A castanha de caju é popular e predominantemente encontrada no nordeste do Brasil. Além disso, é versátil e compões diversas receitas, por isso, surgem muitas dúvidas se a castanha de caju é carregado.
Segundo a crença popular, alimentos carregados ou remosos são altamente inflamatórios, ou seja, pessoas que acabaram de fazer uma tatuagem ou uma cirurgia, devem evitar alimentos que se encaixam nessa categoria.
Assim, confira se a castanha de caju é carregado, como consumir de modo correto, qual a sua origem e muito mais!
O que é a Castanha de caju?
A castanha de caju é uma oleaginosa proveniente do fruto do cajueiro. Ele é encapsulado envolto de uma casca dura e outra mais fina de sabor amargo. É costumeiro assar a castanha antes do consumo por conta da substância tóxica que ela possui ainda crua.
Existe uma variedade de castanhas, além da de caju e elas variam entre a castanha do Pará, avelã, nozes e vários outros tipos. Por ser uma dos tipos mais consumidos, existem dúvidas de que a castanha de caju é carregado ou não.
Qual a origem da Castanha de caju?
O cajueiro é uma planta originária do litoral do nordeste brasileiro. O caju é um alimento introduzido na dieta dos povos originários há muitos anos e foram eles que levaram o fruto para outras regiões do país.
Os portugueses foram responsáveis por levar o caju para Ásia e África e atualmente o fruto e a castanha são popularmente conhecidos ao redor do mundo.
Como consumir a Castanha de caju?
A castanha de caju pode ser consumida de várias maneiras, servindo como um lanche prático que pode ser levado na bolsa para onde for, em forma de leite ou adicionadas em saladas.
Além disso, a castanha de caju também é comumente utilizada como ingrediente de alguns pratos como a famosa farofa, por exemplo.
Quais os cuidados com o consumo da Castanha de caju?
Ainda que ofereça benefícios para a saúde em razão de suas propriedades, por ter um alto teor calórico, a castanha deve ser consumida em pequenas quantidades. Por isso, o recomendado para consumo diário é de 5 castanhas, no máximo.
Já a castanha de caju crua deve ser evitada, pois, ela contém urushiol, uma substância tóxica que se consumida de modo contínuo, pode causar inflamações e alergias. Além disso, ela pode levar um ser humano a óbito se consumida em maiores quantidades.
Quais os benefícios com o consumo da Castanha de caju?
A castanha de caju é um alimento benéfico para o corpo humano sendo um excelente pós-treino, além de ser um aliado para quem quer perder peso. Veja agora os principais benefícios antes de conferir se a castanha de caju é carregado:
1- Reduz o colesterol ruim
A castanha de caju ajuda no combate a doenças cardiovasculares, pois suas propriedades ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) favorecendo o colesterol bom (HDL).
2- Favorece a saúde do cérebro
A castanha de caju é rica em selênio e vitamina E, nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do cérebro que também auxiliam na prevenção do Alzheimer.
3- Bom para a saúde da pele
O selênio e a vitamina E também favorecem a pele fazendo com que ela fique mais bonita e saudável, além de ajudar na melhora das unhas e cabelo.
4- Previne a depressão
Em razão da presença do zinco na castanha de caju, ele ajuda na prevenção da depressão, promovendo o bem-estar.
5- Previne o envelhecimento precoce
O envelhecimento precoce é um problema que atinge diversas pessoas, isso pode ser prevenido de várias maneiras. Uma delas é através do consumo da castanha, rica em antioxidantes responsáveis por combater os danos causados por radicais livres.
Castanha de caju é carregado?
Alimentos carregados ou remosos são ricos em gordura animal, açúcar e sódio. Nesse contexto, esse tipo de alimento contém propriedades que podem agravar uma inflamação.
Porém, a castanha de caju não é carregado.
A castanha de caju é rica em gorduras boas, além de ser um ótimo anti-inflamatório. Por tanto, não é correto afirmar que castanha de caju é carregado. Assim, ela não precisa ser eliminada da dieta durante a recuperação de uma cirurgia, após fazer uma tatuagem ou piercing, muito pelo contrário, ela deve ser adicionada.
Tabela nutricional da Castanha de caju
Para uma ingestão correta e moderada, é necessário estar sempre atento aos nutrientes que o compõem. Confira abaixo a tabela nutricional de 100 gramas da castanha de caju:
TABELA NUTRICIONAL CASTANHA DE CAJU (100g) | |
Sódio | 0.0 mg |
Proteínas | 19.60 g |
Carboidratos | 26.40 g |
Calorias | 609.00 kcal |
Gorduras saturadas | 0.00 g |
Gorduras totais | 47.20 g |
Fibras | 0.00 g |
Carboidratos líquidos | 26.40 g |
Como pode ver, não se pode afirmar que a castanha de caju é carregado e, além disso, a castanha de caju é um ótimo alimento natural para a perda de peso e bom para a saúde. No entanto, é importante ter cuidado com o excesso e adotar uma dieta equilibrada para evitar outros problemas de saúde.