No universo da sexualidade, certamente essa é uma das frutas mais comentadas, não apenas pela ideia de que o abacaxi é afrodisíaco, mas também por outras que afirmam que ele pode alterar o cheiro e sabor de secreções.
Mas, é importante verificar esse tipo de informação, já que nem sempre elas são baseadas em fatos cientificamente comprovados. São ditos afrodisíacos os alimentos que, devido a suas características, estimulam a libido.
Esse estímulo sexual pode se dar pelo aumento da circulação sanguínea nas regiões genitais ou, até mesmo, pela acentuação na produção de hormônios ligados ao funcionamento do sistema reprodutivo, como a testosterona. Mas, estaria o abacaxi ligado a isso? Vamos descobrir!
O que é abacaxi?
Proveniente de uma angiosperma, ou seja, uma planta que pode produzir tanto flores, quanto frutos, o abacaxi é um fruto considerado bastante saboroso, suculento e até docinho, embora também tenha uma acidez característica em seu sabor. É bastante comum encontrar essa fruta em ambientes tropicais e, talvez isso esteja ligado ao surgimento da ideia de que abacaxi é afrodisíaco.
Mas, para além disso, é importante destacar que o abacaxi é uma excelente e deliciosa fonte de fibras, com baixo valor calórico, e ainda é considerado diurético, de modo que ajuda a eliminar a retenção de líquidos no corpo. Devido a essas características, essa fruta auxilia nas medidas adotadas quando se busca perder peso, que mantém a sensação de saciedade e reduz inchaços.
O abacaxi é afrodisíaco?
Embora não tenham sido encontrados estudos científicos que comprovem a ideia de que o abacaxi provoca aumento de circulação em regiões genitais, como fazem alimentos considerados afrodisíacos, o fato é que a fruta é uma velha “aliada” do universo sexual.
Assim, mesmo que não seja um estimulante sexual direto, muitos consideram que abacaxi é afrodisíaco por despertar o imaginário sexual das pessoas.
É preciso considerar que boa parte do estímulo do desejo se dá a partir do imaginário, portanto alguns alimentos ou bebidas, ainda que não despertem reações físicas de estímulo, podem ser afrodisíacos devido a fatores psicológicos. Nesse sentido, podemos considerar que o abacaxi é afrodisíaco.
Por que o abacaxi é considerado afrodisíaco?
O abacaxi é considerado afrodisíaco porque o imaginário popular já absorveu a ideia de que a fruta influencia na hora do sexo. Mas, isso não está totalmente voltado para questões psicológicas.
O fato é que, embora a reação do abacaxi no corpo não esteja ligada a circulação sanguínea dos órgãos sexuais, a fruta causa reações em nossa biologia que modificam o momento íntimo.
A Federação Brasileira de Ginecologia explica que os alimentos consumidos em nossa rotina alteram o sabor e odor dos fluidos – tanto vaginais, quanto do sêmen -, devido a forma como são metabolizados e aos nutrientes absorvidos deles.
Entre esses alimentos está o abacaxi, que por ser composto de frutose – o açúcar natural das frutas – reage com a frutose presente no sêmem, tornando-o mais adocicado. Nas mulheres, a fruta regula o pH da vagina, devido a sua acidez, e ameniza o sabor e o cheiro da região ao diluir os fluidos.
Quais os benefícios do abacaxi?
Além das alterações provocadas no sabor e odor das regiões íntimas e mesmo dos fluidos sexuais, que nos possibilita considerar que abacaxi é afrodisíaco, essa deliciosa fruta tem uma série de nutrientes que garante benefícios como:
- Fortalecimento do sistema imune;
- Eliminação de líquidos retidos (e diminuição de inchaços);
- Regulação da pressão arterial;
- Ação antioxidante;
- Auxílio na prevenção de doenças cardiovasculares.
Além dos citados, o abacaxi ainda é conhecido por sua ação anti-inflamatória que atuam tanto no trato digestivo quanto no sistema respiratório. Dessa forma, a fruta pode ser utilizada como complemento para tratamentos de bronquite, sinusite, colite ulcerosa, entre diversas outras.
Como consumir o abacaxi?
O consumo do abacaxi pode ser feito de diversas formas e a sua escolha deverá considerar aspectos como preferência, praticidade e necessidades de sua dieta. No entanto, a melhor forma de consumir e aproveitar todos os benefícios da fruta é comê-la in natura, de modo que tanto suas fibras quanto os demais nutrientes sejam bem aproveitados.
Porém você também pode aproveitar as versões desidratadas ou em conserva da fruta, além de saborear sucos, sobremesas e até mesmo saladas com ela. Se o seu interesse no consumo é o fato de que abacaxi é afrodisíaco e você deseja apimentar sua relação a dois, dê preferência por ingerir uma boa porção do alimento cerca de 24h antes do seu encontro passional, que certamente ficará mais doce.