Os queijos são alimentos saborosos e saudáveis, além de ser amado por muitos. Mas, será que o queijo coalho é gorduroso? O alimento, que caiu no gosto popular, é muito consumido nas praias e possui origem nordestina, além de ser usado para complementar outras receitas como saladas, petiscos ou pratos tradicionais, dentre eles o churrasco e o baião de dois.
O item possui suas peculiaridades e se destaca dos demais tipos de queijo, confira neste post completo se o queijo coalho é gorduroso e outras curiosidades sobre esse alimento que é o favorito de muita gente.
O que é o queijo coalho?
Para entender se o queijo coalho é gorduroso, primeiro é preciso saber de sua história. O alimento é um tipo de queijo que é produzido por fermentação e coagulação, sendo popularmente consumido no nordeste, seu local de origem.
A história conta que há décadas passadas, o costume de armazenar o leite em malutão, um tipo de mochila feita com o estômago de animais deu origem ao queijo e que, com o tempo, virava uma pasta.
Os sertanejos ao provar a tal pasta descobriram que seu sabor era agradável, e a pasta se originava por conta das enzimas digestivas presentes nas mochilas, que uma vez que entravam em contato com o leite os coagularam.
Qual a diferença do queijo coalho para outros queijos?
A principal diferença do queijo coalho para os outros queijos é que ele passa por um processo de fermentação e coagulação, isso faz com que ele tenha a aparência de pasta branca, levemente salgada e ácida, porém muito saborosa.
Outro fator que faz com que as pessoas se perguntem se queijo coalho é gorduroso é que ele pode ser assado ou frio que não derrete, esse modo de preparo torna seu sabor ainda mais agradável e combina com tudo.
Benefícios do queijo coalho na alimentação
O fato é que mesmo as pessoas acreditando que o queijo coalho é gorduroso, grande parte faz o consumo desse alimento de sabor inconfundível. Porém é válido ressaltar que ele possui benefícios à saúde. Confira os principais:
- Auxilia na saúde dos dentes e ossos: Em uma dieta equilibrada, consumir a quantidade correta faz com que osso se tornam mais saudável. evitando doenças como a osteoporose e os dentes mais fortes;
- Reduz o colesterol ruim: O alimento ajuda a regular o intestino por fornecer o butirato, um tipo de substância que melhora o funcionamento das células intestinais; Dessa forma, um intestino fortalecido, o butirato é produzido ativamente pelo organismo, ajudando a reduzir o colesterol ruim;
- Sensação de saciedade equilibrada: Rico em proteínas o queijo coalho auxilia no equilíbrio da saciedade;
Grande parte das pessoas que apreciam o alimento, acreditam que o queijo coalho é gorduroso, mas a verdade é que ele também pode trazer benefícios à saúde, uma vez que for inserido em uma dieta equilibrada
Queijo coalho é mesmo gorduroso?
O queijo coalho é gorduroso, pois apresenta em sua composição uma alta taxa de gordura, sendo considerado um queijo gordo, e se ingerido com frequência pode ocasionar ganho de peso. Outro fator que faz com que o queijo coalho é gorduroso são as receitas calóricas, que geralmente acompanham o alimento – todas com muitas calorias.
Dessa forma, mesmo que o alimento faça bem à saúde, a dica é ter moderação ao consumir o queijo de coalho, que apesar de complementar uma dieta equilibrada, trata-se de um queijo gorduroso. Já existem versões light do queijo coalho com uma redução de calorias, o que pode ser uma alternativa mas que ainda deve ser consumida com moderação.
O queijo coalho é gorduroso mas se consumido em uma dieta saudável aliada a práticas saudáveis pode ser um gostinho a mais nas refeições, uma vez que seu sabor inconfundível faz toda a diferença no paladar.