Os sintomas de indigestão podem causar um grande incômodo para pessoas de todas as idades. Eles podem surgir após consumir alguns tipos de alimentos e a forma de se alimentar. Porém, a indigestão também pode ser um sintoma para doenças leves e até mais graves como o câncer.
Em alguns casos, os sintomas de indigestão podem ser facilmente evitados de algumas formas. Preparamos um artigo para te ajudar a compreender melhor o que é a tão incômoda indigestão, suas causas, principais sintomas e como é possível evitar que eles ocorram ou aliviá-los. Confira!
O que é indigestão?
A indigestão, também conhecida como dispepsia, é descrita como uma dor ou desconforto na parte superior do abdômen. Na maioria das vezes essa é uma sensação passageira que dura apenas algumas horas e grande parte das pessoas não buscam atendimento médico apenas pelos sintomas de indigestão passageiros.
Porém, em alguns casos, os sintomas de indigestão podem acontecer de forma prolongada e intermitente. Nesse caso, é necessário buscar ajuda médica ou caso apareçam outros sintomas. Além de analisar as queixas do paciente, o médico poderá solicitar exames complementares, como endoscopia e exames de sangue.
Quais as causas da indigestão?
A indigestão pode ser causada por diversos fatores como após uma refeição grande, consumo exagerado de álcool e até mesmo pelo uso de alguns medicamentos que possam causar irritação no estômago. Porém, ela pode ser sintoma de algumas doenças, como um ataque cardíaco ou angina instável.
No caso da indigestão, que acontece de forma recorrente, ela pode ser sintoma de problemas mais graves de saúde, como o câncer de estômago ou esôfago, gastrite, úlcera péptica e também pelo uso prolongado de medicamentos. Caso você perceba os sintomas de indigestão de forma intensa ou recorrente, é importante buscar auxílio médico para investigar.
Principais sintomas
Os sintomas de indigestão podem variar bastante, inclusive de intensidade. Mas na maioria das vezes, podem surgir uma sensação de estômago estufado e cheio, mesmo ao se alimentar em uma quantidade normal, enjoos, vômitos, eructações, dores abdominais e até mesmo muito sono e cansaço.
Em casos mais graves, é possível perceber perda de peso, dificuldade ou dor ao engolir, perda de apetite, falta de ar, frequência cardíaca acelerada e até mesmo sangue nas fezes. Nesses casos, é de extrema importância buscar atendimento médico o quanto antes, para investigar os sintomas e obter um diagnóstico.
Como aliviar os sintomas de indigestão?
Apesar de existirem medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas de indigestão, a melhor maneira de lidar com isso é fazendo algumas alterações de hábitos, que vão fazer com que a indigestão não ocorra. Confira a seguir algumas dicas importantes que vão te ajudar a aliviar esses incômodos:
- Se alimente sem pressa e mastigando cuidadosamente;
- Após a refeição, permaneça em repouso por algum tempo relaxando o corpo;
- Evite o jejum prolongado;
- Se possível, diminua a quantidade de comida e aumente a frequência de alimentação;
- Evite ingerir alimentos gordurosos, ácidos, fritos e bebidas com gás;
- Aumente a ingestão de água, pois ajuda a diminuir o desconforto;
- Evite ingerir líquido junto às refeições;
- Mantenha uma rotina de exercícios físicos.
Essas são algumas maneiras de aliviar e evitar a indigestão. Mas lembre-se: caso os sintomas sejam fortes, prolongados ou se agravem, não deixe de procurar ajuda médica. É fundamental consultá-lo para que os exames necessários sejam realizados e possa ser descartado qualquer tipo de doença mais grave.
Apesar dos sintomas de indigestão serem bastante incômodos para muitas pessoas, na maioria das vezes eles não se tratam de uma indisposição passageira. Por conta disso, a mudança de hábitos é a melhor maneira de diminuir ou até mesmo se livrar de uma vez por todas desse incômodo.