Saboroso e muito consumido em todo país, o açaí é gorduroso? Seja como sobremesa ou como acompanhamento de um prato principal, o açaí proporciona excelentes benefícios para a saúde, principalmente para quem pratica esportes, seja de forma amadora ou profissional.
Mas afinal, o açaí é gorduroso a ponto de prejudicar a dieta ou proporcionar um ganho de peso? Qual a melhor maneira de incluí-lo em sua alimentação e principalmente, quais os benefícios desse alimento? Descubra todas essas informações sobre o açaí no material que preparamos a seguir.
Qual a origem do açaí?
Antes de saber se o açaí é gorduroso, precisamos comentar um pouco sobre a história desse alimento que faz parte da nossa história há milênios. Há milhares de anos, o açaí era utilizado pelos povos indígenas da Amazônia não apenas como alimento, mas também como uma medicina tradicional.
Essa fruta é encontrada em diversos locais da região norte e nordeste do país, mas é encontrada principalmente na região da Amazônia. Porém, com a popularização da fama dessa fruta, ela foi levada para os Estados Unidos e de lá para diversos outros países, mas é claro que quando colhida em seu local original, ela é ainda mais saborosa.
Como consumir o açaí?
Hoje o açaí é muito consumido como uma guloseima, cheia de complementos como caldas de diversos sabores e confeitos, por isso, muitos se perguntam se açaí é gorduroso ou não. Porém, essa não é a melhor maneira de incluí-lo em sua alimentação. Por se tratar de uma fruta versátil, o açaí pode ser consumido como suco e também em pratos doces e salgados.
Na região norte e nordeste do Brasil, o açaí é muito consumido como acompanhamento de pratos com peixes, frutos-do-mar e pratos salgados em geral. Mas no resto do país, ele é mais consumido no formato de sucos, sorvetes, acompanhando frutas e com diversos acompanhamentos.
Para aproveitar os benefícios do açaí, a melhor maneira é consumir a sua polpa pura, sem acrescentar nenhum tipo de açúcar ou acompanhamentos doces, como leite condensado e caldas de sabores. Dessa forma você consegue absorver melhor todos os nutrientes da fruta e seus benefícios.
Principais benefícios do açaí na alimentação
Como o açaí é conhecido como uma super fruta, cheia de vitaminas, fibras, proteínas, lipídios e muitos nutrientes, ele proporciona diversos benefícios para a saúde em geral quando consumido da maneira certa e de forma regular. Para saber mais dos poderes do açaí, confira alguns de seus benefícios a seguir:
- Auxilia no controle do colesterol;
- Tem ação antioxidante;
- Melhor a imunidade;
- Regula a pressão arterial;
- Diminui os riscos de câncer;
- Previne doenças degenerativas;
- É uma ótima fonte de energia;
- Tem propriedades anti-inflamatórias.
Esses são apenas alguns dos benefícios do consumo correto do açaí, mas ainda existem outros como a redução do colesterol, a manutenção do peso corporal, melhora do funcionamento intestinal e vários outros. Sem dúvidas, o título de “super fruta” é merecido, pois o açaí é realmente poderoso para a saúde.
O açaí é gorduroso?
Mas mesmo com todos esses benefícios para a saúde, ainda podemos afirmar que o açaí é gorduroso? A verdade é que sim, o açaí é gorduroso. Porém, a gordura presente neste fruto é considerada uma gordura boa para nossa saúde. Estima-se que a presença de gordura monoinsaturada ultrapasse os 50% da fruta e a polinsaturada mais de 10%. Só que como já mencionamos, essas são gorduras positivas que auxiliam na nossa saúde e conseguem até mesmo prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Ou seja, o açaí é gorduroso, mas também é saboroso, versátil e seu título de super fruta é uma verdade. Consumindo-o corretamente e sem os complementos doces, é possível aproveitar todo seu sabor, versatilidade e excelentes benefícios para a saúde do corpo inteiro.