Jabuticaba é carregado ou não?

Jabuticaba é carregado ou não?

Por ser uma fruta bastante consumida, muitas pessoas têm dúvida se jabuticaba é carregado. A jabuticaba é uma fruta tropical do Brasil famosa por seu sabor doce e único, mas há algumas controvérsias sobre seus possíveis efeitos negativos para a saúde.

Além de entender de onde é, quais seus benefícios e seus tipos, saiba a resposta de uma dúvida que a maioria dos consumidores dessa fruta tem: jabuticaba é carregado? Então, confira este conteúdo e saiba mais!

O que é a jabuticaba?

A Jabuticaba é uma fruta tropical nativa do Brasil que possui uma casca escura e polpa suculenta. Ela cresce em árvores chamadas jabuticabeiras, é conhecida e apreciada por seu sabor atípico e adocicado.

O que é a jabuticaba?
Fonte/Reprodução: original.

A fruta é pequena e redonda, semelhante a uma uva, e pode variar em cores desde o roxo intenso até o preto quando madura. A jabuticaba é apreciada não apenas por seu paladar delicioso, mas também por suas propriedades nutricionais.

Qual a origem da jabuticaba?

A jabuticaba é uma fruta de origem brasileira. Ela é nativa da Mata Atlântica, um bioma presente no litoral do Brasil, principalmente nas regiões Sudeste e Sul.

Ela é cultivada há séculos pelos povos indígenas e faz parte da cultura e tradição alimentar 

brasileira. A palavra jabuticaba tem origem do tupi-guarani, um grupo linguístico indígena, e significa “fruta em botão”, fazendo referência ao formato da fruta que lembra um pequeno botão antes de amadurecer.

A jabuticabeira, árvore-símbolo da biodiversidade brasileira, é muito apreciada e encontrada em diversas regiões do Brasil, tanto em áreas rurais quanto urbanas. Além de seu valor cultural, a jabuticaba é um ingrediente magnífico na gastronomia do nosso país, mas, ainda há pessoas que tem dúvidas, se a jabuticaba é carregado ou não.

Quais os tipos de jabuticaba

A jabuticaba é uma fruta altamente cultivada no Brasil, e existem uma variedade de tipos dela e cada tipo pode ter suas peculiaridades em relação ao sabor, tamanho e textura da fruta. Confira abaixo seus tipos, antes de descobrir se jabuticaba é carregado ou não:

Jabuticaba Sabará

Também conhecida como plinia jaboticaba, é uma variedade específica de jabuticaba. Ela recebe esse nome por ser originaria da região de Sabará, em Minas Gerais, no Brasil. Seu sabor é doce e suculento, sendo bastante apreciada pela população local.

Jabuticaba Branca

A jabuticaba branca também chamada de jabuticaba de ponhema, é uma variedade rara da fruta. Esse tipo de jabuticaba possui em volta de si a casca verde e a polpa branca. Tem um sabor suave e levemente adocicado.

Jabuticaba Paulista

Como o nome já diz, essa jabuticaba é uma variedade comum em São Paulo e em outras regiões do Brasil. Tem a casca roxa escura e polpa branca ou rosada. Seu sabor também é levemente adocicado

Jabuticaba Híbrida

Esse tipo é o resultado do cruzamento entre diferentes espécies de jabuticaba. Essas hibridações são feitas com o objetivo de obter características específicas nas frutas, como: tamanho, sabor, resistência a doenças e entre outros.

Jabuticaba Rajada

Também conhecida como jabuticaba listrada é caracterizada pela casca com estrias escuras, que dá um aspecto rajado à fruta. Essa característica a torna visualmente única em comparação com outras variedades de jabuticaba. A polpa também é branca ou rosada com gosto doce.

A jabuticaba é carregada?

É provado cientificamente que a jabuticaba não é carregada, pelo contrário, ela é uma fruta naturalmente saudável e nutritiva, sem efeitos prejudiciais conhecidos quando consumida por alguém.

A jabuticaba é carregada?
Fonte/Reprodução: original.

Agora que você sabe que não é verdade que jabuticaba é carregado, você pode incluir essa fruta deliciosa em sua dieta sem se preocupar.

Quais são os benefícios do consumo da jabuticaba?

Acima explicamos quais são os principais tipos de Jabuticaba e suas características e sanamos a sua principal dúvida se ela é carregada ou não. Agora vamos apresentar quais são os seus benefícios ao consumir e como ela é benéfica na sua saúde, confira:

Antioxidantes

A jabuticaba é rica em antioxidantes como antocianinas, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no nosso organismo, contribuindo para a saúde celular e o combate do envelhecimento precoce.

Vitamina C

A jabuticaba é uma boa fonte de vitamina C, que desempenha um papel essencial na função imunológica do nosso corpo, auxiliando também na proteção de doenças e infecções.

Fibras

A fruta contém fibras que auxiliam no funcionamento adequado do nosso sistema digestivo, promovendo a saúde intestinal e ajudando a manter a sensação de saciedade (auxiliando no controle do peso).

Ação anti-inflamatória

Alguns compostos encontrados na jabuticaba possuem a ação anti-inflamatória, ajudando a reduzir inflamações no corpo e contribuindo para a saúde geral dele.

Quais as formas de consumo da jabuticaba?

Agora que explicamos os benefícios do consumo da Jabuticaba e como ela pode fazer bem para a sua saúde, vamos te mostrar quais são as formas de consumo. Abaixo confira quais são e como consumir essa deliciosa fruta, confira:

Consumo in natura

Uma maneira mais simples e mais prazerosa de comer a jabuticaba é ela fresca, diretamente da árvore. Basta colher as frutas e saboreá-las.

Sucos e vitaminas

Pode ser usada para preparar sucos naturais, batidos no liquidificador com água e leite, essa maneira é muito refrescante de consumir a fruta.

Sobremesas

Experimente usar a jabuticaba em receitas como mousses, sorvetes, tortas e entre outros. Também pode ser usada como cobertura, recheio ou ingrediente principal da receita.

Chutneys e molhos

A jabuticaba pode ser usada para fazer chutneys, ou com ingredientes agridoces, combinando-a com temperos e especiarias. E também, a fruta pode ser transformada em molhos para acompanhar carnes e outros pratos salgados.

Finalmente, você tirou a sua dúvida se jabuticaba é carregado e descobriu que não é. Agora é só implementar essa fruta deliciosa à sua dieta. Mas em caso de dúvidas, procure um nutricionista para ter melhor orientação!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *