O feijão é um alimento muito presente na culinária brasileira e em muitas outras culturas ao redor do mundo. Se você é um amante de feijão e está curioso para descobrir se o feijão-verde é carregado ou não, você está no lugar certo.
Veja um resumo com todas as informações relacionadas ao feijão-verde, desde sua origem, se o feijão-verde é carregado, seus tipos e benefícios até a sua tabela nutricional. Confira!
O que é o feijão-verde
O feijão-verde também conhecido como vagem, é a fase imatura (não amadurecida) do feijão comum (Phaseolus vulgaris). Enquanto o feijão tradicional é colhido quando está maduro e seco, o feijão-verde é colhido antes de amadurecer.
As vagens do feijão-verde são alongadas, de cor verde brilhante e contém pequenos grãos em seu interior. Geralmente elas são colhidas quando tem um comprimento de cerca de 10 a 15 cm, antes de suas sementes amadurecerem e ficarem duras.
A leguminosa é bastante consumida como um vegetal e é um ingrediente popular em muitas cozinhas ao redor do mundo e principalmente do nosso país.
Qual a origem do feijão-verde e qual a sua região predominante do Brasil?
O feijão-verde é originário da América Central e do Sul, sendo cultivado há séculos na região. No Brasil, é amplamente consumido e apreciado em diversas partes do país, mas sua região predominante é o Nordeste.
Nessa região, principalmente nos estados como Bahia, Pernambuco e Paraíba, o cultivo e consumo do feijão são tradicionais e fazem parte da culinária do local. O clima tropical nordestino contribui muito para a produção abundante desse alimento.
Benefícios de consumir o feijão-verde
Antes de falarmos se o feijão-verde é carregado, primeiro precisamos falar de seus benefícios. O seu consumo oferece uma série de benefícios para a saúde. Aqui estão as principais vantagens desse alimento:
Nutrientes essenciais
Ele é rico em vitaminas e minerais importantes como a vitamina C, A, K, folato, ferro, cálcio e potássio que auxiliam na manutenção da saúde e o funcionamento adequado do organismo.
Fibra dietética
O feijão-verde é uma excelente fonte de fibra dietética. Essa fibra auxilia no funcionamento regular do intestino, previne a constipação e ajuda a manter a sensação de saciedade, o que pode ser bom para o controle do peso.
Antioxidantes
O feijão-verde contém compostos antioxidantes como flavonóides e carotenóides, que ajudam a combater o estresse oxidativo e protegem as células do organismo contra danos causados pelos radicais livres.
Baixo teor calórico
A leguminosa é relativamente baixo em calorias, sendo uma opção saudável para incluir em dietas, em especial, para pessoas que buscam controlar o peso ou seguir uma alimentação de baixa caloria.
O feijão-verde é carregado?
A dúvida que a maioria das pessoas que consomem esse ingrediente tem, é se o feijão-verde é carregado, e não é um alimento carregado. Pelo contrário, ele é amplamente reconhecido como um alimento saudável e benéfico para o corpo humano.
Portanto, não é correto afirmar que o feijão-verde é carregado já que ele é uma fonte de muitos benefícios, que desempenham papéis fundamentais no organismo.
Quais os tipos de feijão-verde?
Agora que sabemos que não é correto afirmar que feijão-verde é carregado, está na hora de falar quais são os seus tipos disponíveis. Os quais são:
Feijão-vagem-amarelo
É semelhante ao feijão-verde, mas com vagens de cor amarela vibrante. Possui um sabor um pouco adocicado e é atraente visualmente para variar a apresentação de pratos.
Feijão-manteiga
Essa variedade tem vagens mais curtas e arredondadas, lembrando uma pequena manteiga. Esse tipo de feijão é macio e suavemente doce. Pode ser feito para sopas e ensopados.
Feijão-de-corda (feijão-fradinho ou caupi)
É uma variedade característica do Nordeste brasileiro. Suas vagens são curtas e apresentam pequenas protuberâncias, lembrando uma corda. É utilizado na culinária regional e usado em pratos típicos como acarajé e o vatapá.
Como consumir o feijão-verde?
O feijão-verde pode ser consumido de várias maneiras. Aqui estão as opções para incluí-lo em sua alimentação:
- Cozido no vapor;
- Refogado;
- Em saladas;
- Em sopas e ensopados;
- Salteado (em uma frigideira);
- Salteado com castanhas;
- Gratinado;
- Em espetinhos;
- No tempurá.
É bom ressaltar de não cozinhar o feijão em excesso para manter sua textura crocante. Aproveite e experimente diferentes formas de preparo e combinações de sabores para descobrir a maneira que mais lhe agrada.
Tabela nutricional do feijão-verde
Aqui, está à mostra de uma tabela nutricional aproximada para 100 gramas de feijão-verde cozido, observe:
TABELA NUTRICIONAL DO FEIJÃO VERDE (COZIDO) (100g) | |
Calorias | 31 kcal |
Proteínas | 2,4 g |
Gorduras totais | 0,3 g |
Carboidratos | 6,9 g |
Fibra alimentar | 2,7 g |
Cálcio | 37 mg |
Ferro | 0,8 mg |
Vitamina C | 12 mg |
Lembrando que esses valores são aproximados e podem variar dependendo da fonte e do método de preparo do feijão-verde.
Com isso, se você está passando por um processo de pós-operatório ou cicatrização, já sabe que pode acrescentar a leguminosa em sua dieta! Assim, invista no feijão-verde e aproveite de todos os benefícios oferecidos.