Confira as 7 plantas para ajudar na digestão

Confira as 7 plantas para ajudar na digestão

É natural que as pessoas sintam desconforto durante a digestão, o bom é que existem plantas para ajudar na digestão e melhorar sua eficiência. Cada uma delas possuem substâncias específicas que auxiliam nesse processo. Promovem a eliminação de gases, estimulam a produção de enzimas digestivas e aceleram a absorção de nutrientes pelo organismo.

Incorporar essas plantas à alimentação pode ser uma ótima forma de manter a saúde digestiva em dia e prevenir problemas gastrointestinais. Por esta razão, neste conteúdo, apresentaremos quais são essas plantas para ajudar na digestão, confira!

O que são plantas para ajudar na digestão?

As plantas para ajudar na digestão são plantas medicinais que possuem propriedades terapêuticas que melhoram o processo digestivo. Essas plantas são utilizadas em tratamentos complementares para aliviar sintomas como indigestão, refluxo, azia e outros problemas gastrointestinais.

O que são plantas para ajudar na digestão
Fonte/Reprodução: original

Estas plantas para ajudar na digestão podem, sim, ser inseridas em sua vida, porém não substituem a orientação de um médico e nutricionista.

Quais os benefícios das plantas para ajudar na digestão

As substâncias presentes nessas plantas para ajudar na digestão estimulam a produção de enzimas digestivas, aceleram a absorção de nutrientes pelo organismo e reduzir a formação de gases e inchaço abdominal.

Cada planta possui suas propriedades, e pode ajudar bastante aquelas pessoas que buscam uma forma natural de tratar esse desconforto.

Quando e para quem é indicado a usar plantas para ajudar na digestão?

São indicadas para qualquer pessoa que deseja melhorar a saúde digestiva e aliviar sintomas como indigestão, refluxo, azia e inchaço abdominal.

Quando e para quem é indicado a usar plantas para ajudar na digestão
Fonte/Reprodução: original

Entretanto, é imprescindível que a utilização dessas plantas precisa ser de modo cauteloso e com avaliação de um profissional qualificado, especialmente para pessoas que possuem histórico de doenças gastrointestinais, gestantes, lactantes e crianças.

O uso excessivo ou inadequado de plantas medicinais pode causar efeitos colaterais, interagir com medicamentos e comprometer a saúde do organismo.

Quais são as 7 plantas para ajudar na digestão?

Plantas são muito benéficas e por esse motivo contribuem para a melhora da digestão e alívio de sintomas. Abordaremos a seguir cada uma dessas plantas em detalhes suas propriedades e como utilizá-las para obter melhores resultados.

Losna

Suas propriedades terapêuticas estão relacionadas à presença de substâncias como a absintina, anabsintina e artabsina, que possuem efeito estimulante sobre a produção de enzimas digestivas e a secreção de bile pelo fígado.

Além disso, a losna também pode melhorar a motilidade intestinal, ajuda a reduzir a sensação de inchaço e desconforto abdominal.

O uso da losna deve ser feito com cautela e orientação de um profissional qualificado, pois em doses excessivas, a planta pode ser tóxica e prejudicar a saúde do organismo. Em geral, é indicada para aliviar sintomas de indigestão, flatulência e para estimular o apetite.

Carqueja

Carqueja é uma das plantas para ajudar na digestão benéficas para aquelas pessoas que possuem azia e gastrite. Uma vez que auxilia na proteção e reparação da mucosa. E ainda diminui a produção de ácido clorídrico. Ou seja, os sintomas associados como vômito, enjoo e outros podem ser melhorados.

Batata doce

Alimento com alto teor de fibras e amido resistente, nutrientes que ajudam a melhorar o processo digestivo. As fibras presentes na batata doce atuam como um laxante natural, ajudando a regularizar o trânsito intestinal e prevenir a constipação.

Essas fibras também são responsáveis por promover saciedade, o que pode contribuir para o processo de emagrecimento.

Saião

Suas folhas contêm um composto chamado boldina. Ela atua como um tônico para o sistema digestivo, que estimula a produção de enzimas digestivas e reduz a inflamação no trato gastrointestinal.

Erva baleeira

É rica em flavonoides e taninos, que ajudam a acalmar o sistema digestivo, reduzem a inflamação e aliviam sintomas como cólicas, flatulência e diarreia. Essa planta é uma excelente opção natural para melhorar a digestão e manter a saúde gastrointestinal em dia. Também pode ajudar em casos de úlceras gástricas e gastrite.

Alumã

Propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes ajudam a reduzir a inflamação no trato gastrointestinal, o que alivia sintomas como náuseas, cólicas e diarreia.

A alumã contém compostos ativos que estimulam a produção de sucos digestivos, ajuda a melhorar a digestão e a absorção de nutrientes pelo organismo. Sua ação diurética também pode ser benéfica para a saúde do sistema digestivo, auxilia a eliminar toxinas do corpo e função de rins e do fígado.

Boldo

Por conter compostos de ação anti-inflamatória e também antioxidante, protegem células do trato gastrointestinal, reduz a inflamação e alivia sintomas como náuseas, vômitos e dores abdominais.

Também possui propriedades diuréticas, ajuda na eliminação de toxinas do corpo e melhora o funcionamento dos rins. Por ter o composto boldina, estimula a produção de bile para auxiliar na absorção de gordura e reduzir a flatulência.

Com isso, você conheceu as plantas para ajudar na digestão. Assim, quando precisar, já sabe qual escolher de acordo com seu problema. Mas claro, não faça uso indiscriminado, pois, elas são apenas para aliviar os sintomas.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *