Maxixe é carregado e o que é? Veja mais sobre essas dúvidas!

Maxixe é carregado e o que é? Veja mais sobre essas dúvidas!

O maxixe é um fruto saboroso e nutritivo muito presente na culinária brasileira e muitos se preocupam se o maxixe é carregado, porque é de conhecimento popular que alimentos remosos ou carregados não podem ser consumidos por pessoas que estão em processo de cicatrização. 

Nesse sentido, quem acabou de fazer uma tatuagem, piercing ou fez uma cirurgia, deve evitar tais alimentos que comumente são ricos em açúcar e sódio, além de gorduras “ruins”. Descubra neste artigo se maxixe é carregado, quais são os seus benefícios, quais são os tipos e muito mais!

O que é o Maxixe?

O maxixe (Cucumis anguria) é uma fruta de formato ovalado que também é conhecida como galinha-arrepiada, por conter diversos espinhos moles em sua superfície. Suas principais características são principalmente o seu tamanho, os espinhos e a cor verde-claro que ele possui.

O que é o Maxixe?
Fonte/Reprodução: original.

O vegetal pode ser encontrado facilmente em feiras e supermercados, além de ser um alimento nutritivo e flexível por poder estar presente em diversos pratos. Ainda assim, muitos se perguntam se o maxixe é carregado, pois a informação não é de conhecimento popular.

O Maxixe é carregado?

O maxixe é um alimento rico em zinco, mineral essencial para o corpo que age na produção de proteínas e promove a redução de proteínas inflamatórias do corpo. Então, se você ainda está se perguntando se o maxixe é carregado, saiba que ele não é.

Vale ressaltar que o mineral possui uma forte presença no maxixe cru que normalmente está presente em saladas, não em sua versão cozida. Sendo assim, se está buscando por um alimento que te ajude no processo de cicatrização, o maxixe é ideal.

Quais os benefícios do consumo do Maxixe?

O consumo do maxixe é muito benéfico para o corpo, não apenas por não ser carregado, mas por contar com outras propriedades que podem até mesmo prevenir doenças. Esses benefícios incluem:

1- Previne a anemia

O maxixe é rico em vitamina C, que auxilia na absorção de ferro, um mineral essencial para o sangue, visto que sua carência é a principal causa da anemia.

3- Rico em vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B atuam diretamente no funcionamento do sistema nervoso, prevenindo doenças como a demência e o Alzheimer.

4- Previne o envelhecimento precoce

O maxixe é um excelente antioxidante, assim ele combate os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce celular, o que ajuda a manter boa aparência de pele e cabelos, além de auxiliar na prevenção de doenças.

5- Rico em cálcio

Por ser rico em cálcio, o maxixe atua fortalecendo os ossos e dentes, prevenindo doenças do sistema ósseo, como a osteoporose.

Quais os tipos do Maxixe?

Existe uma diversidade de tipos de maxixe que podem variar em tonalidades, tamanhos e formatos, podendo também ser útil para outras finalidades. Alguns dos mais conhecidos e amplamente consumidos, são:

1- Maxixe do Pará

O maxixe do pará tem como principal característica seu formato comprido e cônico em suas pontas. Ele pode variar em tamanho e formato, e além de servir como alimento (antes de maturar), também é utilizado como bucha de banho (quando maduro e seco).

2- Maxixe do Reino

Diferente do comum, o maxixe do reino não possui espinhos moles e possui um tamanho maior. Ele também é conhecido como chuchu-de-vento ou maxixe-fofo.

Como consumir o Maxixe?

O maxixe pode ser consumido de diversas maneiras podendo ser servido cru em saladas, cozidos ou assados. O maxixe recheado é uma das diversas receitas que você pode fazer para variar o cardápio, bem como a maxixada, que é deliciosa e pode ser servida sozinha ou com acompanhamentos diversos.

Como consumir o Maxixe?
Fonte/Reprodução: original.

Tendo em vista que agora que você sabe que não é correto afirmar que maxixe é carregado, você pode buscar por receitas e adotar o fruto em sua dieta.

Tabela de informação nutricional do Maxixe

Conhecer a tabela de informação nutricional do maxixe é muito importante para entender a quantidade de vitaminas e minerais que vai consumir. Confira abaixo quanto contém, de cada nutriente, 100 gramas de maxixe cozido e cru:

COMPONENTESTABELA NUTRICIONAL DO MAXIXE CRUTABELA NUTRICIONAL DO MAXIXE COZIDO
Gorduras0.1g0.1g
Fibras2.2g3.1g
Vitamina C9.6 mg9 mg
Fósforo25 mg32.3 mg
Proteínas1.4g2g
Carboidratos2.7g4.3g
Energia14 kcal20 kcal
Potássio328 mg92.4 mg

O maxixe é um alimento rico em vitaminas e minerais, no entanto, é importante salientar que para que seus benefícios sejam obtidos, é necessário adotar uma alimentação saudável e variada, além de uma rotina de exercícios físicos regulares.

Pronto, agora a sua dúvida se o maxixe é carregado ou não já foi respondida e é correto dizer que ele não é carregado ou remoso, o que faz do fruto inofensivo para o organismo, principalmente de quem está se recuperando de uma lesão ou cirurgia. Ainda assim, consuma com certa moderação, preferencialmente dentro de uma rotina alimentar diversa.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *