Creme de leite é remoso?

Creme de leite é remoso?

O creme de leite é remoso? Essa é uma dúvida que pode assolar algumas pessoas, principalmente pelo fato do creme de leite ser um produto bastante utilizado, seja em receitas salgadas ou doces.

Um alimento remoso possui um alto índice de gordura em sua composição, o que faz os alimentos remosos causarem ou aumentarem uma inflamação. Por isso, esses alimentos devem ser evitados após uma cirurgia, um corte ou até mesmo a colocação de um piercing ou brinco.

Neste post você saberá se o creme de leite é remoso e quais cuidados são necessários ter ao consumir esse tipo de alimento.

Creme de leite é remoso?

Não, o creme de leite não é considerado um alimento remoso. Porém, por ser extremamente rico em gordura animal, visto que é um alimento derivado do leite, o mesmo pode ser perigoso para pessoas alérgicas e intolerantes à lactose, podendo causar reações alérgicas e inflamação.

Creme de leite é remoso?
Fonte/Reprodução: original.

No entanto, o creme de leite é remoso caso esteja estragado, por isso é necessário verificar a data de validade deste tipo de alimento com mais afinco.

Alimentos remosos

Porém, ao contrário do creme de leite, temos uma lista de alimentos que são considerados remosos, e que por isso devem ser evitados em certas situações. São eles: refrigerante, salsicha, presunto, linguiça, açúcar, carne de porco, mariscos, caranguejo, uma parte dos fast food e abacates. Esses são apenas alguns dos alimentos remosos. 

Para saber quais alimentos consumir quando está em processo de cicatrização, o indicado é que procure seu médico.

Creme de leite faz mal?

Apesar de não ser um alimento remoso, o creme de leite pode fazer mal caso seja consumido em excesso, pois o mesmo possui uma alta quantidade de gordura saturada.

Por que as gorduras saturadas fazem mal?

A gordura saturada está diretamente relacionada ao aumento do colesterol ruim, o que pode acabar ocasionando obstruções de artérias, por exemplo. O recomendado é que o consumo de gordura saturada não passe de 5% das calorias ingeridas durante o dia todo.

Por que as gorduras saturadas fazem mal?
Fonte/Reprodução: original.

O creme de leite, por exemplo, tem uma média de 2,2 g de gordura saturada em uma colher e meia. Então, caso você utilize o creme de leite todos os dias, em várias receitas, o consumo diário desse tipo de gordura pode passar o recomendado, e, desta forma, o creme de leite pode começar a fazer mal.

Quais cuidados necessários com consumo do creme de leite?

Desta maneira, alguns cuidados relacionados ao consumo do creme de leite devem existir.

  • Primeiramente, evite usar o creme de leite todos os dias, alterne o uso desse produto dentro das suas receitas. 
  • Caso necessite utilizar o creme de leite com frequência, busque marcas que possuam uma quantidade menor de gordura em sua composição. Você pode fazer essa análise das gorduras ao verificar o rótulo do produto;
  • O indicado é que você consuma cerca de uma colher de sopa de creme de leite por dia;
  • Se você possui problemas no fígado, o creme de leite deve ser evitado;
  • Ao comprar seu produto, verifique sempre se a embalagem do mesmo está intacta, pois caso esteja com alguma avaria, o produto pode ter sido contaminado;
  • Jamais consuma o produto após o prazo de validade;
  • O ideal é que após abrir o creme de leite, você o armazene em uma bacia com tampa e o consuma em no máximo dois dias.

O creme de leite é um grande aliado na maioria das receitas, mas o seu consumo precisa ser feito de forma consciente, respeitando sempre o limite determinado por conta da gordura saturada presente neste alimento. 

Isso quer dizer que não devo mais consumir o creme de leite? Não, longe disso. O objetivo é que o uso seja feito com cautela, pois é de conhecimento geral que tudo em excesso, em algum momento, irá fazer mal.


Comments

3 respostas para “Creme de leite é remoso?”

  1. […] reúna os ingredientes necessários: leite, creme de leite, açúcar, essência de baunilha e os sabores ou frutas desejados. Em seguida, aqueça o leite e o […]

  2. […] saber se o chocolate é carregado é relevante, tendo em vista que o doce está na dieta da maioria das pessoas, de forma regular ou corriqueira. Neste texto, vamos explorar […]

  3. […] percepção se transformou em uma ideia, e a partir daí o leite passou a ser armazenado em uma bolsa de couro, que era feita de um animal lactante, e depois de se […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *