A granola é um alimento extremamente saudável e nutritivo, pois é rica em fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Além disso, ajuda a regular o trânsito intestinal, pois as fibras presentes nesse alimento são solúveis e aumentam o bolo fecal, facilitando a evacuação.
Mesmo com diversos benefícios, ainda fica o questionamento: Será que a granola prende o intestino? Confira a seguir.
Será que a granola prende o intestino?
A granola é considerada um mix de cereais muito nutritivos. Para quem se pergunta se a granola prende o intestino a resposta é não. Isso por conta de sua receita extremamente rica em oleaginosas e cereais integrais, que ajuda o trânsito intestinal com sua grande quantidade de fibras. Assim, ela consegue impedir sintomas de prisão de ventre.
Por isso, podemos dizer que o consumo de granola é extremamente recomendado para quem sofre com um intestino preguiçoso. Além disso, suas gorduras boas ajudam na saciedade e no combate de doenças.
Do que é feita a granola?
Agora que sabemos responder se a granola prende o intestino ou não, é indispensável saber a sua composição. A granola é basicamente feita de um mix de cereais, oleaginosas e frutas secas. Na receita mais comum é incluído os seguintes ingredientes: aveia, gérmen de trigo, flocos de arroz, flocos de milho, banana, uva-passa, castanhas, nozes e amêndoas.

Por conta de todos esses ingredientes, a granola é um alimento rico em carboidratos e fibras. Seu consumo consegue fornecer uma grande quantidade de energia para o corpo, por isso ela é incluída em diversos tipos de dietas e ainda é quase impossível considerar que a granola prende o intestino de quem a consome.
Quais benefícios da granola para o organismo?
Depois de responder se a granola prende o intestino ou não, também é importante pontuar todos seus benefícios para o corpo humano. Conheça os principais:
Perda de Peso
O consumo da granola auxilia no emagrecimento quando colocada na dieta com moderação. Isso acontece por conta de suas fibras solúveis, que conseguem se expandir dentro do estômago. Isso provoca saciedade e evita novas refeições desnecessárias.
Redução do colesterol
A Granola também é famosa por sua absorção de gorduras, que elimina o colesterol ruim do organismo. Isso acontece por conter uma abundância de oleaginosas em sua composição, que possuem gorduras boas e ácidos graxos.
Prevenção de doenças
Outro benefício da granola é seu potencial de redução de riscos. Com seu consumo, é possível evitar diversos tipos de câncer por conta da presença de vitaminas, minerais e antioxidantes em sua composição.
Controle da diabetes
Com a granola em sua dieta, também é possível prevenir e controlar a diabetes. Segundo estudos, este alimento está associado ao controle da doença por conta de suas fibras. Além disso, seu consumo regular consegue proteger a saúde do coração e diminuir os riscos de problemas cardiovasculares.
Como consumir a granola de forma saudável?
Respondemos se a granola prende o intestino ou não. Agora é necessário saber como comer de forma saudável este incrível alimento. Para se alimentar de maneira adequada, indica-se retirar da dieta alimentos cheios de carboidratos pela granola. A melhor forma de consumo é incluir a granola com iogurtes antes da atividade física e também depois.

Outro benefício da granola é a possibilidade de carregá-la para todo lugar. Basta utilizar saquinhos plásticos ou pequenos potes para fechá-la bem. Também é preciso lembrar que, como qualquer alimento, o consumo da granola deve ser feito de forma equilibrada e sem exageros.