saiba se a maçã emagrece ou engorda. confira!

Saiba se a maçã emagrece ou engorda: confira!

A maçã é uma fruta consumida por pessoas de todas as idades, inclusive, é uma das primeiras frutas que os bebês comem durante a introdução alimentar. Mas e aí, a maçã emagrece ou engorda?

O que é a maçã?

Na verdade, a maçã é um pseudofruto, assim como o morango e a pera. Existem vários tipos de maçãs, as mais famosas são a gala e a fuji.

o que é a maçã
Fonte/Reprodução: original

A maçã gala é menor, tem o sabor mais doce e textura mais crocante. A maçã fuji é maior, tem a coloração mais forte e é bem firme.

Quantas calorias há em uma maçã?

Para saber se a maçã emagrece ou engorda, precisamos saber quantas calorias contém essa fruta. A maçã é uma das frutas menos calóricas, cerca de 170g da fruta contém aproximadamente 80 calorias.

A maçã engorda ou ajuda a emagrecer?

A maçã é uma fruta rica em carboidratos, é ótima para ser consumida no pré-treino. Também é uma fruta que consegue combater a obesidade, por promover benefícios à flora intestinal, como comprovam alguns estudos.

Ou seja, combinar a maçã com uma alimentação equilibrada e exercícios físicos, pode sim trazer alguns benefícios que auxiliam no emagrecimento ou pelo menos evitam o ganho de peso.

Quais são os benefícios da maçã?

Os benefícios do consumo da maçã para a saúde são muitos, confira alguns a seguir.
Ajuda no cérebro

A grande quantidade de antioxidantes e vitaminas presentes na maçã ajudam a melhorar o funcionamento do cérebro.

Faz bem para o coração

A maçã reduz o colesterol ruim no sangue e controla a pressão arterial. Ajudando a reduzir as doenças cardiovasculares.

Intestino regulado

Para quem quer se livrar da prisão de ventre, consumir a maçã com casca ajuda muito. Por conta das suas fibras e probióticos, ela auxilia a regular o funcionamento do intestino.

Melhora a imunidade

Fonte de vitamina C, contribui para o aumento da imunidade e diminuição de doenças.
Sensação de saciedade

Por ser uma fruta extremamente rica em fibras, ela promove uma sensação de saciedade maior, ajudando a reduzir o consumo de outros alimentos.

Quantas maçãs comer por dia?

Existe um ditado que fala que comer uma maçã por dia faz com que você fique longe dos consultórios médicos. O único cuidado é com gestantes e lactantes que não devem consumir a fruta em excesso.

Como colocar a maçã na alimentação do dia a dia?

Ela é versátil e pode tanto ser consumida in natura, quanto utilizada em sucos, receitas doces e até mesmo como acompanhamento de receitas salgadas. Se você quer aproveitar mais as maçãs, veja uma ótima receita para não desperdiçar nada da fruta.

Maçãs Carameladas

Você vai precisar de:

  • 3 maçãs cortadas em pedaços
  • 1 colher se suco de limão
  • 1 xícara de açúcar
  • 3 colheres de manteiga
  • Canela e cravo da Índia se desejar

Modo de preparo: para começar, misture as maçãs com o suco de limão e reserve. Na panela, misture água, açúcar, canela, cravo e misture até virar caramelo. Adicione a manteiga até misturar. Depois disso, acrescente as maçãs e cozinhe até que elas fiquem macias.

Quais malefícios podem ser provocados pela maçã?

A maçã não faz mal nenhum à saúde. A única indicação é não consumir as sementes, pois elas têm componentes que podem causar mal estar.

Se você ainda não colocou a maçã na sua rotina de alimentação, agora não tem mais desculpas de não incluí-la. É um alimento extremamente saboroso e que proporciona muitos benefícios para a saúde.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *