Bacalhau é remoso? Saiba!

Bacalhau é remoso? Saiba!

Você já ouviu falar que bacalhau é remoso? Segundo o dicionário, a palavra “remoso” se refere a uma comida “capaz de prejudicar a saúde”. Ou seja, remoso é todo alimento que causa algum tipo de problema para o nosso corpo, como infecções ou alergias. 

Mas será que esse é o caso do bacalhau? É o que veremos neste artigo! Confira quais os benefícios do bacalhau para nossa saúde, como ele é preparado e se, de fato, o bacalhau é remoso. Acompanhe a leitura!

O que é bacalhau? 

O bacalhau é um dos alimentos que foi incorporado à cultura brasileira, principalmente pela sua relação com festividades de origem judaicas e relacionadas ao cristianismo, como a Páscoa. 

Existem pelo menos cinco espécies de peixes que recebem o título de bacalhau. Porém, existe o bacalhau legítimo, que é o menor dos cinco, o Gadus morhua, conhecido também como Bacalhau do Porto.

Bacalhau é remoso? Saiba!
Fonte/Reprodução: original.

Principalmente por ser um peixe tão popular no imaginário brasileiro, pode surgir a dúvida se, de fato, o bacalhau é remoso ou não. Mas antes, vale a pena conhecer um pouco mais dos benefícios de consumir o peixe.

Quais são os benefícios do bacalhau?

Se o bacalhau é remoso ou não, ainda iremos descobrir, mas uma coisa é fato: bacalhau é rico em ômega 3, vitaminas A, D, E, B6 e B12. Além disso, o peixe possui um baixo valor calórico, sendo também uma grande fonte de cálcio, fósforo e sódio.

O bacalhau traz inúmeros benefícios para o nosso corpo, principalmente se você está procurando algo para diminuir o seu colesterol ruim (LDL) e fortalecer seu o sistema imunológico. Vamos conhecer alguns outros grandes benefícios do bacalhau:

Reduz o estresse e ansiedade

Se você está procurando algo que te ajude a se estressar menos, ou diminuir seu estresse, o bacalhau é o que você está procurando. Ele é rico em ácidos graxos, que contribuem para que o cérebro receba mais sangue, reduzindo assim o estresse e a ansiedade.

Protege a pele

O bacalhau possui grandes reservas de vitamina A, que ajuda a limpar a pele e prevenir o aparecimento de acne. Se você consumir bacalhau, notará que sua pele ficará menos oleosa.

Ajuda o seu coração

Uma das substâncias que ajudam nosso coração a se manter saudável é o magnésio, que está presente em grande quantidade no bacalhau. O magnésio ajuda a manter os nossos batimentos cardíacos regulados.

É uma grande fonte de proteínas

Se você quer algo que te dê muitas proteínas, mas está preocupado com as calorias, o bacalhau é a solução para você! O peixe é rico em proteínas, que ajudam a deixar nossos músculos saudáveis e diminuem nosso desgaste físico.

Bacalhau é remoso?

Chegamos à questão principal: afinal, o bacalhau é remoso ou não? Um dos grandes problemas do bacalhau é que ele possui muito sódio na sua composição. A porção de uma xícara de bacalhau possui cerca de 552 mg de sódio. Por isso, sim, o bacalhau pode ser considerado como um alimento remoso.

Segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, os adultos não devem consumir mais do que 2,300 mg de sódio por dia e aqueles com pressão arterial alta não devem consumir mais do que 1,500 mg.

Bacalhau é remoso?
Fonte/Reprodução: original.

Ingerir quantidades elevadas de sódio pode ser muito perigoso. A Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, relatou que o consumo exagerado deste mineral pode causar grandes problemas, como retenção de líquidos, hipertensão, ataque cardíaco e até mesmo acidente vascular cerebral (AVC).

Existem também relatos de reações alérgicas ao consumo do peixe, por isso, é importante cortar o consumo, caso perceba qualquer tipo de reação alérgica. Em todo caso, o bacalhau é remoso para algumas pessoas que podem sofrer de condições avessas ao sódio.

Como o bacalhau é preparado? 

Siga os seguintes passos para preparar o seu bacalhau da melhor maneira possível:

  • Para preparar o bacalhau, é importante primeiro retirar o sal do peixe. Para fazer isso, pegue o peixe e o enxágue em água fria corrente;
  • Depois, coloque a pele do peixe voltada para cima dentro de um recipiente cheio de água, lembre-se sempre de usar água fria. Depois, de 12 em 12 horas, troque a água, faça isso por pelo menos 24 ou 48 horas, dependendo de quanto sal tenha no bacalhau;
  • Agora, basta guardá-lo no congelador para quando quiser prepará-lo. Para prepará-lo, basta secá-lo com um pano limpo e escolher a receita.

Como vimos, o bacalhau é uma ótima fonte de proteínas e traz inúmeros benefícios para o corpo humano e previne diversos tipos de doenças. Mas é preciso ter bastante cautela quando for consumi-lo, já que para algumas pessoas o Bacalhau é remoso e pode fazer mal, desencadeando alergia e inflamações.


Comments

Uma resposta para “Bacalhau é remoso? Saiba!”

  1. […] o peixe bonito possui espinhas, assim como a maioria das espécies de peixe. Mas durante o processo de preparação, elas podem ser removidas para facilitar o consumo. Porém, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *