você siga uma dieta rigorosa utilize a tabela para planejar direitinho como inserir a farinha de arroz em seus pratos.

Quais benefícios o consumo de farinha de arroz traz para o organismo?

Mesmo que a farinha de arroz não tenha nenhum benefício direto no emagrecimento, ela tem inúmeros benefícios para a saúde. O primeiro que aprendemos é que ela não tem glúten. Isso é ótimo já que 1% de toda a população no mundo apresenta alguma intolerância ao glúten

A farinha de arroz também tem um ótimo efeito no coração, abaixando o mau colesterol e auxiliando na saúde cardíaca. Para os constipados que vão pouco ao banheiro, a farinha de arroz é uma auxiliadora. Essa farinha tem muita fibra que regula o intestino e facilita as idas ao banheiro. 

A farinha de arroz também contém vitaminas do complexo B que atuam na formação e saúde dos músculos do corpo. 

O consumo de farinha de arroz pode provocar algum mal?

A rigor a farinha de arroz não tem nenhuma contra indicação. Apenas é recomendada a moderação em seu consumo. Não só pelas calorias como já vimos, mas também pela concentração de fibras. 

O consumo de farinha de arroz pode provocar algum mal?
O consumo de farinha de arroz. Fonte/Reprodução: original.

Como dissemos, as fibras da farinha de arroz podem regular o intestino preguiçoso, mas quando consumida em excesso ela pode realmente soltar demais e acabar levando o indivíduo a outros problemas intestinais. 

Como consumir farinha de arroz de maneira saudável?

A farinha de arroz pode ser inserida na dieta de várias formas. Na receita de pães, bolos, macarrão ou até panquecas! Na produção desses alimentos a farinha de arroz pode trazer seus benefícios sem ser consumida de modo excessivo. 

Aproveite nossas dicas para aprender como inserir em sua dieta diária a farinha de arroz. Participe dos benefícios do alimento evitando seus malefícios.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook