Como soltar o intestino do bebê recém-nascido?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Como soltar o intestino do bebê recém-nascido?

Table of Contents

O bebê passa por diversas mudanças e adaptações em seus primeiros dias de vida. Por isso, de vez em quando, você irá precisar de uma ajudinha para soltar o intestino do bebê recém-nascido. 

Afinal, nesse primeiro momento de vida, o bebê ainda está se acostumando com a vida fora do útero e a alimentação através do leite materno ou de fórmulas, impactam diretamente no funcionamento intestinal da criança.

Entenda como ajudar a soltar o intestino do bebê recém-nascido e porque os bebês podem sofrer de constipação e cólicas nos primeiros meses de vida.

Por que é importante soltar o intestino de um recém-nascido?

Caso o bebê seja alimentado exclusivamente pelo leite materno, a alimentação da mãe influencia diretamente no funcionamento do intestino da criança. Por isso é importante que a mãe sempre se atente ao que consome.

Por que é importante soltar o intestino de um recém-nascido?
Qual a importância. Fonte/Reprodução: original.

Porém, por conta das mudanças corporais e adaptações com a nova vida fora do útero, o bebê pode acabar sofrendo com constipação e cólicas, o que causam um grande incômodo para ele, além de deixar muitas mamães e papais preocupados. 

Por isso é importante soltar o intestino do bebê recém-nascido e estar sempre em contato com o pediatra, para saber como identificar o momento ideal para intervir.

Como saber se o recém-nascido está com intestino preso?

Normalmente, os bebês com intestino preso costumam dar vários sinais fáceis de serem identificados. Você pode perceber um aumento abdominal, além de deixar a barriguinha mais rígida. 

Também pode causar dor e incômodo ao ser tocado nessa região e esses já são grandes indicativos de que está na hora de soltar o intestino do bebê recém-nascido.

Como saber se o recém-nascido está com intestino preso?
Como identificar. Fonte/Reprodução: original.

Mas nem sempre a falta de evacuação pode indicar uma constipação, já que o leite materno é absorvido quase completamente pelo corpo, é comum que os bebês evacuem menos nesse momento. 

Caso o bebê seja alimentado por fórmula, ele pode fazer apenas uma evacuação por dia ou até mesmo passar até 3 dias sem ocorrer nenhuma. Por isso a importância de perceber os outros sintomas para verificar se de fato está ocorrendo um quadro de constipação.

Como soltar o intestino de um recém-nascido?

Antes de fazer qualquer coisa para soltar o intestino do bebê recém-nascido, é necessário estar em contato com o pediatra, pois só ele poderá indicar algum medicamento ou a melhor maneira de fazer isso, ainda mais se tratando de um bebê tão pequeno.

Porém, as mamães podem realizar massagens na barriga, com o objetivo de soltar o intestino do bebê recém-nascido. O famoso movimento da bicicletinha é perfeito para estimular o movimento do intestino e consequentemente aliviar os gases e eliminar as fezes. 

A massagem chamada Shantala também pode ser feita durante o banho, favorecendo a evacuação. Não é recomendado dar nenhum tipo de alimento ou suco para bebês recém-nascidos sem orientação médica. 

Portanto, você pode mudar alguns hábitos na alimentação da mãe, como por exemplo beber mais água e introduzir alimentos laxativos, que consequentemente irão para o leite e podem ajudar a soltar o intestino do bebê recém-nascido.

O que fazer se o recém-nascido continuar com intestino preso?

Caso você perceba que as medidas para soltar o intestino do bebê recém-nascido não estão funcionando e a criança já está há muitos dias sem evacuar, é extremamente importante realizar uma consulta com o pediatra. 

Dessa forma, ele poderá avaliar melhor o que está ocorrendo e conduzir o tratamento da melhor forma para soltar o intestino do bebê recém-nascido.

Sem dúvidas ver o bebê sofrendo com dores e constipação é um dos momentos que deixam mamães e papais preocupados e tensos. Mas é preciso saber que no começo da vida esse é um quadro extremamente comum e que tende a melhorar com o passar dos meses. 

Porém, jamais abra mão de uma consulta com um bom médico pediatra para tirar suas dúvidas e realizar o tratamento adequado.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook