Criança magra significa criança doente?

Criança magra significa criança doente?

A maioria das pessoas comenta que criança magra significa doença, porém, isso é uma verdade? Será de fato que estar magro é sinal de criança doente? Aqui, vamos te ajudar a descobrir os pontos positivos sobre o assunto e os negativos. 

O normal é olhar e acreditar que criança magra significa doença, e o comum é que as pessoas encontrem soluções imediatas para qualquer categoria de dúvida, e geralmente recorrem para medicamentos que abrem o apetite da criança, se consultar ao menos o pediatra, mas esse é o ideal?

A criança não contém um ideal nutricional diagnosticado de baixo peso, algumas vezes ela é apenas magra em padrões aceitáveis, o que significa que ela está bem longe de estar doente, e você deve começar a refletir sobre o assunto. 

Então, antes de tomar medidas drásticas sobre esse assunto, você precisa conversar com o pediatra ou um nutricionista infantil, dessa maneira, você vai conseguir descobrir se seu filho possui carência nutricional e precisa de suplementação. Confira!

Criança magra é significado de doença?

Talvez você tenha escutado: criança magra significa doença, criança gorda significa doença, criança parada significa doença, criança vegetal significa doença.

Criança magra é significado de doença?
Criança magra. Fonte/Reprodução: original.

É que tudo na boca do povo pode ser ou significa doença, algumas mães acreditam em coisas contadas por terceiros, mas sem informação, essa crença pode se tornar prejudicial para a criança, atualmente, são raras as mães que confiam cegamente em tudo o que dizem. 

Criança magra significa doença? Você pode afirmar isso sem ao menos ter buscado ajuda competente sobre o assunto? A parte sensata dessa situação é que ser muito magro ou muito gordo incomoda bastante a própria pessoa, e a parte alimentar da criança pode estar totalmente em dia, porém, existem fatores que invertem toda a situação, como os genéticos.

Criança magra significa doença quando ela não se alimenta, ou realmente um fator impede de que ela se alimente, por exemplo, uma garganta inflamada, muitas vezes a criança se alimenta e logo em seguida acaba por expelir o que consumiu. 

Se seu filho se alimenta corretamente, e a alimentação é baseada em nutrientes muito saudáveis, você não precisa se preocupar, o normal é que ele se desenvolva com o tempo. 

Quando a criança pode ser considerada muito magra?

Se a criança magra significa doente, você não pode generalizar todas, existem características que mudam todo o contexto dessa afirmação. A desnutrição infantil não é definida apenas por extrema magreza, mas sim por falta de nutrientes para o organismo.

Quando a criança pode ser considerada muito magra?
Quando a criança é realmente magra? Fonte/Reprodução: original.

A criança pode ser considerada muito magra por falta de nutrientes, hábitos alimentares totalmente péssimos e frequentes, o impedimento de alimentos ricos em nutrientes.

Caso a criança não esteja em seu peso ideal e existem vezes que ela está muito acima do peso, se torna evidente que a alimentação está totalmente fora dos padrões recomendados e a qualidade está em extremo risco para a saúde, o que se torna um ponto-chave para a afirmação de criança magra significa doente.

Os pais precisam estar sempre atentos para a falta de alimentação, ou alimentação correta.

Sintomas de desnutrição infantil

Criança magra significa doente, sim, se falarmos sobre desnutrição infantil, mas esse assunto é equivocado quando associado a magreza. A situação da magreza pode ser apenas isso, mas a desnutrição já é por falta de vitaminas fundamentais para o corpo da criança e os sintomas de desnutrição infantil são: 

Cansaço excessivo, problemas em seu desenvolvimento, pele pálida ou ressecada, sistema imunológico baixo, cicatrização demorada, irritações, falta de força, queda de cabelo, perda de massa muscular, e falta de energia.

Caso a desnutrição esteja em um quadro agravante, alguns órgãos como o pulmão, fígado e coração acabam comprometidos e a vida da criança começa a ter um risco alto.

Causas da desnutrição infantil

Criança magra significa doente também, quando existem algumas causas relacionadas como: desmame precoce, infecções intestinais acompanhadas de vômito ou diarreia, alimentação nutricional bem pobre, transtornos alimentares, problemas no sistema gastrointestinal, entre outros.

Como tratar a criança magra por desnutrição?

O importante é os pais se posicionarem e notar sintomas que a criança apresente, isso em primeiro lugar. Assim, a desnutrição é detectada, a criança pode ser consultada imediatamente pelo pediatra, para avaliar peso com relação à altura e idade, possibilitando que o diagnóstico seja dado. 

Em seguida, será encaminhado para um especialista na área, um nutricionista infantil, que vai estabelecer planos alimentares bem adequados.


Comments

Uma resposta para “Criança magra significa criança doente?”

  1. […] Desde o Egito Antigo até a França medieval, a cebola tem sido usada para adicionar sabor e nutrição aos pratos, além de ser considerada um remédio natural para uma variedade de doenças. Hoje, a cebola é […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *