Confira 5 ideias para consumir mais frutas e legumes

Confira 5 ideias para consumir mais frutas e legumes

O dia-a-dia está muito corrido e fica difícil consumir mais frutas e legumes de forma saudável? Não se preocupe, pois, apesar da dificuldade, é possível inseri-los em sua dieta de forma mais barata, rápida e prática.

Venha nessa viagem gastronômica que além de te dar mais opções de lanches ou refeições mais saudáveis, te ajudará na logística do seu cotidiano sempre ao seu favor. Confira!

O que são frutas e legumes?

Apesar de estarem presentes desde sempre na alimentação, as frutas e legumes tem as suas diferenças e similaridades. Por exemplo, todas elas são hortaliças, no entanto, elas se divergem no sentido de que as frutas são as partes ricas em suco adocicados, como melancia, laranja e maçã.

O que são frutas e legumes
Fonte/Reprodução: original

E por sua vez, os legumes são todas as estruturas que a parte comestível é o próprio fruto ou a semente, como cenoura, batata-doce e abóbora.

Consumir mais frutas e legumes, além de ser mais saudável, te ajuda a entender que a gama de possibilidades alimentícias que você pode, e deve incluir, na sua alimentação é maior do que você pensou.

Quais os benefícios das frutas e legumes?

Os benefícios de se consumir mais frutas e legumes vão desde auxiliar na nutrição que precisamos para nos mantermos saudáveis ao longo do dia, como:

  • Evitar doenças;
  • Desintoxicar e melhorar o metabolismo;
  • Desintoxicar e melhorar o sistema imunológico para tratamento de enfermidades.

Por exemplo, frutas cítricas tem um alto teor de vitamina C, oxidantes e efeitos anti-inflamatórios cruciais para o bom funcionamento do organismo e no combate de infecções virais, como a gripe. Algumas dessas frutas são: a laranja, limão e o kiwi. Já dentre alguns dos legumes temos o brócolis, repolho e o espinafre.

Em relação à desintoxicação e emagrecimento temos a banana, rica em potássio e, é conhecida como um bom pré-treino. Além disso, você também pode experimentar a Melancia, que além de ser ótima para hidratação, diminui o inchaço. Outra fruta que auxilia no processo, o mamão é rico em fibras, essencial para o processo digestivo e bom funcionamento do intestino.

Quais os cuidados antes de consumir frutas e legumes?

Apesar do lado bom, é importante tomar alguns cuidados ao consumir mais frutas e legumes na sua alimentação. Pois, além de ser necessário ter uma excelente higiene para minimizar a quantidade de bactérias que podem vir na fruta ou legume, é melhor ter ponderação em relação à própria escolha. Assim, busque opções mais saudáveis e sem tantos agrotóxicos.

Quais os cuidados antes de consumir frutas e legumes
Fonte/Reprodução: original

Para além das atribuições positivas para a saúde com o consumo, a escolha por adequar mais frutas e legumes fará com que você repense seus hábitos de escolha. Por exemplo, ir à feira, além te dar mais opções sadias, são mais baratas.

5 ideias para consumir frutas e legumes

Dentre todas as vantagens, para te ajudar nessa jornada, segue abaixo uma lista de dicas e ideias para consumir mais frutas e legumes em seu cotidiano:

1 — Recheios

Como uma pausa ou até mesmo no final de semana nos sentimos tentados a pedir comidas prontas e sempre partir para um lanche mais rápido. Que tal utilizar esse momento para tentar coisas novas? Esfirras, pizzas e até lasanhas podem ser um bom começo para uma introdução mais saudável.

Ao invés de pedir os sabores de sempre, opte por opções mais saudáveis que contenham mais verduras em sua composição. Assim, experimentará sabores novos e se sentirá mais tentado a continuar nesse mundo de sabores.

2 — Alimentos sazonais

Que tal aproveitar as melhores épocas para tentar alimentos sazonais? Existem períodos onde o morango está mais em alta, por exemplo. E você pode tentar incluí-lo em sua alimentação, sendo uma ótima pedida para o café da manhã.

3 — Massas

Mais uma excelente dica para tentar realizar, é introduzir o suco de algumas frutas à produção de umas massas. Essa ideia é especialmente para as crianças ou onde você julgar necessário “ocultar” o sabor real dos legumes.

Por exemplo, você pode introduzir um legume de sua preferência tanto na massa de panquecas e tortas, e aproveitar para fazer no recheio também.

4 — Planejamento antecipado

Um passo fundamental para sempre lembrar de consumir mais frutas e legumes no seu cotidiano familiar é planejar suas refeições. Pois, estimula na agilidade no dia a dia e ameniza o desperdício.

Essa dica é crucial para te ajudar em sua praticidade se você já tem uma rotina corrida, pois você podem cortar e, inclusive, temperar alguns legumes e congelá-los, te dando mais facilidade e sabor em seu dia!

5 — Receitas caseiras

Por fim, mas não menos importante, você também pode tentar novas receitas, seja sozinho, com seus amigos ou até mesmo com a sua família. Receitas como: sucos verdes, saladas de fruta, arroz colorido, sopa de legumes e até mesmo macarrão feito especialmente com legumes.

Dessa maneira, se tornou mais claro como consumir mais frutas e legumes em seu dia a dia. Esperamos que esse texto tenha te ajudado a enxergar um novo mundo de educação alimentar, que só trará ainda mais saúde para você e sua família.


Comments

Uma resposta para “Confira 5 ideias para consumir mais frutas e legumes”

  1. […] Aquele que lembra uma batata pelo seu formato mais redondo, com casca mais escura e arroxeada, é chamado de inhame na região Sudeste, porém, seu nome correto é taro. Esse alimento deve ser cozido para o consumo. Não é recomendado consumir esse legume cru. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *