Uma das frutas mais consumidas no Brasil, a banana é um alimento que faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Apesar de possuir inúmeros benefícios, como a grande quantidade de potássio e vitaminas, há muitos questionamentos e receios sobre ela, como, por exemplo, se a banana prende o intestino ou não.
Portanto, se você é um amante da banana e também possui essa dúvida, continue a leitura deste texto que vamos explicar os mitos e verdades sobre essa fruta. Além disso, pontuar quais são os benefícios do seu consumo, seu impacto gastrointestinal (se a banana prende o intestino) e suas informações nutricionais.
Quais os benefícios de se consumir banana?
Apesar da apreensão de se a banana prende o intestino, a fruta mais consumida pelos brasileiros possui uma variedade de benefícios para a saúde. Disponível em diferentes tipos, tais como: a nanica, prata, maçã, da-terra, pacovã.
A banana é um alimento que pode ser consumido de diversas formas, proporcionando um grande enriquecimento nutricional para o corpo. Saiba quais são as principais vantagens de sua ingestão:
Grande fonte de nutrientes:
A banana traz em sua composição uma excelente fonte de substâncias essenciais e minerais que contribuem para a saúde. Nela, potássio, magnésio e as vitaminas C, B6 e B5 podem ser encontradas em excesso, cujos nutrientes são grandes auxiliares para o bom funcionamento cardiovascular, músculos e sistema nervoso. Além disso, a vitamina C é excelente na formação de colágeno, um propulsor indispensável para uma pele jovem.
Melhora o sistema digestivo:
Para as pessoas que vivem questionando se a banana prende o intestino, saiba que a fruta contém uma boa quantidade de fibras alimentares. Esta composição é essencial para a regularidade intestinal, pois previne a constipação. Ademais, o alimento consegue, ainda, aliviar os sintomas de diarreia, ao fazer a absorção da água em demasia no sistema digestivo.
Fornece energia rápida:
Além de ser um ótimo controle de peso, por promover saciedade no corpo, a banana é frequentemente usada em refeições antes ou após a realização de exercícios físicos de alta intensidade. Isso ocorre porque a fruta possui um bom nível de carboidrato natural em sua composição, cujo macronutriente é primordial para o fornecimento rápido de energia.
Banana prende o intestino?
Não! É um mito afirmar que a banana prende o intestino. A verdade é que a fruta desempenha um excelente papel no sistema digestivo, ao ajudar a prevenir tanto a diarreia quanto a constipação. Em outras palavras, ela é ideal para manter o intestino saudável e em seus conformes, evitando o excesso de água e facilitando o trânsito intestinal.
Isso se dá pelo alimento possuir tanto fibras solúveis, essenciais para formação de um material gelatinoso que facilita a passagem das fezes, quanto fibras insolúveis, que auxiliam no movimento gastrointestinal. Portanto, é negativo dizer que a banana prende o intestino, pois a fruta possui sorbitol, uma substância que pode agir como laxante e ser o alívio para a constipação.
Quais as informações nutricionais da banana?
A banana é um alimento rico em nutrientes, com em média 100 calorias por unidade (a depender do tamanho da fruta). Em sua composição, ela é majoritariamente composta por carboidratos, açúcares e fibras. Entretanto, pode-se encontrar potássio, magnésio, cálcio e manganês em seus nutrientes, além de uma variedade de vitaminas. No que diz respeito às vitaminas, ela é rica em:
- Vitamina C, essencial para o sistema imunológico;
- Vitamina B6, que atua na produção de energia;
- vitamina B5, ideal para o bom funcionamento do metabolismo;
- Vitamina A, excelente para a saúde da visão.
Dessa forma, além de desmistificar que a banana prende o intestino, pode-se notar como a fruta possui diversos benefícios para o corpo em várias áreas, desde a visão até mesmo o seu sistema imunológico.
Quais as melhores formas de consumir banana?
Existe uma infinidade de formas para o consumo dessa fruta, desde receitas salgadas até sobremesas. No entanto, é válido lembrar que ao misturá-la com outros alimentos, o índice calórico pode aumentar, e será necessário considerar os acompanhamentos do prato.
Assim, não há uma melhor maneira de consumi-lá, apenas formatos diversos. Exemplos de banana em pratos doces incluem smoothies, vitaminas ou shakes, tortas, bolos, panquecas e até mesmo sorvete caseiro. Por outro lado, se desejar inovar e preparar pratos mais elaborados ou salgados, a banana pode ser assada, grelhada, frita ou adicionada a farofas.
Agora você já conhece a verdade sobre se a banana prende o intestino ou não, bem como seus benefícios para o corpo e suas informações nutricionais. Se você deseja continuar acompanhando mais informações sobre as frutas e quais seus impactos na saúde, leia nossos textos e visite nosso site regularmente.