Saiba o que é a indigestão infantil e como aliviar os sintomas!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Saiba o que é a indigestão infantil e como aliviar os sintomas!

Table of Contents

A indigestão infantil é um problema bastante comum, que pode se tornar recorrente quando a criança não possui bons hábitos alimentares. O consumo excessivo de açúcar e comidas gordurosas, assim como muitos carboidratos, podem desencadear a dor e o inchaço característico da indigestão, que afeta a qualidade de vida de crianças e bebês.

Se você suspeita que sua criança esteja sofrendo de indigestão, acompanhe nosso artigo para entender mais sobre o quadro, suas causas e quais são os sintomas mais comuns. Saiba também como aliviar esses sintomas e quando o atendimento médico se torna necessário!

O que é a indigestão infantil?

A indigestão infantil, ou dispepsia, é um desconforto abdominal que pode causar dor, inchaço e/ou queimação. É um quadro que merece a atenção dos pais, pois é muito comum crianças se queixarem de dor de barriga e os responsáveis acharem que se trata somente de um incômodo passageiro. Porém, a indigestão pode requerer mudanças nos hábitos alimentares, assim como a administração de remédios.

O que é a indigestão infantil
Fonte/Reprodução: original

Como veremos adiante, a indigestão infantil possui diversas causas, por isso é tão importante se atentar aos alimentos que o seu filho consome. Uma simples mudança na alimentação pode gerar esse desconforto abdominal, que além de debilitante, tende a ser muito irritante para crianças de todas as idades.

Qual a causa da indigestão infantil?

A principal causa da indigestão infantil é o consumo excessivo de comida pesada, ingestão muito rápida ou ingestão de alimentos que não fazem parte da sua rotina. Quando a criança possui uma alimentação desequilibrada, a indigestão tende a ocorrer com mais frequência. Além das causas já citadas, algumas outras também podem provocar a indigestão – confira abaixo:

  • Consumo excessivo de açúcares e fast food;
  • Medicamentos e estresse;
  • Doenças como refluxo gastroesofágico e hérnia.

No caso de bebês, o consumo do leite de fórmula como complemento ao leite materno também pode ocasionar a indigestão. Quando a mãe consome álcool, café, cigarro ou comida pré-cozida e está na fase de amamentação, o bebê também pode vir a sofrer de indigestão.

Sintomas da indigestão infantil?

Agora que você já sabe o que é a indigestão infantil e quais são as suas causas, é importante saber identificar quando o seu filho se encontra nessa condição. Os principais sintomas da indigestão incluem dor no estômago, vômito, diarreia, arrotos, flatulências e palidez. Também é comum a rejeição pela comida, pelo desconforto durante a alimentação.

Sintomas da indigestão infantil
Fonte/Reprodução: original

Quando se trata de bebês, pode ser mais difícil identificar a indigestão. O sintoma mais aparente é o soluço que se repete com frequência, então, esse pode ser um sinal para buscar o tratamento adequado. Vale lembrar que prevenir é sempre a melhor alternativa, então cuide da saúde do seu filho com restrições alimentares.

O que fazer para aliviar a indigestão infantil?

Se o seu filho sofre constantemente com indigestão, o primeiro passo é não forçá-lo a comer. Você pode massagear a barriga em sentido rotatório para aliviar a dor, e oferecer alimentos líquidos em pequenos goles. A indigestão infantil geralmente não requer tratamento médico, mas uma consulta é importante caso os sintomas persistam.

O médico pode prescrever a medicação adequada ou solicitar exames complementares, como um raio-x do abdômen. Em todos os casos, é sempre interessante fazer uma revisão nos hábitos alimentares da criança e buscar evitar comidas açucaradas e gordurosas em excesso na sua rotina.

A indigestão é um problema que atinge pessoas de todas as idades, inclusive crianças e bebês. Como vimos no decorrer do artigo, é de extrema importância ficar atento às queixas e sintomas que o seu filho apresenta, assim como prezar por uma alimentação de qualidade. Dessa forma, você evita que o seu filho não sofra com os desconfortos da indigestão infantil.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também