Pinhão é gorduroso Saiba mais!

Pinhão é gorduroso? Saiba mais!

Saboroso e muito consumido na época de festa junina e julina, o pinhão é gorduroso? Essa é uma semente super versátil e que pode fazer parte de diversas receitas, garantindo um toque extra de sabor, além de proporcionar diversos benefícios para a saúde quando consumido regularmente.

Mas para quem está buscando uma alimentação saudável ou realiza algum tipo de dieta e restrição, é necessário conhecer um pouco mais do alimento antes de começar a consumi-lo. Por isso, conheça mais sobre ele e descubra se o pinhão é gorduroso, seus benefícios e como você pode acrescentá-lo no seu dia a dia.

O que é pinhão?

Antes de saber se o pinhão é gorduroso, vamos conhecer um pouco mais sobre ele. O pinhão é uma semente, que como o próprio nome já diz, é encontrado em diversos tipos de pinhas. Nativo principalmente da região sul do Brasil, também é encontrado em algumas regiões do Sudeste.

O que é pinhão
Fonte/Reprodução: original

O pinhão era muito consumido pelos indígenas e por isso faz parte de diversos pratos e festas típicas do país. Encontrado principalmente entre os meses de março e agosto, ele é muito saboroso e pode ser consumido em preparos diferentes e em receitas doces e salgadas.

Como consumir pinhão?

Existem várias maneiras de consumir o pinhão, seja cozido ou assado ele pode ser consumido com iogurtes e frutas, mas também utilizado em outros preparos como farofas, saladas, arroz e até mesmo substituindo a farinha em receitas de bolos, pães e biscoitos.

Como mencionamos anteriormente, essa semente tem presença garantida em diversos pratos e faz parte da culinária típica de algumas regiões, como o entrevero de pinhão, prato tradicional da culinária gaúcha. Além disso, você também pode utilizar o pinhão em refogados, escondidinhos e até petiscos, como bolinhos de pinhão.

O pinhão faz bem para a saúde?

O pinhão é uma semente extremamente rica em fibras, proteínas e minerais importantes para nossa boa saúde. Dentre seus componentes mais importantes, podemos destacar o cálcio, ferro, zinco, magnésio, fósforo, vitamina C, fibras, dentre outros.

Ele proporciona alguns benefícios importantes para a saúde, como a prevenção de doenças cardiovasculares, auxiliar na perda de peso, prevenção do envelhecimento, evitar o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, aumentar a imunidade, proporcionar uma sensação maior de saciedade e combater a constipação.

O que acontece se comer muito pinhão?

Apesar de todos os benefícios que o pinhão pode proporcionar para sua saúde, é importante não exagerar na quantidade. Isso porque apesar de ser rico em fibras que fazem bem para a saúde, seu consumo em excesso pode causar pequenos problemas como sensação de estufamento e náuseas.

Pinhão é gorduroso?

Algumas pessoas pensam que o pinhão é gorduroso, mas isso não é verdade. A semente tem um teor baixo de gordura e de sódio, permitindo que as pessoas possam consumi-lo sem nenhum problema. Inclusive, o pinhão é rico em ácido oleico que tem papel fundamental para fazer nosso corpo eliminar o excesso de triglicerídeos do nosso organismo.

Pinhão é gorduroso
Fonte/Reprodução: original

Por conta da presença do ácido oleico, acredita-se que o pinhão é gorduroso. Mas, na verdade, é o contrário, visto que esse é um ingrediente que pode auxiliar na nossa saúde e até mesmo ajudar na perda de peso justamente por proporcionar uma sensação maior de saciedade.

Agora que você já conhece bastante sobre esse curioso alimento, seus benefícios e principalmente que é mentira quando dizem que o pinhão é gorduroso, vale a pena aprender algumas receitas deliciosas para incluí-lo em sua alimentação e aproveitar dos benefícios incríveis que essa semente pode proporcionar para a sua saúde.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *