Queijo do reino é gorduroso Confira neste artigo!

Queijo do reino é gorduroso? Confira neste artigo!

Popular e comumente consumido no Nordeste do Brasil, muitos se perguntam se o queijo do reino é gorduroso ou não e se ele pode ser nocivo à saúde, colaborando no desenvolvimento de quaisquer doenças que possam afetar o organismo.

Existem diversos tipos de queijo no mercado e, cada um deles, possuem sabores e características distintas. Além disso, os queijos são comumente consumidos na culinária brasileira e mundial. É, por este motivo, que as pessoas se questionam: será que o queijo do reino é gorduroso?

Neste artigo, reunimos algumas informações importantes e, além de descobrir se o queijo do reino é gorduroso ou não, você também vai entender as distinções dele com outros queijos, como consumir e muito mais. Confira!

O que é o queijo do reino?

Tradicionalmente presente na mesa dos Nordestinos na época do Natal, principalmente dos Pernambucanos, o queijo do reino é um queijo maturado brasileiro e semiduro. Ele é considerado por muitos como ‘’o queijo industrializado do Brasil’’.

O que é o queijo do reino
Fonte/Reprodução: original

Assim como os demais queijos, o queijo do reino possui um sabor característico e, na gastronomia, ele é utilizado em várias receitas, podendo ser servido como um adicional de um prato específico, ingrediente principal, lanche ou aperitivos.

Inclusive, o queijo do reino é uma ótima pedida para quem procura por um bom aperitivo! Ele combina perfeitamente com azeitonas, presunto, salame, outros tipos de queijo e vários outros alimentos.

Há diferenças do queijo do reino para os demais queijos?

Além do seu sabor inigualável e característico, esse tipo de queijo possui algumas diferenças dos demais. O queijo do reino é maturado e, por isso, ele é mais caro que os que não são maturados.

Outro fator que faz com que ele seja um tipo de queijo mais caro, além do longo processo de maturação, é a sua embalagem tradicional que é uma lata. O processo de fabricação do queijo é de, no mínimo, dois meses – que é o tempo que leva para que a maturação seja realizada.

O queijo do reino também é conhecido por sua casca dura de coloração vermelha. Essa casca serve para preservar o alimento, evitando estragos e o bolor, por exemplo, e possui um teor maior de sal que o queijo comum em si.

Como consumir o queijo do reino?

Antes de saber se o queijo do reino é gorduroso, é importante entender como ele pode ser consumido. O alimento é um dos mais flexíveis e pode ser consumido de diversas maneiras que incluem:

  • Puro;
  • Em receitas;
  • Prato de frios.

Uma das maiores vantagens do queijo do reino é que ele pode ser utilizado para preparar pratos doces ou salgados. Além disso, embora a casca vermelha possa ser consumida, ela pode alterar o paladar e estragar o sabor único desta iguaria.

Afinal, o queijo do reino é gorduroso?

Por ser um alimento popular e bastante consumido, muitos se preocupam se o queijo do reino é gorduroso. No entanto, em 100 g de queijo do reino, contém apenas 30 g de gorduras totais. Sendo assim, não é correto afirmar que o queijo do reino é gorduroso.

Vale ressaltar que é muito importante tomar cuidado com exageros. Por mais que não se possa dizer que o queijo do reino é gorduroso, qualquer consumo de alimento em excesso pode ser prejudicial à saúde. Além disso, os ingredientes que os acompanham no preparo de um prato também podem influenciar para o aumento do teor de gordura.

Embora seja seguro para consumo, o queijo do reino não é a melhor opção para quem pretende emagrecer ou adotar uma dieta mais saudável. Os queijos mais recomendados para isso são o cottage, frescal e brie.

Agora que você sabe que o queijo do reino é gorduroso apenas quando consumido em grandes quantidades ou quando compõe algum prato com teor elevado de gordura, é o momento de adicioná-lo à sua dieta com moderação!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *