Acém é gorduroso? Saiba mais sobre esse corte de carne!

Acém é gorduroso? Saiba mais sobre esse corte de carne!

Para quem deseja manter uma alimentação balanceada, saber se o acém é gorduroso é fundamental – uma vez que esse corte pode ser utilizado em muitas receitas. Além de ser muito saboroso se bem preparado, mesmo sendo considerado uma carne de segunda. 

Confira neste post completo, tudo o que se precisa saber sobre este corte de carne, incluindo os principais preparos, seu conceito e como inserir na dieta a fim de tornar a alimentação mais completa e equilibrada. 

O que é o acém?

O acém trata-se de um tipo de corte de carne bovina e que também é conhecido como dianteiro, alcatrinha e agulha. O mesmo se localiza na parte dianteira do boi e, por muitos, é considerado como um tipo de corte bastante macio. 

O que é o acém?
Fonte/Reprodução: original.

Muitos ainda se perguntam se o acém é gorduroso, porém, ele também é conhecido por ser bastante utilizado para moer, o que também rende delícias muito consumidas no nosso dia a dia. O acém é uma carne muito tradicional nos lares brasileiros e pode ser utilizada de diversas formas em diferentes receitas. 

Preparos mais populares deste corte

Para quem deseja saber se acém é gorduroso, conhecer as receitas que podem ser feitas com este corte bovino também é essencial! Isso porque, ele pode ser usado em muitas receitas saborosas e de fácil preparo. 

Entre as mais tradicionais, estão os picadinhos de carne com batata e cenoura, carne assada ou de panela e refogada, além de servir como recheio para lanches como pastel de carne e buraco quente, feito com pão francês. Também pode ser acompanhado na tradicional macarronada de domingo, feita com macarrão espaguete. 

Como inserir o acém na dieta

O corte pode ser inserido na dieta, em especial se for consumido com outros alimentos que ajudam a manter a alimentação equilibrada e mais saudáveis em quantidades indicadas pelo nutricionista, como legumes cozidos e saladas diversificadas. A carne pode ser cozida com legumes dando um sabor especial a receita. 

O preparo deve sempre ser com especiarias naturais para temperar, evitando condimentos industrializados. Entre as opções estão o alho, azeite, pimenta do reino,que  podem ser utilizadas para dar gosto à carne antes de realizar o preparo, sendo uma excelente opção para quem acredita que acém é gorduroso e deseja manter uma alimentação equilibrada. 

O acém tem muita gordura?

Muitas pessoas acreditam que acém é gorduroso, enquanto outras já defendem que o corte trata-se de uma carne magra que se caracteriza por ser uma fonte de proteínas com o nível de gordura e calorias menor, o que a faz ser indicada para dietas. 

O acém tem muita gordura?
Fonte/Reprodução: original.

De fato, o acém é gorduroso, uma vez que o corte está entre os classificados como carnes gordas. Porém, para realizar o preparo, é necessário remover toda gordura aparente dessa carne para que ela fique menos gordurosa. 

Vale ressaltar que, mesmo sabendo que acém é gorduroso, é indicado comer outros alimentos ricos em nutrientes que possam potencializar a saúde e oferecer uma melhor qualidade de vida. Além de alinhar a alimentação com práticas saudáveis como, praticar exercícios físicos, a fim de manter o metabolismo ativo. 

Para manter uma boa alimentação é muito bom saber quais são os alimentos que podem ser consumidos e quais são os benefícios para sua saúde. O acém é gorduroso, mas seu modo de preparo pode influenciar bastante nos efeitos que esta carne terá no metabolismo, o indicado é consultar o nutricionista e estabelecer o quanto desse alimento pode ser consumido a fim de manter a dieta equilibrada. 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *