Peixe mapará é gorduroso? Saiba mais sobre esse pescado!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Peixe mapará é gorduroso Saiba mais sobre esse pescado!

Table of Contents

Não é novidade que os frutos do mar são popularmente conhecidos por compor uma variedade de receitas! Por isso, é comum o questionamento: o peixe mapará é gorduroso? Quais são os seus benefícios para a saúde?

O mapará é um peixe bastante conhecido, principalmente na América do Sul. Ele é um peixe pequeno e amplamente distribuído em países como o Brasil, Argentina, Peru, Guiana, Venezuela e Suriname – no entanto, muito se pergunta se o peixe mapará é gorduroso ou não.

Para sanar suas dúvidas relacionadas ao peixe, neste conteúdo você vai descobrir se o peixe mapará é gorduroso, quais são as suas principais características, benefícios do consumo e muito mais. Acompanhe!

Origem do peixe mapará

O peixe mapará, também conhecido como mapurá, é oriundo do estado do Pará e se encontra principalmente nas bacias do Rio Amazonas, assim como na bacia do Paraná. O mapará é um peixe de água doce e de carne suculenta, bastante consumida ao redor do país.

Origem do peixe mapará
Fonte/Reprodução: original

No estado do Pará, localizado no norte do Brasil, a pesca do peixe é tradicional e é um evento que une diversas pessoas em um evento cultural. Por isso, pode ser facilmente encontrado nas regiões em que sua espécie é abundante.

Principais características do mapará

O peixe mapará possui dorsos azulados, nadadeira dorsal truncada e seu ventre é esbranquiçado. Além disso, seus congêneres possuem uma nadadeira dorsal bifurcada. Suas mandíbulas não possuem dentes, ou seja, o peixe se alimenta de restos animais e vegetais.

No Brasil, o peixe pode ser conhecido por diversos nomes, como Mandubi, Mapurá, Olho de gato e Lalau. Ele pode ser facilmente encontrado em feiras livres por normalmente ser comercializado fresco – no entanto, isso depende da região e se o alimento é distribuído na localidade.

Benefícios do consumo do peixe mapará

Antes de descobrir se o peixe mapará é gorduroso ou não, é importante ficar por dentro dos seus principais benefícios. O marapá contém vitaminas, minerais e nutrientes essenciais para o corpo humano.

Dentre os principais benefícios do peixe marapá, estão a prevenção de doenças cardiovasculares, assim como também do câncer, osteoporose, diabetes e outras enfermidades. Além disso, ele também ajuda no combate a ansiedade e depressão. Mas, a dúvida permanece, será que o peixe mapará é gorduroso?

Melhores modos de preparo do peixe

Assim como os demais tipos de peixe, o mapará pode ser consumido de diversas maneiras, podendo ser empanado, frito, cozido, assado e grelhado. É importante lembrar que, dependendo do modo de preparo, o peixe mapará é gorduroso ou não. Porém, por ser um peixe de água doce, ele pode apresentar um gosto mais forte que os de água salgada.

Para remover o gosto forte e característico, o ideal é manter os filés por 30 minutos ou mais de molho no leite. Outro ingrediente pode ser utilizado é a cachaça que disfarça o sabor forte e deixa a carne do peixe bem macia. O vinagre e limão, normalmente utilizado para o preparo de peixe, não é recomendável pois pode acabar com os compostos.

O peixe mapará é gorduroso?

Se ainda está se questionando se o peixe mapará é gorduroso, infelizmente a resposta é sim. Dentre os peixes Amazonenses, o mapará é o único que em 100g apresenta um teor elevado de gordura contendo 21g.

O peixe mapará é gorduroso
Fonte/Reprodução: original

Nesse contexto, embora seja muito benéfico para a saúde, o peixe mapará é também bem gorduroso. Por isso, ao consumi-lo, é necessário optar por pequenas porções e também se atentar aos acompanhamentos e modo de preparo – o peixe frito, por exemplo, possui um maior teor de gordura.

Você acabou de descobrir que o peixe mapará é gorduroso e, por isso, pode ser prejudicial à saúde caso seja consumido em grandes quantidades. Ao adicionar o alimento à sua dieta, o ideal é ficar atento aos modos de preparo e aos tipos de acompanhamentos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também