Cerveja é remoso ou não?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
cerveja é remoso ou não

Table of Contents

Cerveja é uma das bebidas preferidas para um fim de dia ou aos finais de semana, mas será que cerveja tem efeito remoso? Essa pode ser uma preocupação real para aqueles que apreciam uma boa cerveja, mas que estão em processo de recuperação de algum ferimento. 

Então vamos entender se cerveja pode ou não ser considerada uma bebida remosa e outras curiosidades sobre ela. Confira!

Cerveja é remoso?

A cerveja é a bebida preferida de grande parte dos brasileiros. Culturalmente relevante, aliás, em eventos como jogos de futebol, churrasco e carnaval que são verdadeiras paixões nacionais. Para muitos, tomar uma cervejinha no final de semana é uma tradição de anos. Mas será que essas pessoas precisam mesmo negar a cerveja em períodos de recuperação ou cicatrização?

Infelizmente a resposta é sim, cerveja tem um efeito remoso no organismo. Estudos científicos revelaram que a ingestão de álcool tem um efeito negativo sob a cicatrização e pode atrapalhar o efeito dos anti-inflamatórios. 

Cerveja é remoso?
Cerveja é remoso? Fonte/Reprodução: original.

Um estudo realizado com ratinhos mostrou que os animais que ingeriram álcool tiveram o processo de cicatrização consideravelmente atrasado. E como o álcool dilata os vasos sanguíneos, consumí-lo quando se recupera de algum ferimento pode criar quadros de inchaços ou piorá-los. 

Outro ponto contra a cerveja em períodos de recuperação é que remédios anti inflamatórios não podem ser consumidos com álcool, e anti-inflamatórios são bastante utilizados em pós cirúrgico e outros cenários parecidos.

O que é um alimento remoso?

Mas afinal, o que é um alimento remoso e o que queremos dizer ao chamar a cerveja de bebida com efeito remoso? Bom, alimentos remosos ou reimosos são aqueles que devem ser evitados em períodos de recuperação de algum ferimento e em processo de cicatrização.

Nesse período, alimentos com efeito remoso devem ser evitados para que não atrasem ou até mesmo prejudiquem a cicatrização. Esse é o caso da cerveja e outras bebidas alcoólicas. 

Que benefícios trazem o consumo da cerveja?

Muitas pessoas ainda não sabem que é possível consumir cerveja de forma periódica sem que se vicie álcool ou acabe tendo algum malefício.

Que benefícios trazem o consumo da cerveja?
Benefícios da cerveja. Fonte/Reprodução: original.

Além disso, felizmente para os cervejeiros de plantão, a bebida quando é artesanal, mais natural, apresenta os seguintes nutrientes:

  • Cálcio; 
  • Fósforo;
  • Potássio;
  • Niacina;
  • Folato;
  • Magnésio.

Com esses benefícios a cerveja também pode estar relacionada a prevenção de algumas doenças cardíacas e a baixa do mau colesterol. 

O consumo da cerveja pode gerar algum mal ao organismo?

Mas isso não exime a cerveja como vilã de muitos lares. Todos nós sabemos que a bebida está ligada ao alcoolismo e muitas pessoas bebem de modo demasiado a ponto de causar malefícios para si e para seus familiares e pessoas próximas. O excesso da bebida também causa doenças do fígado como a cirrose. 

Curiosidades sobre a cerveja

Vamos agora conhecer algumas curiosidades sobre a cerveja e seu consumo ao longo da história e ao redor do mundo! 

Produto milenar

A criação da bebida data de 2 mil anos a. C. com os sumérios. Criação que logo foi incorporada pelo povo egípcio. 

O Brasil é o terceiro país que mais produz cerveja no mundo

Poucos sabem, mas o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja de todo o mundo. Nós perdemos apenas para os EUA e a China. 

Cerveja pode ser consumida quente

Embora a maioria das cervejas nacionais sejam consumidas geladas, há alguns tipos de cerveja que não só podem como foram criadas com o objetivo de serem servidas quentes. 

Cerveja de 4 mil reais

Há cervejas especiais e caríssimas que podem chegar a até U$ 800,00 a garrafa, o que daria mais de R$ 4000,00 hoje! Esse é o caso da Antartic Nail Ale.

Agora que sabemos que a cerveja é uma bebida com efeito remoso vamos evitar em períodos de recuperação. Mas também aprendemos haver benefícios na cerveja, não? Então o segredo é a moderação no consumo do álcool!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também