Ostra é afrodisíaco: Mito ou verdade?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Ostra é afrodisíaco Mito ou verdade

Table of Contents

Popularmente conhecida por melhorar a potência sexual, muitos acreditam que ostra é afrodisíaco. Mas seria essa uma afirmação correta sobre o fruto do mar e se ele realmente é capaz de melhorar as noites de amor.

Existem muitos alimentos conhecidos por aumentar a libido e principalmente por serem um tipo de viagra natural e perfeito para melhorar a conexão do casal. Por isso, muitos acreditam que ostra é afrodisíaco.

Para sanar as suas dúvidas, você descobre a seguir se ostra é afrodisíaco, o que é, quais são os tipos, quais são os seus benefícios, como consumir e muito mais. Acompanhe agora!

O que é a ostra?

A ostra é um molusco proveniente do mar, mas que pode ser encontrada em águas salobras, ou seja, uma mistura de água salgada e doce, quando os rios se encontram com os mares. Elas são compostas por uma substância chamada nácar que é macia que é envolvida por duas conchas grossas e duras que o protegem.

O que é a ostra
Fonte/Reprodução: original

A parte comestível da ostra é o nácar, que também é chamada de carne de ostra. Normalmente, elas podem ser consumidas feitas no vapor, frescas, em molhos gratinados e até mesmo fritas.

As ostras não são apenas conhecidas pelo seu sabor único, mas também por ser um animal importante para o ecossistema, visto que uma das suas particularidades é remover partículas orgânicas como fungos e bactérias da água para manter a qualidade do ambiente.

Ostra é afrodisíaco?

Ao contrário do que muitos pensam, não é verdade que ostra é afrodisíaco. Essa afirmação é incorreta, pois não possui comprovação científica. Conforme o médico nutrólogo José Alves Lara Neto da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) “O verdadeiro órgão sexual é o cérebro”. Assim muitos crêem que ostra é afrodisíaco quando o mesmo é apenas um estimulante para o ato sexual.

Quais os benefícios da Ostra?

Embora não seja correto dizer que ostra é afrodisíaco, elas são consideradas uma fonte rica de nutrientes e minerais essenciais para o organismo humano. Confira abaixo os principais benefícios do fruto do mar.

1- Ricas em zinco

As ostras são uma ótima fonte de zinco que é um mineral essencial para o corpo. O zinco é responsável por auxiliar no crescimento geral, além de ser síntese de proteínas e DNA. Por este motivo, o consumo da ostra é muito importante.

2- Fonte de ômega-3

O ômega-3 é um ácido graxo vital para o organismo humano conhecido por combater doenças cardiovasculares como infarto e derrame, por exemplo, além de ser um ótimo aliado para a saúde cerebral.

3- Antioxidade

A ostra é um ótimo antioxidante, pois é rica em selênio, que auxilia na proteção do organismo contra radicais livres, que são moléculas que podem causar doenças degenerativas e outros.

4- Aumenta a imunidade

Por ser rica em zinco e diversos outros nutrientes, as ostras também são conhecidas por promover a imunidade do corpo, desempenhando um papel fundamental em relação à saúde e ao bem-estar.

Quais os tipos de Ostras?

Existem diversos tipos de ostras espalhadas pelo mundo. Elas possuem características diferentes umas das outras, além de contarem com sabores e habitat diferentes. As principais incluem:

  • Oriental;
  • Pacifico;
  • Kumamoto;
  • Olympia;
  • Flat europeu.

Vale salientar que o sabor pode variar de acordo com a maneira que as ostras são cultivadas. Nesse caso, o gosto pode mudar a depender da região e tipo de ostra consumida.

Quem pode consumir e quais os cuidados no consumo?

Ainda que a afirmação de que ostra é indigesto não seja verídica e que o mesmo possua muitos benefícios, existem alguns cuidados importantes que devemos adotar ao consumi-lo. Por exemplo, ao comer ostra na praia, é muito importante comer durante o primeiro período do dia, pois o risco de contaminação é maior quando o dia está acabando.

Quem pode consumir e quais os cuidados no consumo
Fonte/Reprodução: original

Além disso, a limpeza da ostra é fundamental e de quem o preparou. Afinal, as ostras nem sempre podem aparentar estar podres, visto que os micro-organismos presentes neles não se deterioram.

Com este artigo você pode ver que a afirmação de que ostra é afrodisíaco é um mito. Então, caso queira adicioná-las à sua dieta para desfrutar dos seus benefícios para a saúde, deve tomar cuidado com a higiene e local que o consome.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook