A maioria das pessoas comenta que criança magra significa doença, porém, isso é uma verdade? Será de fato que estar magro é sinal de criança doente? Aqui, vamos te ajudar a descobrir os pontos positivos sobre o assunto e os negativos.
O normal é olhar e acreditar que criança magra significa doença, e o comum é que as pessoas encontrem soluções imediatas para qualquer categoria de dúvida, e geralmente recorrem para medicamentos que abrem o apetite da criança, se consultar ao menos o pediatra, mas esse é o ideal?
A criança não contém um ideal nutricional diagnosticado de baixo peso, algumas vezes ela é apenas magra em padrões aceitáveis, o que significa que ela está bem longe de estar doente, e você deve começar a refletir sobre o assunto.
Então, antes de tomar medidas drásticas sobre esse assunto, você precisa conversar com o pediatra ou um nutricionista infantil, dessa maneira, você vai conseguir descobrir se seu filho possui carência nutricional e precisa de suplementação. Confira!
Criança magra é significado de doença?
Talvez você tenha escutado: criança magra significa doença, criança gorda significa doença, criança parada significa doença, criança vegetal significa doença.

É que tudo na boca do povo pode ser ou significa doença, algumas mães acreditam em coisas contadas por terceiros, mas sem informação, essa crença pode se tornar prejudicial para a criança, atualmente, são raras as mães que confiam cegamente em tudo o que dizem.
Criança magra significa doença? Você pode afirmar isso sem ao menos ter buscado ajuda competente sobre o assunto? A parte sensata dessa situação é que ser muito magro ou muito gordo incomoda bastante a própria pessoa, e a parte alimentar da criança pode estar totalmente em dia, porém, existem fatores que invertem toda a situação, como os genéticos.
Criança magra significa doença quando ela não se alimenta, ou realmente um fator impede de que ela se alimente, por exemplo, uma garganta inflamada, muitas vezes a criança se alimenta e logo em seguida acaba por expelir o que consumiu.
Se seu filho se alimenta corretamente, e a alimentação é baseada em nutrientes muito saudáveis, você não precisa se preocupar, o normal é que ele se desenvolva com o tempo.
Quando a criança pode ser considerada muito magra?
Se a criança magra significa doente, você não pode generalizar todas, existem características que mudam todo o contexto dessa afirmação. A desnutrição infantil não é definida apenas por extrema magreza, mas sim por falta de nutrientes para o organismo.

A criança pode ser considerada muito magra por falta de nutrientes, hábitos alimentares totalmente péssimos e frequentes, o impedimento de alimentos ricos em nutrientes.
Caso a criança não esteja em seu peso ideal e existem vezes que ela está muito acima do peso, se torna evidente que a alimentação está totalmente fora dos padrões recomendados e a qualidade está em extremo risco para a saúde, o que se torna um ponto-chave para a afirmação de criança magra significa doente.
Os pais precisam estar sempre atentos para a falta de alimentação, ou alimentação correta.
Sintomas de desnutrição infantil
Criança magra significa doente, sim, se falarmos sobre desnutrição infantil, mas esse assunto é equivocado quando associado a magreza. A situação da magreza pode ser apenas isso, mas a desnutrição já é por falta de vitaminas fundamentais para o corpo da criança e os sintomas de desnutrição infantil são:
Cansaço excessivo, problemas em seu desenvolvimento, pele pálida ou ressecada, sistema imunológico baixo, cicatrização demorada, irritações, falta de força, queda de cabelo, perda de massa muscular, e falta de energia.
Caso a desnutrição esteja em um quadro agravante, alguns órgãos como o pulmão, fígado e coração acabam comprometidos e a vida da criança começa a ter um risco alto.
Causas da desnutrição infantil
Criança magra significa doente também, quando existem algumas causas relacionadas como: desmame precoce, infecções intestinais acompanhadas de vômito ou diarreia, alimentação nutricional bem pobre, transtornos alimentares, problemas no sistema gastrointestinal, entre outros.
Como tratar a criança magra por desnutrição?
O importante é os pais se posicionarem e notar sintomas que a criança apresente, isso em primeiro lugar. Assim, a desnutrição é detectada, a criança pode ser consultada imediatamente pelo pediatra, para avaliar peso com relação à altura e idade, possibilitando que o diagnóstico seja dado.
Em seguida, será encaminhado para um especialista na área, um nutricionista infantil, que vai estabelecer planos alimentares bem adequados.