cardápio de dieta antifermentativa ideal para evitar gases intestinais

Cardápio de dieta antifermentativa: ideal para evitar gases intestinais

Gases são os vilões que causam um tremendo desconforto abdominal. Eles são gerados
por alguns alimentos fermentativos que estão inclusos em nossas refeições diárias.

Por mais que seja comum ter flatulência, em alguns casos pode estar relacionado a má digestão e outros problemas subjacentes. Se está incomodado com o excesso desses sintomas o cardápio dieta antifermentativa irá te ajudar a aliviar!

O que é a dieta antifermentativa?

Essa dieta é constituída por alimentos antifermentativos que ajudam no combate a flatulência e seus sintomas. Ajuda a melhorar a digestão e evitar que aconteçam em momentos inoportunos.

o que é a dieta antifermentativa
Fonte/Reprodução: original

Essa dieta possibilita que você se livre daquela sensação de estômago estufado, dolorido e mal-estar.

Como montar cardápio de alimentos para dieta antifermentativa?

Essa dieta pode ser um pouco restritiva. Você deve montar um cardápio que inclua alimentos saudáveis e que não façam fermentação durante a digestão. Veja abaixo, como é possível incluir alimentos em sua dieta para aliviar essa questão.

Alimentos que são indicados para dieta antifermentativa

Você pode fazer algumas mudanças ao escolher os produtos no supermercado. Dê preferência a frutas que ajudam o intestino a trabalhar, como: ameixa, frutas secas, laranja, maçã com casca, entre outras.

Opte por queijos com menos gordura, queijo minas e ricota, por exemplo. Insira legume e verduras que possuam pouco carboidrato (cenoura, agrião, gengibre, chuchu, mandioquinha, salsa, abobrinha).

No café matinal, você optar por comer uma fruta como o mamão e iogurte rico em probiótico, ou uma torrada com queijo minas. O almoço deve ser constituído por carnes magras, frango e peixe, por exemplo, acompanhado de salada de alface ou legumes.

Para o lanche você pode comer torradas, biscoito de água e sal ou polvilho, acompanhado de um chá ou suco. O jantar pode ser parecido com o almoço, um peixe grelhado ou frango assado é muito apetitoso.

Alimentos não indicados para dieta antifermentativa

Não coma alimentos com alto teor de açúcar, proteína e carboidrato em excesso. O desequilíbrio na alimentação facilita com que episódios de flatos e o desconforto abdominal aumentem.

Evite: refrigerantes,café, doces, pão, couve-flor, batata-doce, massas, feijão, carnes com alto teor de gordura, bebidas alcoólicas, frituras, molhos prontos industrializados e outros semelhantes. Importante evitar leguminosas e ovo cozido também.

Dica de alimentos que ajudam a eliminar os gases intestinais

Chás são bem vindos para ajudar na sua digestão, experimente tomar chá de hortelã o
qual ajuda e combater o inchaço e flatulência. Outro que pode ajudar é o alecrim, ele reduz os sinais de má digestão.

Probióticos são seus aliados nesse combate. São responsáveis por fazer a manutenção das
bactérias presentes no seu sistema digestório. Ajudam na digestão por aumentar a quantidade de bactérias boas e combater aquelas que causam o problema.

Esses probiótico podem ser encontrados em iogurtes, alguns laticínios e outros alimentos (kefir, chucrute, leite fermentado, etc.) Não esqueça de apostar nas frutas laxativas e manter seu corpo bem hidratado.

Ao se alimentar, procure mastigar bem cada elementos e ter certeza que triturou bem a comida com os dentes, isso facilita a captação de nutrientes. Se puder, não fale muito quando estiver comendo.

O ato de falar durante esse momento possibilita a entrada de ar, que resultará em gases. Diminua a quantidade de comida no prato e faça mais refeições ao dia.


Comments

4 respostas para “Cardápio de dieta antifermentativa: ideal para evitar gases intestinais”

  1. […] açaí pode e deve fazer parte do cardápio mundial, essa frutinha é extremamente útil para a saúde, ele é repleto de vitaminas, proteínas, […]

  2. […] Cada tipo de planta ou erva possui suas contraindicações específicas, por isso, o recomendado antes de tomar os chás medicinais é pedir orientação para o médico que faz seu acompanhamento. […]

  3. […] nutrientes e para proteger a saúde. Mas, lembre-se, é interessante que o peixe esteja presente em uma dieta equilibrada para que seus benefícios sejam melhor […]

  4. […] começar em casa, as crianças precisam ter em seus lares, adultos que incentivem rotinas de boa alimentação e que participem de suas atividades físicas de forma […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *