Saiba se comer melão a noite faz bem ou não

Saiba se comer melão a noite faz bem ou não

Já ouviu falar que comer melão à noite pode dar um empurrãozinho na qualidade do seu sono? E que, por outro lado, também pode te levar a acordar mais vezes para ir ao banheiro?

Se você já se perguntou se comer melão antes de dormir faz bem ou não, esse é o artigo certo para você. Assim, esclareça suas dúvidas e descobra se essa fruta tão refrescante é recomenda antes da hora de dormir.

O que é o melão?

O melão é uma fruta pertencente à família Cucurbitaceae e ao gênero Cucumis. Ele é originaria da África e da Ásia, mas é cultivado em diferentes partes do mundo.

O que é o melão
Fonte/Reprodução: original

Existem vários tipos de melão, mas todos têm uma casca exterior grossa e dura e, uma polpa suculenta e doce no interior. A cor e o sabor da polpa variam dependendo da variedade, pode ser laranja, amarelo, verde e até mesmo avermelhado.

Quais os benefícios do melão?

Essa fruta saborosa e refrescante que é o melão pode trazer diversos benefícios à saúde. Uma das vantagens mais notáveis em comer melão é sua riqueza em nutrientes, como vitamina C e A, potássio e folato. Além disso, devido ao alto teor de água, cerca de 90%, é uma excelente opção para manter a hidratação do corpo.

Também contém fibras que ajudam no desenvolvimento da digestão e manter o trato intestinal saudável. Outro ponto importante é a presença de antioxidante, que preservam as células do corpo contra os radicais livres.

O melão ainda possui potássio, um mineral essencial para a saúde cardiovascular, que ajuda a controlar a pressão arterial e a reduzir o risco de doenças cardíacas. A vitamina A, presente no melão, é essencial para a saúde ocular, prevenindo a degeneração muscular relacionada à idade.

Além disso, o melão é baixo em calorias e rico em fibras, tornando-se uma excelente escolha para quem busca perder peso. Por fim, contém vitamina C, comer melão pode ser fundamental para ter um sistema imunológico saudável, ajudando a combater infecções e doenças.

Como consumir o melão e quem pode?

O melão é uma fruta deliciosa, ela pode ser consumida de diversas maneiras, como em fatias frescas, saladas de frutas, smoothies e até mesmo em pratos salgados. Ele deve ser evitado por aqueles com alergia alimentar ou intolerância à frutose, mas de modo geral comer melão é seguro e saudável para a maioria das pessoas, incluindo crianças e mulheres grávidas.

Comer melão a noite faz bem?

Não existem informações especificas de que o consumo de melão à noite cause malefícios à saúde. No entanto, devido ao alto teor de água na fruta, é possível que aumente o acumulo de líquidos no corpo, levando a uma maior necessidade de urinar.

Comer melão a noite faz bem
Fonte/Reprodução: original

Por essa razão, é aconselhável evitar comer melão algumas horas antes de dormir para evitar interrupções na noite de sono, o que pode levar a insônia e estresse noturno. É importante dizer que isso não significa que comer melão à noite seja prejudicial à saúde, apenas pode afetar a qualidade de sono.

Por fim, lembre-se de sempre escolher um melão maduro e de boa qualidade para consumo. Quando estiver comprando o melão, procure por um fruto que tenha um cheiro doce e agradável, que ceda levemente ao toque. Após cortado, a fruta deve ser armazenada na geladeira e você precisa comer melão dentro de alguns dias.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *