Quais são os efeitos da farinha láctea no organismo?

Quais são os efeitos da farinha láctea no organismo?

A farinha láctea é um dos suplementos alimentares infantis mais conhecidos e consumidos no Brasil. 

Entre diversas razões está o fato de que além de ser muito nutritivo o alimento é muito saboroso e adocicado sendo muito agradável ao paladar infantil. A farinha láctea também tem a vantagem de ser bastante dinâmica nas refeições podendo ser acompanhamento para frutas, vitaminas, leites, mingaus, sorvetes e inúmeras outras refeições e bebidas. Vamos entender o que é e como a farinha láctea age no organismo!

Afinal, o que é a farinha láctea?

A farinha láctea é uma combinação de farinha de cereais, geralmente o trigo, com leite somado a algumas vitaminas e minerais como zinco e ferro. Essa mistura nutritiva e saborosa foi um dos responsáveis pelos primeiros anos do império da marca Nestlé. 

Afinal, o que é a farinha láctea?
Como usar a farinha láctea. Fonte/Reprodução: original.

Quando o produto foi criado, Henri Nestlé,  seu criador, o pensou como um substituto para o leite materno para crianças privadas desta fonte natural. Mas hoje a farinha láctea já se popularizou e além de ser sim ainda uma fonte de suplemento alimentar para crianças desnutridas ou que têm dificuldade com certos alimentos, também é vista como um ingrediente para enriquecer e agregar em receitas de doces e bebidas lácteas.

Quais nutrientes da farinha láctea?

Como dissemos, a farinha láctea é utilizada para enriquecer a dieta de crianças. A farinha é rica em diversos minerais como ferro, zinco e fósforo. Também tem vitaminas do complexo B e vitaminas A, C, D e até vitaminas E.

A farinha também tem bastante carboidrato e apresenta alguns níveis elevados de açúcares, algo que pode ser alarmante quando consumida em grandes quantidades. Consumir moderadamente a farinha láctea é a chave para conseguir absorver as melhores coisas do alimento, principalmente quando combinadas com frutas e vitaminas. 

Benefícios no consumo de farinha láctea

A farinha láctea como nós apresentamos contém inúmeros nutrientes essenciais para o crescimento e formação da criança. Minerais como ferro e vitaminas como a vitamina C são necessários para o crescimento infantil e auxiliam não só no desenvolvimento como também fortalece a saúde dos pequenos. 

Benefícios no consumo de farinha láctea
Quais os benefícios. Fonte/Reprodução: original.

A farinha também é muito agradável ao paladar e popular entre a criançada, sendo um prato fácil para a criança consumir e podendo convencê-la a consumir frutas – algo frequentemente difícil nessa idade – se for misturada com farinha láctea.

Outro fator que auxilia nos benefícios da farinha láctea é que a mistura contém leite e todos os seus nutrientes como o cálcio que auxilia no desenvolvimento e protege os ossos.

Quais efeitos no consumo de farinha láctea? (engorda, emagrece, ganha massa…)

A farinha láctea infelizmente apresenta baixa quantidade de proteína, altas quantidade de açúcares e glúten. Então deve ser consumida de modo moderado, sem nenhum exagero. Devido a quantidade de açúcares e carboidratos a farinha láctea pode sim, caso consumida de modo frequente, engordar. 

Uma dica para quem ama farinha láctea mas está procurando emagrecer é consumir a farinha com algum alimento que contém fibras. Isso desacelera a absorção do carboidrato pelo organismo aplacando o ganho de gordura. 

Já para quem quer treinar pesado, a farinha láctea pode ser um bom prato. Os níveis de carboidratos dão energia quando a farinha é consumida anterior a algum treino de alto rendimento. 

Há contraindicações em consumir farinha láctea?

Caso você tenha intolerância a glúten ou lactose é melhor evitar a farinha láctea pois ela contém ambos componentes. Os alérgicos a grãos como soja, trigo, cevada, aveia e centeio também devem evitar a farinha láctea pois ela contém todos esses cereais. 

A farinha láctea é um excelente alimento, muito saboroso e nutritivo mas deve ser consumido com moderação. O ideal é que um pacote de 600 gramas dure aproximadamente um mês inteiro.


Comments

2 respostas para “Quais são os efeitos da farinha láctea no organismo?”

  1. […] mesmo que nosso corpo naturalmente o produza, também é possível consumi-lo por alimentos e suplementos, uma vez que a falta dele no corpo pode resultar na diminuição de insulina, aumentar a debilidade […]

  2. […] gente, principalmente por possuir diversas opções disponíveis no mercado. Conheça mais sobre os suplementos para cabelo, seus benefícios e as melhores opções para você cuidar dos seus […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *