Tapioca é carregado ou pode comer tranquilo?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Tapioca é carregado ou pode comer tranquilo?

Table of Contents

Por ser um dos alimentos mais consumidos do país, é fundamental entender se a tapioca é carregado. Ela é um alimento super versátil e faz parte da dieta de pessoas que tentam levar uma vida mais saudável. Além disso, pode ser consumida com diferentes tipos de recheio, salgados ou doces.

É verdade que a tapioca pode ser benéfica para o nosso corpo, porém, é preciso tomar alguns cuidados em relação ao seu consumo. Continue acompanhando este post para entender se a tapioca é carregado e como devemos prepará-la.

O que é a Tapioca?

Independente de questionar se a tapioca é carregado, precisamos entender que ela é feita a base da goma de mandioca e se destaca pela rapidez no preparo e versatilidade, já que combina com qualquer acompanhamento, seja ele doce ou salgado. O alimento assemelha-se a um tipo de tortilha, mais leve e maleável, com sabor neutro.

O que é a Tapioca?
Fonte/Reprodução: original.

A tapioca é um alimento muito popular no Brasil todo e é utilizada em diversos tipos de receitas, mas possui origem indígena e é consumida principalmente na região norte e nordeste do Brasil, onde existem variações, como o conhecido beiju. 

Como a Tapioca é feita?

Antes de ir para a nossa frigideira, a tapioca precisa passar pelo processo de fabricação que começa com a mandioca sendo descascada e triturada até que se torne uma massa bem fina. Em seguida, a massa é peneirada e recebe uma certa quantidade de água. 

O próximo passo é deixar a massa descansar até que ocorra o processo de decantação e a água se separe da mandioca. Por fim, basta deixar a massa secar sob o sol ou em alguma máquina específica. Assim, a tapioca estará pronta para o consumo.

Quais os benefícios de consumir Tapioca?

Os benefícios da tapioca vão muito além de sua versatilidade e praticidade na preparação. A tapioca é um alimento pouco calórico e quando ingerida com o acompanhamento certo, pode nos trazer benefícios. Veja alguns deles:

Nos fornece energia

A tapioca é um carboidrato simples e não possui fibras, por essa razão, ela é uma boa opção de obter energia de forma rápida. Além disso, estimula a produção de insulina que transforma a glicose em energia para o corpo. Isso a torna uma excelente opção para um café da manhã ou lanche antes de praticar alguma atividade física.

Controla a pressão arterial

A tapioca possui potássio, um mineral importante para o bom funcionamento do corpo. Uma de suas funções é manter a elasticidade dos vasos sanguíneos, que reduz a pressão arterial e evita doenças cardiovasculares.

Fortalece os ossos

Outro nutriente presente na tapioca é o cálcio, que possui a função de atuar na proteção e desenvolvimento dos ossos. Porém, a tapioca não pode ser a única fonte de cálcio da sua dieta, é preciso complementá-la com uma alimentação equilibrada.

Não possui glúten

Umas das principais características da tapioca é a ausência de glúten em sua composição. Isso permite que ela seja consumida pelos celíacos, pessoas que são intolerantes a glúten e não podem comer pão e outros tipos de alimentos.

É prática e versátil

O preparo da tapioca é fácil e rápido, tornando-a o alimento ideal para aqueles que não tem muito tempo para cozinhar e querem comer algo saudável. Além disso, possui uma grande versatilidade e pode ser consumida junto de acompanhamentos doces ou salgados. Visto o que é e os seus benefícios, entenda se a tapioca é carregado.

Tapioca é carregado?

O que define se a tapioca é carregado ou não será o seu acompanhamento. A tapioca sozinha não causa inflamação, mas quando acompanhada de algum alimento indevido, pode ser prejudicial.

Tapioca é carregado?
Fonte/Reprodução: original.

Uma das formas mais comuns de se consumir a tapioca é acompanhada de presunto e queijo. Nesse caso, podemos dizer que a tapioca é carregado, devido à presença do queijo e presunto, prejudiciais para pessoas que tenham passado por algum procedimento cirúrgico, por poderem causar inflamações.

Como preparar Tapioca?

Vimos em que situações a tapioca é carregado, agora precisamos entender como prepará-la. Para isso, basta inserir na frigideira já aquecida uma quantidade de goma de tapioca que preencha toda a sua superfície. 

Em seguida, passe a colher para que ela fique plana, sem um lado maior que o outro. Por fim, espere 2 a 3 minutos de cada lado para que a tapioca esteja pronta. Daí, basta recheá-la com o acompanhamento de sua preferência — lembrando que se você busca os mais saudáveis, pastas de grão-de-bico e verduras são uma boa opção.

Lembre-se que é esse processo que vai definir se a tapioca é carregado ou não. Portanto, escolha acompanhamentos saudáveis como frutas e outros vegetais para que a tapioca não se torne um alimento prejudicial.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também