Ao consumir esse molho, com certeza você já se perguntou se o ketchup é remoso. Pensando nisso, preparamos este texto para explicar se ketchup é remoso ou não. Mas, antes saiba que, alimentos remosos são aqueles que facilitam o processo de inflamação. E isso pode gerar consequências para quem os ingere no pós-operatório. Mas será que o ketchup é remoso?
Os alimentos remosos são ricos em gordura animal, açúcar e óleos refinados. São conhecidos como alimentos remosos os embutidos como salsichas, linguiça e outros. Além dos ricos em açúcar como o refrigerante, biscoitos e outros.
Esses alimentos podem ser perigosos para a saúde se consumidos em excesso ou prejudicar na cicatrização de cirurgias, piercings e tatuagens. Isso pode afetar o processo de cicatrização, desenvolvendo maiores complicações.
Por este motivo, os alimentos remosos devem ser retirados da alimentação por quem está em um processo pós-operatório. Além disso, os profissionais recomendam mudar a dieta quando estiver durante um processo de cicatrização.
Mas será que o ketchup é remoso? Neste conteúdo você vai ver se o ketchup é remoso, como ele deve ser consumido, como surgiu e muito mais. Continue lendo para conferir.
O que é o ketchup?
O ketchup é um tipo de molho que tem origem chinesa. Ele veio para o ocidente através da Malásia, onde era produzido com cogumelo. Apenas nos Estados Unidos o Ketchup se tornou o que é hoje, sendo feito com tomate e atualmente utilizado para acompanhar pratos como batata frita, hambúrgueres, sanduíches e outros.
Como surgiu o ketchup?
Antes de respondermos se ketchup é remoso ou não, conheça a origem deste molho, que começou na China antiga.
O ketchup era um molho feito a base de frutos do mar e vinagre. Após passar pela Malásia foram adicionados os cogumelos e depois de chegar na Inglaterra sendo preparado com pepinos, nozes e ostras.

Ao chegar nos Estados Unidos o molho passou a ser preparado com tomate, que é o ingrediente que conhecemos hoje como o principal.
O ketchup é remoso?
Os alimentos remosos são ricos em açúcares e gordura animal. Então vale ressaltar que molhos como o molho barbecue, a maionese e o ketchup podem conter conservantes, aromatizantes e corantes que podem sobrecarregar o fígado. Então a depender dos ingredientes utilizados para produzir o molho, o ketchup é remoso.
Como deve ser consumido o ketchup?
O molho do ketchup pode ser consumido de diversas maneiras, na coxinha, salada, torta salgada, batata frita, fast foods e outros.

Além disso, muitas vezes ele também pode ser utilizado para o preparo de algumas receitas como o strogonoff brasileiro, que as pessoas costumam usar com o ketchup e muitas vezes mostarda. Já outros preferem preparar com molho de tomate ou extrato.
Não existe uma regra de como o ketchup pode ser consumido. Porém, como o ketchup é remoso a depender dos ingredientes utilizados nele, é importante ter controle de como utilizá-lo.
Como ele é feito?
O ketchup é feito com molho à base de tomate, cozido e coado. Depois são adicionados alguns ingredientes como sal, açúcar, vinagre, especiarias, alho e cebola.
Muita gente costuma preparar o ketchup em casa. Além de ser uma maneira mais barata, também é um modo mais saudável de consumir o molho. Dessa maneira, quem precisa evitar alimentos remosos que são ricos em gordura animal e açúcar, poderá consumir sem preocupações.
É comum que profissionais da saúde recomendem que pessoas que passaram por uma cirurgia de pequeno ou grande porte, evitem alimentos remosos para não atrapalhar o processo de cicatrização. Além disso, é importante que pessoas que acabaram de fazer uma tatuagem ou fazer um piercing, também evitem esse tipo de alimento.