Comer pão dormido engorda?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Comer pão dormido engorda?

Table of Contents

Geralmente, as pessoas costumam se perguntar se pão dormido engorda. Pensar nisso é importante já que o pão é muito utilizado tanto no Brasil como no mundo, e por ser muito comercializado, alguns costumam criar algumas afirmações sobre o alimento.

Entretanto, será que é mito ou verdade que pão dormido engorda? Confira a resposta dessa pergunta nesse texto e conheça boas formas de incluí-lo de uma maneira saudável na dieta e ainda veremos nos próximos tópicos como o pão fresco e o dormido se diferem muito pouco.

Comer pão dormido engorda?

Vamos partir para a pergunta principal do tema: pão dormido engorda? A resposta para o questionamento vai variar conforme a quantidade que a pessoa consome. Acontece que devido à exposição constante com o ar, o pão troca umidade e perde a quantidade de água inicial que tinha ao sair do forno. 

Quais riscos ao consumo de pão dormido?

A principal crença que leva as pessoas a acharem que pão dormido engorda é justamente o consumo em excesso. Devido a sua menor quantidade de água, ao ingerir o alimento tem-se uma sensação de uma ingestão mais leve.

Quais riscos ao consumo de pão dormido?
Pães dormidos e secos. Fonte/Reprodução: original.

Acontece que o pão dormido ainda contém as mesmas quantidades dos outros nutrientes que o formam mesmo com a ação do ar, ou seja, uma quantidade alta de carboidratos e açúcares. Logo, uma alta ingestão constante pode provocar ganho de peso e desregular dietas bem equilibradas.

É melhor comer pão dormido ou pão fresco?

Em comparação ao pão fresco, o dormido apenas perde em quantidade de água, fato que o deixa mais duro e de mais difícil consumo em relação ao primeiro, principalmente para pessoas que usam aparelho nos dentes. Fora isso, não há perigos de consumo diferentes somente pelo fato do tempo de fabricação do pão.

Quais são os benefícios de se comer pão dormido?

Como afirmamos, os nutrientes do pão dormido em comparação ao fresco não mudam praticamente nada. Logo, cabe pensar que os benefícios nutricionais também serão os mesmos. Assim, os benefícios do pão dormido são:

  • Carga rápida e eficiente de carboidratos;
  • Versatilidade alimentar, ou seja, combina com muitos alimentos;
  • Facilidade de digestão.

Vale mencionar que alguns pesquisadores estudam a possibilidade do pão dormido conter duas substâncias importantes para o combate da obesidade e na regulação dos hormônios do intestino: butirato e propionato. Seja verdade ou não, o fato é que o pão pode ser incluído na sua dieta como veremos no próximo tópico.

Como posso evitar ganhar peso ao comer um pão da noite?

Agora que já falamos bastante e respondemos se o pão dormido engorda, vamos mostrar como consumir o alimento sem problemas com peso. Primeiro de tudo, é necessário um controle na quantidade de pães consumidos. Se o objetivo é perda ou manutenção de peso, recomenda-se no máximo duas unidades diárias do alimento.

Como posso evitar ganhar peso ao comer um pão da noite?
Pão com sopa. Fonte/Reprodução: original.

Entretanto, essa quantidade pode variar a depender do estilo da rotina da pessoa. Se ela gastar muito mais energia por conta de seu trabalho, estudos, o consumidor pode aumentar o consumo. Outra atenção que deve se considerar é o recheio escolhido para acompanhar o pão. 

Carnes gordurosas e ultra-processados como linguiça, presunto, mortadela e derivados são outros fatores que auxiliam o aumento de problemas de saúde. Portanto, atente-se! Devido a esse contexto, consulte sempre um nutricionista para que ele faça o estudo do comportamento de seu corpo com alimentos.

Com essa parte dita, espera-se que você saiba se o pão dormido engorda e possa consumi-lo da maneira correta sem medos. Para colaborar com a divulgação do material, compartilhe em seus meios comunicativos e sempre que precisar de ótimas informações, retorne para este site.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook