Confira os 5 benefícios dos exercícios regulares para combater o câncer

Confira os 5 benefícios dos exercícios regulares para combater o câncer

Atualmente, graças a muitos estudos, sabemos que existem várias formas de combater o câncer, e uma das principais está nos cuidados regulares com a saúde. Assim, fazer exercícios regulares para manter o corpo em movimento e trabalhando o seu metabolismo, podem ser um poderoso auxílio na prevenção de câncer e outras doenças.

Além disso, exercícios físicos são muito importantes para a saúde no geral, auxiliando em diversas questões como alívio do estresse e da ansiedade, no controle de substâncias presentes no organismo, como glicose, colesterol, etc., especialmente se isso for combinado com uma alimentação saudável.

Separamos neste artigo alguns dos benefícios que exercícios regulares podem trazer para combater o câncer. Desse modo, mesmo que não haja histórico familiar, você poderá sempre se cuidar não só contra esta, mas outras doenças.

O que é exatamente o câncer?

Para prevenir e combater o câncer, é importante entender do que se trata a doença, que é caracterizada pelo crescimento e proliferação descontrolada de células anormais no corpo. Células saudáveis crescem, se dividem e morrem em um processo normal e regular do organismo, mas células cancerosas ignoram esse processo, crescendo descontroladamente.

O que é exatamente o câncer
Fonte/Reprodução: original

Com esse distúrbio, as células podem invadir tecidos e órgãos próximos, além de se espalhar pelo corpo através da corrente sanguínea e do sistema linfático no processo que é conhecido como metástase.

Existem diversos tipos de câncer, cada um com características específicas e maneiras diferentes de crescer e se espalhar pelo organismo. Alguns costumam dar sinais nos primeiros meses, enquanto outros podem se desenvolver silenciosamente durante anos no corpo, apenas se revelando no estágio avançado.

5 Benefícios dos exercícios regulares contra o câncer

Pensando em uma forma de auxiliar no combate ao câncer, separamos cinco benefícios que a prática regular de exercícios físicos pode trazer, seja para pessoas que já estão enfrentando a doença ou para quem possui histórico familiar e precisa de maiores cuidados a fim de não desenvolvê-la.

Auxilia no tratamento

Para pessoas diagnosticadas com algum tipo de câncer, os exercícios físicos podem ser um fator muito importante para reduzir os efeitos colaterais causados pelos tratamentos da doença, como fadiga, náuseas e dor. Além de evitar atrofias musculares, que podem acontecer em alguns casos.

Melhor função imunológica

Tanto para pacientes como para pessoas no geral, a atividade física ajuda a fortalecer o sistema imunológico, uma das principais ferramentas do organismo no combate ao câncer e outras doenças. No caso de pessoas diagnosticadas, fortalecer esse sistema é crucial para evitar possíveis pioras no estado de saúde e também para evitar outras infecções durante o tratamento.

Manter um peso saudável

Outro ponto crucial no combate ao câncer está no peso, pois pessoas com um índice de massa corporal acima do recomendado têm mais riscos de desenvolver vários tipos de câncer.

Com isso, especialmente para cidadãos com histórico familiar, os exercícios são uma excelente forma de evitar o excesso de peso e, consequentemente, reduzir as chances de desenvolver câncer e outras doenças relacionadas à obesidade.

Alívio de sintomas psicológicos

Durante o tratamento para combater o câncer, muitos pacientes também desenvolvem condições psicológicas como ansiedade e depressão, que consequentemente podem dificultar na recuperação. Os exercícios físicos são uma ótima forma de amenizar esses sintomas, visto que o gasto de energia pode aliviar o estresse e outros fatores que causam ansiedade e outros sintomas depressivos.

Melhora a autoestima

Outro fator que pode ser prejudicado durante o tratamento é a autoestima dos pacientes, e as atividades físicas são uma ótima forma de auxiliar nessa questão, pois com os primeiros sinais de resultados após o início das atividades, pode-se perceber a melhora dos cidadãos com alguma questão envolvendo seu corpo.

Quais tipos de câncer podem ser tratados com exercícios físicos?

Quando se pensa em combater o câncer utilizando exercícios físicos, os principais tipos que podem ser evitados e tratados com melhor desempenho são:

  • Câncer de Mama;
  • Câncer de Pulmão;
  • Câncer de Cólon;
  • Câncer de Pele;
  • Câncer de Próstata.

Vale lembrar que as atividades físicas auxiliam, mas devem ser acompanhadas de outros tratamentos solicitados pelos profissionais capacitados.

Como a atividade física pode ajudar na prevenção e no tratamento de doenças?

Além dos benefícios citados anteriormente para combater o câncer, as atividades físicas podem auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares e ósseas, visto que o esforço regular fortalece o funcionamento do coração e também a resistência dos ossos.

Como a atividade física pode ajudar na prevenção e no tratamento de doenças
Fonte/Reprodução: original

Junto disso, a redução de peso e auxílio na saúde mental são formas de prevenir não somente o câncer, como também outras doenças que podem afetar o corpo, mas que podem ser evitadas com exercícios regulares e uma alimentação saudável.

Conhecendo as formas de combater o câncer com exercícios físicos, seja você paciente, acompanhante ou apenas uma pessoa com histórico na família, é crucial lembrar que todo e qualquer processo como este deve ser acompanhado por um médico, que poderá recomendar atividades direcionadas exatamente para seu estado de saúde.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *