Como Age A Manga Prende Ou Solta O Intestino (1)

Como age a manga: prende ou solta o intestino

Toda colorida e cheirosa, essa fruta é rica em benefícios diversos para o nosso organismo, além de auxiliar na manutenção imunológica, sabia que ela também solta o intestino?

A manga é uma fruta versátil na alimentação, bem marcante por seu sabor refrescante, aroma adocicado e cores atrativas, compõe os mais variados pratos, é consumida desde in natura, à receitas doces e salgadas. 

O que é uma manga?

A manga é uma fruta muito consumida pela nossa população tropical, uma curiosidade é que essa fruta colorida e suculenta se adaptou ao nosso clima tropical, sua origem, na verdade é asiática. 

Como Age A Manga Prende Ou Solta O Intestino (2)
Fonte/Reprodução: original

É caracterizada como uma drupa, o que significa que essa fruta é carnosa, suculenta, possui a casca fina e um caroço no interior. 

A manga é uma fruta utilizada das mais diversas formas em nossa cultura e temos pelo menos quatro espécies diferentes dentre as mais conhecidas, é bem apreciada em natura, devido ao sabor e aroma marcantes, mas também é consumida na forma de receitas doces e salgadas, sucos e bebidas variadas, geleias, sobremesas, enfim.

Quais benefícios a manga traz ao organismo?

A fruta é uma fonte de minerais, rica em potássio e em menores quantidades contém zinco, selênio, magnésio e fósforo.

Uma porção da fruta contém baixa quantidade de calorias, graças a sua ação antioxidante, ela beneficia as artérias e a saúde do coração de forma geral.

Esse fruto contém vitamina A e vitamina C, o que significa que contribui para a imunidade do nosso organismo.

É rica em fibras, e pode contribuir para a saúde do intestino, claro, se combinada a uma dieta alimentar que seja saudável de forma geral.

A manga prende ou ajuda a soltar o intestino?

Assim como vimos, a manga é uma fruta rica em fibras. O que isso quer dizer ao pensar em como ela age no nosso organismo?

Alimentos com fibras têm a função de auxiliar o trabalho do intestino, isso acontece porque as fibras desencadeiam fermentações que liberam substâncias (ácidos) que regulam o trânsito do intestino.

E no caso da manga, cujas fibras são solúveis, podemos entender então que essa fruta auxilia no funcionamento intestinal, o que é muito bom se você tem problemas de intestino (a famosa constipação), pois quando ingerida uma quantidade considerável, ela solta o intestino.

E aqui vale um cuidado, em excesso seu efeito pode até ser laxante.

Qual malefício pode causar o consumo da manga?

Uma das características que podem indicar um benefício ou malefício de uma fruta, é a quantidade ingerida. A manga é rica em benefícios, mas ao ser consumida em excesso, seus benefícios podem se perder, e já que cada corpo interage de um jeito com os alimentos, prejuízos podem surgir a alguns organismos.

Pessoas com diabetes, por exemplo, se puderem consumir pequenas porções da fruta, é o mais indicado, pois uma manga (média) possui uma porcentagem considerável de carboidratos.

Também merece atenção questões como alergia ou intolerância, e ainda, casos específicos de saúde em que substâncias que podem ser encontradas na fruta devam ser evitadas.

Espero que agora você possa aproveitar ao máximo a riqueza dessa fruta!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *