Ao longo do tempo a afirmação de que amendoim é afrodisíaco tem crescido cada vez mais! O amendoim é uma planta cultivada e que pode ser consumida de várias maneiras – por isso, muitos questionam seu poder de aumentar a libido.
Não só isso, como o amendoim ainda é rico em gorduras saudáveis, proteínas e nutrientes essenciais para o organismo humano. Além disso, pode ser utilizada para muitas receitas deliciosas que incluem pratos típicos de festas juninas, doces e salgados. Mas, será que amendoim é afrodisíaco?
Neste texto, vamos explorar um pouco o tema e além de abordarmos a questão de se o amendoim é afrodisíaco ou não, explicaremos o que são comidas afrodisíacas, quais os tipos de amendoim e mais – confira!
O que são as comidas afrodisíacas?
Comidas afrodisíacas são alimentos conhecidos por auxiliar no aumento do desejo sexual, de forma que estimula a libido e melhora o desempenho sexual. Desde o início dos tempos, alguns alimentos são constantemente utilizados como estimulantes sexuais e, dentre os alimentos considerados afrodisíacos, os principais são:
- Pimenta;
- Ostras;
- Mel;
- Alho;
- Gengibre.
Vale ressaltar que o consumo de alimentos considerados afrodisíacos é subjetivo, ou seja, ele pode variar de pessoa para pessoa. Isso sem contar, que a libido também depende muito da condição emocional e física da pessoa em questão.
O amendoim é afrodisíaco?
Afinal, o amendoim é afrodisíaco ou não? A verdade é que amendoim é sim considerado afrodisíaco, especialmente devido a sua riqueza em zinco e vitamina E. A planta é considerada um dos alimentos mais conhecidos, no que se refere ao aumento do desempenho sexual do homem.
Além disso, ele também é responsável por aumentar a energia e por reforçar a potência sexual, principalmente devido ao zinco presente em sua composição. A melhor parte é que o alimento pode ser consumido cozido, torrado, ou em alguns doces como a cocada e a paçoca, por exemplo.
Quais os tipos de amendoim?
Sabemos que o amendoim é afrodisíaco, no entanto, é importante saber que existem diversos tipos diferentes de amendoins e cada um deles possui características distintas. Ademais, os principais tipos de amendoim que podem ser encontrados no mercado incluem:
- Amendoim Crocante;
- Amendoim Runner;
- Amendoim Blancheado;
- Amendoim doce;
- Amendoim HPS.
Esses são apenas alguns dos principais tipos de amendoins, mas vale ressaltar que o tipo ideal de amendoim pode depender da receita que deseja fazer. Mas, independente de qualquer coisa, os amendoins são amplamente conhecidos pelo seu sabor único.
Quais os benefícios do amendoim?
Além de podermos afirmar que amendoim é afrodisíaco, ele também é muito benéfico para a saúde, devido a sua riqueza em nutrientes fundamentais para o corpo. Confira, abaixo, quais os benefícios principais da planta:
Combate a anemia
Por ser rico em ferro e ácido fólico, o amendoim é um alimento perfeito para combater a anemia, pois esses minerais auxiliam na hemoglobina e nos glóbulos vermelhos, o que combate a anemia.
Auxilia no combate de doenças cardíacas
O amendoim é rico em gorduras boas e resveratrol, componentes que auxiliam a levar colesterol para o fígado para removê-lo do organismo. Além disso, ela também ajuda a reparar lesões dos músculos do coração.
Minimiza os níveis de açúcar no sangue
Devido a quantidade de gorduras boas e fibras, o amendoim ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e, também, previne os riscos do desenvolvimento da diabetes do tipo 2, por exemplo.
Auxilia no emagrecimento
O amendoim também possui termogênicos, além das fibras. Juntas, elas ajudam na diminuição da fome, promovendo a sensação de saciedade e por isso, o consumo do amendoim ajuda no processo de perda de peso.
Agora que sabe que amendoim é afrodisíaco, é importante ter cuidados ao adicioná-lo à sua dieta! Ppte por consumi-lo com cautela e mantenha uma dieta diária equilibrada. Assim como qualquer outro alimento, saudável ou não, é importante manter o equilíbrio, pois o excesso pode fazer mal à saúde.