O que são os probióticos para prisão de ventre e como ajudam a soltar o intestino?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
O que são os probióticos para prisão de ventre e como ajudam a soltar o intestino?

Table of Contents

A constipação embora seja comum em muitas pessoas, é algo que incomoda e traz desconforto para quem tem, mas hoje em dia existem os probióticos para prisão de ventre que tem a função de trazer bem-estar ao nosso organismo.

Mas afinal o que são os probióticos? Eles são microorganismos vivos, ou melhor dizendo, bactérias boas, que ficam na microbiota, e quando ingeridos na quantidade correta, fazem muito bem para a nossa saúde.

O que são os probióticos para prisão de ventre?

Os probióticos para a prisão de ventre são conhecidos como Lactobacillus acidophilus, chamados também de acidophilus e L. acidophilus, são bactérias do bem, que ficam presentes do trato intestinal, facilitando a digestão dos alimentos no organismo e protegendo a mucosa.

O que são os probióticos para prisão de ventre?
Para que serve. Fonte/Reprodução: original.

Esse probiótico recebeu o nome que tem por produzir ácido láctico, fato que acontece pela deterioração do leite pela enzima lactase, produzida também pelas mesmas bactérias.

Os probióticos conseguem melhorar a saúde intestinal, aliviando sintomas como diarreia e gases, por exemplo, além de muitos outros benefícios para o nosso organismo.

Probióticos e microbiota: qual a relação?

Primeiramente, você sabe o que é microbiota? Resumindo, ela é a nossa flora intestinal. Ela é formada por vários microorganismos como fungos e bactérias indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Uma curiosidade é que em nosso corpo existem 100 trilhões de seres vivos, que no total pesam aproximadamente 1,5kg.

A população da microbiota começa a se formar no momento em que a pessoa nasce, e o tipo de parto vai fazer muita diferença na colonização da microbiota. O parto normal permite que a criança receba uma variedade muito maior de bactérias, favorecendo a imunidade, e contribuindo para que ela possa ter menor tendência a ter alergias, ou até doenças neuropsíquicas como autismo e depressão.

Para o nosso corpo funcionar perfeitamente, a microbiota deve estar em equilíbrio, e quando existe um desequilíbrio, os probióticos ficam com essa tarefa. Se tomados na dose e maneira correta, eles ajudam a equilibrar a microbiota e aliviar os possíveis desconfortos que a pessoa pode ter.

Quais são os alimentos que contêm probióticos?

Além de poderem ser consumidos em suplementos, você pode encontrar os probióticos em alimentos que provavelmente fazem parte do seu dia a dia, como o iogurte por exemplo, muito nutritivo e ajuda na prisão de ventre, no fortalecimento dos ossos e ainda na pressão alta. 

Quais são os alimentos que contêm probióticos?
Probióticos e seu uso. Fonte/Reprodução: original.

Outro alimento rico em probiótico é o Kefir, que é bem-parecido com o iogurte, porém ele é fermentado com grãos e leite de kefir, além disso ele tem em sua composição muitos antioxidantes. 

Seguindo a mesma linha, também temos a coalhada, perfeita para a saúde dos nossos dentes e ossos, por ser rica em cálcio e ajudar a melhorar a imunidade.

Quais as vantagens em consumir probióticos?

Além dos probióticos para prisão de ventre, seu consumo traz muitas vantagens para o nosso organismo, isso porque ele ajuda a colonizar nossa microbiota, fazendo com que a quantidade de bactérias boas em nosso organismo aumente, com isso, ajudando em várias doenças e sintomas desconfortáveis, como por exemplo diarreia, náuseas, vômitos, dores abdominais, e até o alívio de ansiedade e estresse.

O consumo de probióticos é muito seguro, e não existem contraindicações, como podemos ver, provavelmente já fazem parte no nosso dia a dia, como é o caso do iogurte que a maioria das pessoas gosta e consome.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook