Peixe meca é carregado ou não

Peixe meca é carregado ou não?

O peixe meca é um tipo bastante utilizado na gastronomia, sendo chamado por alguns de a “picanha do mar”, mas quem o consome precisa saber se o peixe meca é carregado, a fim de consumir corretamente o alimento.

Descubra isso e outras informações sobre esse alimento como seus benefícios, tabela nutricional e se o peixe meca é carregado e deve, portanto, ser evitado em momentos pós-lesões, cirurgias e outras cicatrizações.

O que é o Peixe meca?

Também conhecido como Espadarte, meca é um peixe de águas tropicais e temperadas, que pode ser encontrado em diversos mares em volta do mundo. Esse peixe costuma chegar a 4,5 metros e pesar por volta de 540 kg.

O que é o Peixe meca
Fonte/Reprodução: original

Apesar de suas semelhanças, é errado associar o peixe meca com o peixe-espada. O meca é uma das espécies mais importantes para a pesca recreativa, ou seja, pesca que tem o objetivo de lazer e não fins comerciais.

Qual a origem do Peixe meca?

Como mencionado, o meca pode ser encontrado em várias regiões de mares tropicais e temperados, vivendo em águas profundas destes mares, o que torna a população deste peixe bastante comum nos oceanos em torno do mundo.

O peixe meca é um peixe da família Xiphiidae do gênero Xiphias, a principal característica desta espécie é seu maxilar superior alongado, o que o torna bastante semelhante ao peixe-espada. No entanto, essas são espécies diferentes.

Como consumir o Peixe meca?

A forma mais recomendada de se consumir o peixe meca é fazendo a sua carne grelhada, modo de preparo bastante comum para esse tipo de proteína. Por sua carne ser bastante consistente e macia, essa é a forma de preparo perfeita para a carne dele, mas outras receitas comuns com este peixe são:

  • Moqueca;
  • Ensopado com pirão;
  • Frito na chapa;
  • Assado no forno ou na brasa;
  • Cozido;
  • Filé;

Além das opções citadas acima, uma das receitas mais famosas feitas com o peixe meca aqui no Brasil é o meca à santista, receita bastante popular feita com esse peixe no nosso país, principalmente nas regiões do Estado de São Paulo, região na qual essa receita foi criada.

Quais os benefícios do consumo do peixe meca?

Assim como outros peixes, o consumo de meca possui uma série de benefícios, confira esses benefícios abaixo e em seguida veja se o peixe meca é carregado ou não, a fim de adequar sua dieta corretamente.

Fortalece o sistema imunológico

Por ser um alimento rico em gorduras boas, como o ômega 3 e proteínas, o consumo do peixe meca aumenta a produção de células defensivas, fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, sua carne traz propriedades anti-inflamatórias, assim como a carne de outros peixes.

Previne a osteoporose

A carne desse peixe é rica em vitamina D, que ajuda em uma maior absorção de cálcio, o que fortalece os ossos do corpo, prevenindo a osteoporose. A vitamina D inclusive previne outros problemas como infertilidade, câncer, problemas cardíacos e diabetes.

Fortalece os dentes e ossos

Bem semelhante ao benefício anterior, a vitamina D e o cálcio presente no peixe meca, auxilia os dentes a se tornarem mais fortes e ajuda a prevenir o surgimento de cáries. Além disso, fortalece os ossos do corpo os tornando mais saudáveis, como citado acima.

Propriedades antioxidantes

Como o título já diz, a carne do peixe possui uma série de propriedades antioxidantes que desaceleram o processo de envelhecimento da pele, inclusive auxilia na prevenção de doenças como o câncer de pele.

O ômega 3 possui ainda propriedades que permitem que as células da pele se renovem, fazendo ela se manter saudável e com aparência mais jovem por mais tempo, o que auxilia na diminuição do aparecimento de rugas e outros sinais de envelhecimento dermatológico.

Bom para a memória

Não é segredo para ninguém que o consumo de peixe é bom para o cérebro e a memória, por conter ômega 3, antioxidantes e minerais como o fósforo e o cálcio. Se alimentar com a carne do peixe meca aumenta a proteção das células cerebrais e faz com que o sistema nervoso tenha o funcionamento adequado, fazendo ter uma melhoria na memória.

O Peixe meca é carregado?

Antes de dizer se o peixe meca é carregado, um breve resumo sobre o que são alimentos carregados é necessário. Alimentos carregados é uma sabedoria popular que diz que alimentos com grande quantidade de proteínas e gorduras animais, afetam o sistema imunológico causando retardo na cicatrização de cirurgias e até mesmo inflamações.

O Peixe meca é carregado
Fonte/Reprodução: original

É incorreto dizer que o peixe meca é carregado, pois ele não é. Pois, como dito ao descrever seus benefícios, a carne deste peixe, assim como a de outros, possui propriedades anti-inflamatórias, mesmo ele sendo um alimento que possui proteínas e gorduras animais.

Tabela nutricional do peixe meca

Caso queira saber quantas calorias e nutrientes esse alimento tem, separamos a seguir os valores dos nutrientes presentes em uma pequena porção da carne desse peixe. Dê uma olhada abaixo a tabela nutricional proporcionada pelo peixe meca quando consumido em uma porção de 100 g de sua carne preparada de forma cozida:

Quantidade da porção 100 g
Calorias172
Gorduras totais8 g
Gorduras saturadas1,9 g
Gorduras trans0,1 g
Colesterol78 mg
Sódio 97 mg
Potássio 499 mg
Carboidratos 0 g
Fibra alimentar0 g
Açúcar 0 g
Proteínas23 g
Vitamina C0 mg
Ferro0,5 mg
Vitamina B60,6 mg
Magnésio 35 mg
Cálcio 6 mg
Vitamina D666 mg
Cobalamina1,6 mg

Estes são os valores nutricionais presentes em uma porção de 100 g da carne do peixe meca cozido. Vale a pena mencionar que os valores nutricionais do alimento irão variar de acordo com a quantidade de sua porção e pela forma que o alimento foi preparado, ou seja, os valores do peixe meca grelhado serão diferentes dos valores dele cozido.

Estas são as informações relevantes para quem se pergunta se o peixe meca é carregado. Como dito, a carne deste peixe, assim como de outros, possui uma grande série de benefícios para a saúde, que contradizem a sabedoria popular que o encaixaria como um alimento carregado.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *