Nos últimos anos, cada vez mais pessoas adotam a dieta vegetariana e vegana. Pessoas influentes tem se declarado veganas ou vegetarianas, e essa se tornou uma pauta muito comentada dentro e fora da internet.
No entanto, muita gente ainda tem dúvidas em relação ao funcionamento dessas dietas e como elas atuam na saúde de seus adeptos, pois não entendem a diferença entre as duas e se preocupam com diversos outros fatores.
Neste conteúdo você vai ver quais são as dúvidas mais comuns sobre a dieta vegetariana e vegana, o que cada uma dessas dietas representa, quais os benefícios que elas podem trazer para o organismo e muito mais. Continue lendo para conferir!
O que é a Dieta vegetariana e vegana?
Os vegetarianos restringem o consumo das carnes (de boi, frango, porco e quaisquer outros animais), no entanto, eles consomem alimentos de origem derivada do animal, como manteiga, leite, mel e outros.
Já os veganos restringem o consumo, em sua alimentação, de qualquer coisa de origem animal. Diferente dos vegetarianos, os veganos não se alimentam de produtos como laticínios e mel, por exemplo.
Quais os benefícios da Dieta vegetariana e vegana?
Por meio da dieta vegetariana e vegana o consumo de sódio diminui muito e torna o consumo de alimentos saudáveis ainda mais frequente. Na dieta vegana, por exemplo, a alimentação com alimentos ricos em gordura saturada e níveis altos de colesterol diminui muito, fazendo com que os riscos de entupimento das veias e artérias sejam evitados.
Adotando uma dieta mais natural, com base em vegetais, grãos, oleaginosas e outros itens que não provém de animais, os riscos de doenças cardíacas são bem menores devido à composição nutricional dos alimentos ingeridos.
Quais alimentos fazem parte da dieta vegetariana e vegana?
Na dieta vegetariana não é consumida a carne dos animais, no entanto, a dieta vegana restringe mais alimentos, pois veganos não consomem alimentos de origem animal como ovos, mel e outros.
Na tabela você vai ver alguns alimentos que podem ser consumidos em cada dieta:
DIETA VEGETARIANA | DIETA VEGANA |
Mel | Legumes |
Ovos | Frutas |
Leite | Cereais |
Manteiga | Derivados de soja |
Queijo | Tubérculos |
Iogurte | Sementes |
Atualmente é possível contar com diversas receitas para quem segue dieta vegetariana e vegana. Então mesmo que a dieta vegetariana conte com mais itens que a vegana, existem diversas receitas que você pode fazer sendo vegano, com alguns substitutos saudáveis e livre de crueldade com os animais.
Quem pode fazer a Dieta vegetariana e vegana?
Qualquer pessoa pode fazer dieta vegetariana e vegana desde que seja bem planejada. Para mulheres lactantes ou ainda na gestação, a dieta também é indicada e pode ser feita sem medo, com as informações corretas sobre os alimentos que podem ser ingeridos para que o indivíduo ainda consuma a quantidade diária dos nutrientes que necessita para manter-se saudável.
8 Dúvidas sobre a Dieta vegetariana e vegana?
Existem muitas dúvidas em relação a dietas que restringe a ingestão de produtos de origem animal, isso se aplica principalmente a quem quer adotar uma das suas dietas. Para te ajudar a tirar essas dúvidas, iremos responder algumas abaixo.
1 – A dieta vegetariana e vegana é a mesma coisa?
Não! Enquanto a dieta vegana restringe qualquer produto de origem animal, na dieta vegetariana apenas o consumo da carne é restrito, outros alimentos de origem derivada do animal, como ovos, mel, leite e outros, podem ser consumidos.
2 – A alimentação vegetariana causa anemia?
Não. Existem alguns vegetais que são mais ricos em ferro que a carne. Por isso, ao adotar a dieta vegetariana e vegana é preciso se alimentar de vegetais verdes-escuro, como a couve-manteiga e o brócolis, por exemplo.
3 – Como ingerir proteína sendo vegetariano ou vegano?
Quem é vegetariano pode consumir ovos, que são uma excelente fonte de proteína animal, já que é vegano pode ingerir proteína vinda dos grãos como lentilha, grão de bico, feijão e outros. Esses grãos são ricos no nutriente, o que mostra que a dieta vegetariana e vegana também pode ser rica em proteínas.
4 – A dieta vegetariana e vegana é cara?
Não. Se você adotar uma dessas dietas, pode até gastar menos que gastaria com carnes. No entanto, o ideal é cozinhar em casa, visto que comer em restaurantes veganos ou vegetarianos pode ser mais caro.
5 – Gestantes e crianças podem ser veganos ou vegetarianos?
Sim! Desde que tenha um acompanhamento de um nutricionista e que não exagere no consumo de carboidratos simples. A dieta é saudável, desde que seja observada a ingestão dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.
6 – Proteínas vegetais têm menos valor nutricional que a proteína animal?
Sim. Proteínas vegetais possuem menos valor biológico que a animal. Portanto, é necessário consumir uma quantidade maior de proteína vegetal como legumes, sementes e outros.
7 – Os ossos ficam fracos por parar de consumir leite?
Os ossos não ficam mais fracos por parar de consumir leite! Para que os ossos permaneçam fortes é necessário combinar magnésio, boro, vitamina K, cálcio e manganês. A couve, por exemplo, é um ótimo alimento para consumir os nutrientes citados, auxiliando na manutenção da saúde óssea.
8 – A saúde piora quando se torna vegano ou vegetariano?
Se tornar vegetariano ou vegano não piora a saúde, muito pelo contrário. Quando a alimentação é feita de modo correto, a saúde melhora e o desempenho em atividades físicas pode aumentar.
Você acabou de conferir as dúvidas mais frequentes sobre a dieta vegetariana e vegana. Agora você já pode escolher uma delas para seguir, caso seja de seu interesse!